Colunas
Observatório — 29/10/2015
Hoje é dia
Nacional do livro
da Universidade Católica
O dia
Em 29 de outubro de 1945, um golpe de estado tirou o presidente Getúlio Vargas do poder. Os militares se irritaram com a nomeação de Benjamin, irmão de Getúlio, para a chefia da polícia. Dentre os golpistas estava o general Eurico Gaspar Dutra, que seria eleito presidente pelo PSD. Getúlio voltaria nos braços do povo.
Os mais novos vilões da alimentação
Salsicha, linguiça, bacon e presunto. Eleitos os mais novos antigos vilões da alimentação. Soou como bomba o anúncio da OMS (Organização Mundial da Saúde) de que esses produtos aumentam o risco de câncer do intestino em humanos. Mais prudente, carnes vermelhas de um modo geral são um fator de risco “provável”.
As carnes processadas fazem parte a partir de agora da lista do grupo 1 de carcinogênicos — que já inclui tabaco, amianto e fumaça de diesel.
Estima-se que cada porção diária de 50 gramas de carne processada aumente o risco de câncer colorretal em 18%. Esse tipo de câncer é hoje o segundo mais diagnosticado em mulheres e o terceiro em homens. Num primeiro momento, o susto das pessoas é natural. Inegavelmente, o inimigo da malhação é visto agora como inimigo da vida. As empresas que fabricam e comercializam esses alimentos não devem ter gostado muito, já que o consumo, pelo menos nesse primeiro momento, deve diminuir.
O fato é que essas descobertas dão mais suporte às recomendações para limitar o consumo de processados e também de carne.
A verdade é que tudo em excesso é prejudicial à saúde e que se pensarmos nos malefícios de cada alimento, no fim das contas não comeremos é nada!
Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- PT prepara documento para defender Lula e seu governo
- Brasil volta a ser o “país do futuro” para fabricantes de carro
- IPhones 6s e 6s plus chegam ao Brasil dia 13 de novembro
- Flamengo cogita ter técnico estrangeiro em 2016
- Xuxa gravará Porta Afora, do Porta dos Fundos
Feriado do servidor público
Atenção total quanto ao funcionamento dos órgãos públicos. O feriado do servidor público ontem, 29, foi adiado para amanhã, 30. Com isso vários órgãos não funcionam nesta sexta-feira e prolongam o feriado até finados, segunda, 2 de novembro. Mas o posto do Detran funcionará no sábado, das 7h às 18h.
Registro Civil (1)
Unidades de registro civil serão instaladas nos estabelecimentos públicos e conveniados com o SUS. O objetivo é facilitar a emissão de certidões de nascimento, a fim de erradicar o chamado sub-registro civil no Estado do Rio de Janeiro.
Registro Civil (2)
A determinação, no entanto, vale apenas para as unidades que realizem mais de 100 partos por mês. Já as que não atingem esse número devem ser atendidas por serviços itinerantes. As unidades também podem registrar mortes ocorridas nos hospitais. A lei permite ainda que hospitais privados solicitem a instalação de unidades de registro, desde que financiem a instalação e manutenção dessas estruturas.
Encontro de Vinil (1)
O 3º Encontro de Vinil em Nova Friburgo está marcado: dia 7 de novembro, um sábado, das 11h às 20h, na Usina Cultural. O Encontro de Vinil tem o objetivo de reunir os adoradores, colecionadores, além de dar a chance de compra, venda e troca dos famosos bolachões. O evento é um bom espaço para interação entre aqueles que lembram com carinho dos tempos do vinil.
Encontro de Vinil (2)
Durante nove horas só serão escutados discos de vinil e qualquer um poderá pedir para colocar um disco na vitrola e relembrar uma boa música. Os interessados em vender ou trocar seus discos durante o evento devem procurar a produção, na Usina Cultural. A entrada do evento é gratuita. O evento é uma realização do site Culturanf e parceiros.
Palavreando
Talvez, em alguns momentos, eu não goste de mim mesmo.


Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário