Observatório — 18/11/2015

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Hoje é dia

  • do tabelião e registrador
  • do conselheiro tutelar

O dia

Em 18 de novembro de 1993, na África do Sul, uma nova constituição democrática foi aprovada, dando aos negros o direito de voto e acabando com o apartheid, o regime de segregação racial.

Legenda da foto

Viveiro do projeto ambiental Elas Preservando implantado no Parque Municipal Juarez Frotté ganha novas mudas nativas. A terra usada no viveiro do parque é fruto de parceria com o horto Terra Viva e minhocário Cardinot e que nesta iniciativa são reaproveitados cones vazios de confecção para cultivar as árvores que são doadas objetivando preservar nascentes e áreas que necessitam de reflorestamento em Nova Friburgo.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

  • Entre o Rio e Minas, 12 barragens ameaçam Paraíba do Sul
  • Vice, Michel Temer, defenderá remédios "amargos" para economia
  • Israel declara ilegal a ala radical do movimento islâmico no país
  • Pílula anti-câncer da USP deve ter teste humano após estudos de sete meses
  • Cientistas decifram pela primeira vez, o genoma do barbeiro, vetor da Doença de Chagas

Palavreando

Sou imensidão no tempo, sou combustível que não acaba, sou voz que não cala, sou vazio que não se preenche, sou completo, sou gente!

Ou isso ou aquilo. Por quê?

A sociedade está imersa em uma mania difícil de combater: a do isso ou aquilo. Por que não os dois? Por que há que ser só uma coisa? Por que não tudo?

Sim! Podemos nos angustiar com as vítimas da França e ao mesmo tempo com a tragédia de Minas. Podemos sofrer com o genocídio na Nigéria e ao mesmo tempo apelar para a dor do povo sírio. Um fato não anula o outro, tampouco deve diminuir a nossa preocupação com o que já não é tão foco da notícia assim.

Essa mania da sociedade fere o princípio humano de que mais do que nações ou territórios, somos todos do mesmo planeta. O que se percebe é que as pessoas estão raivosas e raiva não é mão da indignação. Diga-se de passagem, indignação tem muito mais relação com amor do que ódio. É por amor que as pessoas se preocupam. É por amor que as pessoas se conectam. A raiva e o rancor só levam ao terrorismo, ao extremismo banal.

Vivemos tempos difíceis porque o ser humano está escolhendo assim. Nós, como coletivo, estamos falhando e muito. Nós, como sociedade, estamos optando pelo caminho fácil que é o do discurso vazio, do argumento pobre e da pouca ação. Estamos deixando de sonhar, de perceber e se perceber como parte de algo maior.

Não é uma alternativa: isso ou aquilo. Pode ser tudo e devemos ser todos!      

Cartas descartadas (1)

Polícia Federal investigará descarte de cartas em Nova Friburgo. As correspondências descartadas foram alvo de denúncia, mas o caso não pode ser investigado pela Polícia Civil. Os Correios estão acompanhando o caso através da sua área de segurança. A busca é pela identificação dos responsáveis pelo delito, para se adotar as medidas disciplinares cabíveis, inclusive demissão, caso fique comprovada a participação de empregados da empresa no episódio.

Cartas descartadas (2)

Foram encontradas e recolhidas pelos Correios aproximadamente 800 correspondências simples, em sua maioria boletos e faturas, destinadas ao bairro Vila Nova. Como foram expostas ao tempo, as mesmas não possuem condições de identificação dos destinatários e logradouros. A Polícia Federal abriu inquérito para apurar o caso na esfera criminal.

Casca de cebola (1)

Está em curso com sucesso a venda de uma rifa da camisa do Vasco autografada pelos jogadores do atual elenco. A iniciativa partiu do jogador Lucas e da família Ruiz, de Nova Friburgo. Inicialmente seriam 500 bilhetes a R$ 5, mas como a procura foi grande, a tiragem aumentou para 750. A ideia é usar todo o recursos arrecadado para a confecção de perucas para pessoas em tratamento de câncer.

Casca de cebola (2)

O nome é uma homenagem ao Cebola, figura querida que faleceu neste ano, vítima de câncer. As vendas prosseguem em vários pontos da cidade. O sorteio acontece no dia 2 de dezembro pela Loteria Federal. Outras informações podem ser obtidas na fanpage do jogador Lucas, no Facebook. Lucas é ex-jogador do Friburguense.

Feriado Consciência Negra

Depois do feriado da Proclamação da República, dia 15, ter caído em um domingo, o feriado etadual de Consciência Negra é na próxima sexta-feira, 20. Acolhido parcialmente, o comércio em sua maioria deve abrir e tem autorização para tal. O acordo entre a Sindicato dos Empregados do Comércio e o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) autoriza o funcionamento das lojas no horário habitual: 9h às 20h.

Foto da galeria
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.