Observatório — 22/12/2015

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Hoje é dia

  • da consciência ecológica

O dia
Em 22 de dezembro de 1986, um decreto-lei instituiu o 13º salário para funcionários civis e militares da União.

Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Pesquisa mostra que deputados indecisos definirão resultado do impeachment
  • Gastos de brasileiros no exterior caem 43%
  • Gol foi a empresa que mais se desvalorizou em 2015
  • Astrônomos preveem aparição de supernova pela primeira vez
  • Projeto prevê novo estádio do Santos idêntico à Vila

Palavreando
Milagres existem, eu sei. Há uma porção deles em todos os lugares.

Um ano “quase” perdido para o futebol do Rio
O saldo do ano não é nada positivo para o futebol carioca. Vasco rebaixado, Fla-Flu na metade de baixo da primeira divisão. Soma-se ao rebaixamento vascaíno mais dois descensos: Macaé, da série B para a C e Madureira, da C para a D. A exceção do Botafogo, campeão da segundona, cumprindo apenas com a sua obrigação, o ano passou em branco. Sem títulos. Sem vaga na Libertadores. Sem destaque. Um ano insosso que perdurará por 2016.
Todo esse saldo negativo deve dizer algo, mas mais importante do que dizer é preciso saber o que se faz com o que está dito. A briga política revanchista travada por Fla-Flu de um lado e Vas-Bota do outro não colabora em nada. A rivalidade saudável é a das arquibancadas, não a dos bastidores. A união dos grandes é tão fundamental quanto a dos chamados pequenos. E uns devem proteger aos outros, porque os grandes precisam dos pequenos e vice-versa. Defender interesses individuais é legítimo, mas quando os interesses individuais estragam os coletivos, então o que se tem é tiros no próprio pé.
O futebol do Rio vem atirando no próprio pé há muito tempo. É preciso reverter isso e retomar o protagonismo nacional!

RioCard
A recarga do RioCard já pode ser feita pela internet e celular. A novidade permite que  os passageiros evitem filas. No site da empresa, o usuário precisa digitar o número do cartão e escolher o valor a ser creditado. Depois de autorizar a compra, um boleto é gerado e, em até três dias após o pagamento, o valor é debitado.

Jovens ambientais (1)
Jovens interessados em participar do curso de especialização em restauração florestal promovido pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) já podem se preparar para o processo seletivo que vai até janeiro de 2016. O objetivo é a capacitação de jovens para a execução de ações de conservação e recuperação do meio ambiente, com a geração de empregos verdes.

Jovens ambientais (2)
O curso terá início em fevereiro de 2016. Já foram formados 98 técnicos em dez turmas, com mais de 80% deles sendo aproveitados no mercado de trabalho. Durante os 11 meses de curso os alunos deverão residir em regime de semi-internato no Instituto Terra, em Aimorés-MG, onde receberão aulas, hospedagem e alimentação gratuitas, além de uma ajuda de custo de R$ 140. Ao final do curso, os alunos receberão um certificado emitido pelo instituto.

Foto da galeria
Em sua primeira ação ambiental de verão, a Elas Ecomodas entregou 260 mudas de palmito-juçara a população - uma espécie nativa, também conhecida como açaí da Mata Atlântica e cujos frutos servem como alimento para mais de 60 animais silvestres. A iniciativa foi realizada no Parque Municipal Juarez Frotté, no bairro Cascatinha. Além da muda, cada participante também recebeu um manual de plantio. (Foto: Adriana Santos)
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.