Futebol carioca não deve ter um 2016 muito diferente

quinta-feira, 07 de janeiro de 2016

Hoje é dia

  • Nacional do fotógrafo

O dia

Em 8 de janeiro de 1959, o general Charles De Gaulle foi chamado para assumir o governo da França, ao qual havia renunciado em 1946. O país estava à beira de uma guerra civil. Notabilizava-se ali um dos maiores líderes do século passado.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto

  • Queimadas no Brasil crescem 34% em 2015, o segundo  pior percentual desde 1998
  • Vendas de carros em 2015 nos Estados Unidos batem marca histórica de 15 anos
  • Pesquisa científica sugere que assaltar geladeira durante a noite é ruim para memória
  • Menino de 8 anos ganha prêmio ao ajudar médicos como tradutor na Guatemala
  • Após um ano fora, Nintendo programa volta ao mercado brasileiro com novo videogame

Palavreando

Não há desperdício de tempo quando se acumula gente.

Futebol carioca não deve ter um 2016 muito diferente de 2015

As perspectivas não são das melhores. Pudera. Sem recursos para investir e com mínimas mudanças em seus elencos, os quatro grandes times do Rio não enchem os torcedores de esperança. Afinal, se pouco mudou de 15 para 16, pouco se pode esperar de resultados diferentes.

O Vasco de 16 é o Botafogo de 15. Tomara que o Botafogo de 15 não seja o Vasco de 16 na Série A. Competições diferentes. Lógicas diferentes. O Vasco não deverá ter grandes dificuldades para subir. O Botafogo pode ter dificuldades para se manter na elite nacional. O mesmo vale para Flamengo e Fluminense. Com adendos: o Flamengo agora tem um dos melhores técnicos do país, Muricy, enquanto o Fluminense um dos melhores atacantes, Fred.

Com o mar de dificuldades, se o Brasileiro parece algo distante e a Copa do Brasil é sempre uma incógnita tendo em vista que mata-mata depende mais de vontade do que de qualidade, o campeonato estadual se torna de fato a esperança maior de título.

Obviamente, a dupla Fla-Flu sai na frente, com certo favoritismo ante o atual campeão Vasco e o atual vice, Botafogo. Mas há que se recordar que no ano passado também foi assim. Fla-Flu favorito e o fim da história se provou outro.

Enquanto as equipes se preparam em suas pré-temporadas, o torcedor parece não sentir muita falta de futebol. Aproveitemos as nossas férias do sofrimento que é, atualmente, torcer por um dos quatro grandes do Rio.

Dengue (1)

A meta é audaciosa e já está em curso: vistoriar um a um todos os imóveis de Nova Friburgo no combate ao mosquito transmissor da dengue. A ação da Defesa Civil e Vigilância Sanitária conta com a participação de agentes comunitários de saúde, bombeiros e até policiais militares para aumentar o baixo quantitativo de agentes de combate a endemias no município.

Dengue (2)

Em tempo: o bairro de Olaria foi o que teve maior número de casos confirmados e suspeitos de dengue, em 2015. Segundo a Vigilância Sanitária foram mais de 300 casos suspeitos em todo o município com a confirmação de um terço destes.

Pré-vestibular social

Últimos dias de inscrições para o Pré-vestibular social do Cederj. As inscrições abertas vão só até segunda-feira, 11. São oferecidas vagas em Nova Friburgo e em mais 38 municípios do estado. O curso é gratuito, incluindo o material didático. As aulas começam em março e vão até dezembro. A escolha dos estudantes é feita por meio de seleção socioeconômica. As inscrições serão recebidas pelo site cederj.edu.br/pré-vestibular.

Campanha recolhe jeans usado

Uma campanha ecológica do projeto Elas Ecomodas está recolhendo calças jeans inutilizadas. Podem ser doadas calças rasgadas, manchadas, de qualquer modelo, tamanho ou cor. Quem entregar o jeans que não usa mais ainda ganha um brinde. O material que teoricamente iria para o lixo servirá para o desenvolvimento de um trabalho ecofashion, O posto de coleta é na Rua Paraíba, 178, Bela Vista. Outras informações: 2526-5572.

Observatório de férias

A coluna Observatório entrará de férias a partir da próxima terça, 12. A edição diária da coluna que é publicada de forma ininterrupta desde que foi criada, em 2008, voltará a ser publicada a partir do dia 26. Serão, portanto, apenas duas semanas de ausência deste encontro. É a primeira vez, nestes sete anos, que a coluna não será publicada para merecido descanso. Na edição deste fim de semana tem a crônica da semana, normalmente, com texto sobre o janeiro de 2011: Não me venham falar de tragédia. Aguardo a sua leitura.   

Foto da galeria
Uma das novidades deste ano é a obrigatoriedade de aulas em simuladores de direção nas autoescolas para obtenção da categoria B na carteira de habilitação, para carros de passeio. Mínimo de 25 horas de aula prática, sendo cinco no aparelho, que também reproduzirá situações de direção à noite. Como os simuladores são caros, muitas autoescolas locais estão compartilhando o aparelho, o que é permitido, desde que localizados na mesma cidade ou em municípios vizinhos
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.