Observatório — 17/11/2015

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Hoje é dia

  • da criatividade
  • da sociedade teosófica
  • Internacional do estudante

O dia

Em 17 de novembro de 1913, o canal do Panamá, na América Central, foi aberto para ligar os oceanos Atlântico e Pacífico.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

  • MEC atrasa pagamento de livros didáticos para 2016 a editoras
  • Burocracia e preço brecam teste de drogas anticâncer da USP
  • Diagnósticos de déficit de atenção crescem no mundo
  • Dunga tem pior largada da seleção brasileira na história das eliminatórias
  • Para produtores, público exigente e Netflix impulsionam qualidade de séries

Palavreando

O amor não pede artistas com requintada criatividade, em verdade o amor se faz na simplicidade e goza nos detalhes.

Título corintiano ou salvação vascaína ou ambos

Todos os olhos estarão voltados para o confronto entre Vasco e Corinthians nesta quinta-feira, 19, em São Januário. O campeão virtual poderá se tornar real em definitivo. O até então virtual rebaixado Vasco pode pela primeira vez deixar a zona de rebaixamento, caso vença, o Avaí perca em casa para o Joinville e Goiás e Coritiba empatem no Serra Dourada. As duas coisas podem acontecer? Sim? Se o Atlético-MG não vencer o São Paulo, no Morumbi, o Corinthians pode até perder para o Vasco e todos em São Januário ficarão muito felizes!

O Brasileirão na reta final tem lá suas emoções, longe daquelas de antigamente, quando a competição não era por pontos corridos. Emoções para poucos. Na parte de cima da tabela, tudo praticamente resolvido e na base da questão de tempo. Título, vice e terceiro colocados já encaminhados. Resta apenas uma vaga para a Libertadores, em que seis times estão na briga. Na parte de baixo, briga cruel também restrita a seis. No caso, apenas dois dos seis se salvarão da segundona. São disputas muito restritas, onde quase metade dos participantes já pode tirar férias e pensar na temporada 2016.

Talvez, essa ausência de emoção explique o desinteresse do torcedor que já atinge a audiência da TV. Lembrando que a detentora dos direitos de transmissão já avalia não mais passar futebol duas vezes por semana. A audiência não vem compensando! O que pode resultar na queda de receita dos clubes de maneira geral. Ou os clubes salvam coletivamente o futebol brasileiro ou num futuro próximo a seleção brasileira será reflexo ainda maior da decadência do futebol brasileiro.

Sistema Nacional de Trânsito (1)

A região Centro-Norte é a que tem mais municípios ainda não inscritos no Sistema Nacional de Trânsito. Metade deles está sendo convocada pelo Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) com mais 20 prefeituras do estado para formalizar o processo de integração ao Sistema Nacional de Trânsito no próximo dia 26.

Sistema Nacional de Trânsito (2)

Nova Friburgo já está no sistema, assim como os demais 65 municípios fluminenses. Da região não estão inclusos os municípios de Carmo, Duas Barras, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Trajano de Moraes, e Macuco. A resolução de 2008 do Contran estabelece os requisitos que um município necessita para integrar o Sistema Nacional de Trânsito, entre os quais, estrutura organizacional, fiscalização, educação de trânsito e coleta, controle e análise estatística de trânsito.

Feira Rio Genética

Cordeiro recebeu no último fim de semana, a 32ª Feira de Animais Rio Genética. A feira ofereceu 200 vacas e novilhas girolandas de qualidade para melhoramento do rebanho leiteiro. Com linha de financiamento, juros de 2% ao ano e até cinco anos para pagamento, o programa atrai criadores interessados em investir na melhoria genética do plantel. O evento foi um sucesso.

Agroecologia

E o Centro-Norte foi mesmo o polo das atenções na área rural nos últimos dias. Terminou na sexta-feira, 13, em Nova Friburgo, uma capacitação técnica em agroecologia (produção de alimentos saudáveis, de modo sustentável e integrado ao ecossistema) e sistemas agroflorestais (técnicas sustentáveis de manejo florestal combinada com produção agrícola). Cerca de 45 técnicos do programa Rio Rural e Emater-Rio participaram da capacitação. 

Foto da galeria
Foi um grande sucesso o evento realizado pelas agremiações carnavalescas na quadra da Unidos da Saudade. O almoço com o objetivo de arrecadar dinheiro para o CD das agremiações para o Carnaval 2016 contou com bom público. No final, a falta de energia elétrica e a chuva atrapalharam as apresentações previstas. Até o fechamento desta edição não havia sido divulgado pelos organizadores o quanto foi arrecadado e se será o suficiente para conseguir o objetivo
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.