Observatório — 30/12/2015

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Hoje é dia

  • da Proclamação do Cristo estadista

O dia

Em 30 de dezembro de 1906, o Irã tornou-se uma monarquia constitucional. O Reino Unido e a Rússia dividiram o país em zonas de influência, cabendo aos ingleses a exploração do petróleo.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

  • Empresas de engenharia industrial cortam quase metade das vagas em 2015
  • Roma e Milão proíbem carros por até três dias para diminuir poluição
  • Rio não terá operações diurnas da Lei Seca no réveillon
  • Aos 45 anos, Edílson deixa aposentadoria e jogará o Paulista da 4ª divisão
  • Globo quer convencer o humorista Paulo Gustavo a fazer novela

Palavreando

O que mais satisfaz é a possibilidade de caminhar por essa estrada de aventuras que é a vida.

2015: o ano que para muitos não terminará em 2015

O ano começou com expectativa de expansão econômica. Até as projeções mais pessimistas fracassaram. Foi um dos piores da recente história de estabilidade econômica brasileira. As contas ficarão para 2016 - penduradas. Não só as do governo do estado do Rio, como as da grande maioria das famílias que sofreram com a disparada das tarifas de energia em 2015. Em 2016, adicione aí, além da familiar alta de juros bancários, a inflação nos preços dos alimentos, influenciados pela taxa de câmbio e pelo clima — quase imprevisíveis. Os vilões de 2015 podem segurar um pouco a conta final.

A tal recessão se prolongará por 2016, o segundo ano seguido de recessão, o que não ocorria desde a década de 1930. Especialistas acreditam que a queda será menor e que o ano deverá terminar com esperança de recuperação em 2017. Enquanto isso, os efeitos iniciados em 2015 perdurarão e mostrarão a cara, principalmente, no desemprego que tende a aumentar. Na região Centro-Norte fluminense, por exemplo, que nunca foi tão dependente do petróleo, os números de 2015 fecham com recorde negativo. Imagine nas regiões que se acostumaram com as riquezas advindas do ouro negro?

Desta maneira, a crise de 2015 se estende para 2016. O ano não terminará em 31 de dezembro. Ficam as marcas, no entanto, de um ano de grandes avanços científicos como a descoberta de novos planetas e reais possibilidades de vida fora da Terra; remédios que praticamente estancam o HIV; o desvendar cada vez mais eficiente do DNA e o aumento do controle sobre o genoma. Estendem-se para 2016, as lutas pelas liberdades humanas e pela vida em sociedade.

Ocupação hoteleira em Nova Friburgo

A expectativa é de que a rede hoteleira de Nova Friburgo fique com 87% de sua ocupação total para esta virada de ano. Os hotéis e pousadas do município já registraram 75% de ocupação no Natal, segundo dados do Convention Bureau local. Nova Friburgo possui 134 hotéis e pousadas bastante procurados no Réveillon, especialmente por pessoas que querem fugir do agito e virar o ano com tranquilidade.

Pare e siga na Ponte da Saudade

Para quem vai viajar e só voltará a Nova Friburgo na segunda, 4 de janeiro, atenção. O sistema de escoamento do fluxo de veículos “pare e siga” na Ponte da Saudade voltará a ser adotado nesta data. A suspensão do sistema na altura do quilômetro 78 da RJ-116 teve como objetivo contribuir com uma melhor fluidez durante o período de festas de fim de ano. As obras de drenagem e contenção continuaram com operários trabalhando na encosta lateral da pista.

Rio Rural 2016 (1)

Nova Friburgo será um dos destaques entre os dias 20 e 22 de maio de 2016, no Jockey Club da Gávea, no Rio de Janeiro. O local será transformado em uma propriedade agrícola e vai mostrar toda a diversidade e a qualidade da produção agropecuária e da agroindústria fluminense. Trata-se do Rio Rural 2016 que visa promover o setor junto aos consumidores urbanos e empresas de atacado e varejo.

Rio Rural 2016 (2)

Nos três dias do evento, os visitantes terão acesso a produtos originados do campo com o selo “Produzido no RJ”, além do artesanato rural. Os visitantes poderão participar ainda de ações práticas de combate ao desperdício de alimento, experiências gastronômicas e conhecimento de forma lúdica sobre o setor para as crianças. Também estão previstos workshops, palestras, exposições, espaços para teatro e experiências rurais.

Hemocentro

O Hemocentro de Nova Friburgo está precisando de doações. O estoque de sangue está em baixa. Em média, neste fim de ano estão sendo feitas apenas oito doações por dia, quando o ideal são 30 coletas diárias. O hemocentro funciona anexo ao Hospital Raul Sertã, das 8h às 11h30, todos os dias, exceto feriados. 

Foto da galeria
A banda Efeito Estufa é uma das atrações do réveillon de Nova Friburgo. A apresentação será na Praça Dermeval Barbosa Moreira, amanhã, 31, e sexta-feira, 1º de janeiro. No dia 31, início às 18h e se estendendo até às 2h com som ambiente, DJ Kokada, grupo de dança e show com a banda Fato Consumado. No dia 1º, também a partir das 18h e término previsto para 1h, haverá som ambiente, DJ Kokada, grupo de dança e shows com as bandas Efeito Estufa e Cuca Livre
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.