Observatório — 23/12/2015

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015
Foto de capa
A partir de fevereiro de 2016, o atendimento dos postos de vistoria do Detran, entre os quais o de Nova Friburgo, será totalmente monitorado. Câmeras dotadas de uma tecnologia chamada Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR, sigla em inglês) terão a missão de acompanhar os veículos durante o processo de vistoria nos postos e também a movimentação nas unidades, enviando as imagens para um centro de controle que será instalado na sede do órgão, que fica no Centro do Rio

Hoje é dia

  • da carteira de habilitação
  • do atleta amador
  • do vizinho

O dia
Em 23 de dezembro de 1906, foi ao ar o primeiro programa de rádio da história. Na ocasião, um professor de Massachusetts, nos Estados Unidos, leu poemas e apresentou discursos e um solo de violino. Depois, ele pediu aos ouvintes que entrassem em contato para comentar a qualidade do sinal do programa.

Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • PSB quer tucano Alckmin como candidato do partido em 2018
  • Secretário estadual de Saúde, Felipe Peixoto, confirma que vai deixar o cargo
  • Mais de um milhão de imigrantes chegaram à Europa em 2015
  • Juros do rotativo do cartão de crédito vão a 415,3%
  • Série do canal Warner, “The Big Bang Theory” pode terminar em 2016

Palavreando
Pudesse essa cidade estar vestida de luz todos os dias do ano, com os sinos badalando, os desconhecidos se saudando, os amigos se amando.

Histórias de Natal

- Natal aqui não tem presente. Natal aqui tem desejos! Sempre que é natal, todos têm que desejar algo. Mas há algumas regras: 

1- O que se desejar não pode ser algo material.

2- O que for desejado não pode ser pra si ou somente em benefício próprio ou ainda em benefício somente dos seus. Tem que ser em prol de todos.

3- É necessário que o desejo seja permanente, ou seja, não pode ser apenas para a noite de natal.

4 - É preciso ser paciente e entender a vontade das forças divinas, o que não significa que tenha que ficar parado esperando. O trabalho é a fonte da fé.

5 - É preciso ter fé.

6 - Se faz necessário passar o desejo e as regras adiante.

E assim de mãe para filho, esses ensinamentos foram passando de geração em geração, se tornando uma tradição familiar. Dizem que a história começou com uma avó que teve que criar, com muitas dificuldades, os seus dois netos. Eles haviam sido abandonados pela mãe, após esta se tornar viúva. Aquela senhora carregava uma alma doída pela irreparável perda de seu único filho. Esta história teria atravessado os tempos através dos dois netos que, literalmente, conheceram os dois lados da moeda. A avó que tinha condições paupérrimas deu a eles tudo o que podia, o que não significava muito. O natal era preocupação, pois não havia presentes. Para amenizar, a avó criou a regra dos desejos. Aquelas duas crianças cresceram, se formaram, enriqueceram e nunca esqueceram o ensinamento de natal da avó.

A intenção da avó, na verdade, sempre foi que eles desejassem algo em comum. Algo que pudesse mantê-los unidos para sempre, independente de adversidades financeiras, provando que desejos verdadeiros são melhores que qualquer presente. Para felicidade da avó, ao longo dos anos eles desejaram a mesma coisa e de geração em geração, aparentemente os desejos foram sempre os mesmos. De uma maneira ou de outra, da mesma forma, talvez em palavras diferentes. Os dois netos, os filhos dos netos e assim por diante, todos desejaram o mesmo que aquele menino, razão do natal, desejou há mais de dois mil anos atrás como garantia ela, dizendo:

- Reza a lenda que aquele menino veio para nos falar e ensinar sobre o amor...

Desemprego (1)
O ano ainda não terminou, mas dificilmente não será o pior da história no que diz respeito ao desemprego em Nova Friburgo e nos municípios da região. Faltando apenas os números de dezembro, foram menos 1.900 empregos com carteira assinada em 2015. Como as projeções não são boa para dezembro o número tende a ficar por aí, já que o comércio pouco contratou para o fim de ano.

Desemprego (2)
Da região, apenas dois municípios tiveram saldo positivo: Cachoeiras de Macacu com 146 empregos e Macuco com dois novos empregos. Os números oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência Social apontam que só Nova Friburgo perdeu 939 empregos com carteira assinada.

Desemprego (3)
Na sequência, Santa Maria Madalena perdeu 386, Cordeiro perdeu 167 e  Bom Jardim perdeu 156 postos. Cantagalo, 111; Duas Barras, 94; Trajano de Moraes, 26; Sumidouro 15; Carmo, seis e São Sebastião do Alto menos três postos de trabalho. No total, portanto a região perdeu 1.901 empregos. A tendência é de piora em 2016.

Mais prisões
De acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP) a 151ª DP de Nova Friburgo teve aumento no seu número de prisões em novembro. Ao todo foram 84 detenções mais  seis cumprimentos de mandado de prisão. Pelo menos 24 adolescentes foram apreendidos durante as operações. No acumulado do trimestre, foram 501 prisões no total. Ainda de acordo com os dados do ISP, a delegacia friburguense registrou um total de 637 ocorrências em novembro.

Aumentam os furtos
O número de furtos foi de 131 em novembro, chegando à marca de 501 no último trimestre. A quantidade de apreensões de drogas bateu a marca de 37, sendo 169 no trimestre. Foram computados 11 casos de roubo e seis apreensões de armas em novembro. Ao todo, 14 veículos foram recuperados ante 24 furtados. Houve duas tentativas de homicídio registradas na delegacia, além de oito registros de estupro.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.