Observatório — 21/10/2015

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Hoje é dia

  • do contato publicitário
  • do despachante público
  • da iluminação
  • Nacional da alimentação na escola

O dia

Há exatos 210 anos, a frota inglesa comandada pelo almirante Nelson venceu a frota combinada franco-espanhola na Batalha de Trafalgar. Nelson morreu meia hora antes do fim do combate, que acabou com as esperanças de Napoleão de invadir a Inglaterra.

Censo do Inventário da Oferta Turística do Estado

Nova Friburgo está entre os 23 municípios escolhidos para o Censo do Inventário da Oferta Turística do Estado. Mapear atrativos turísticos, infraestrutura, equipamentos, serviços e cadeia produtiva do segmento. Estas são as principais finalidades do inventário.

 Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

- Governos federal e do Rio de Janeiro terão ação conjunta para elevar combate ao crime

  •  Ministro do STF defende decisão de liberar suposta droga anticâncer da USP
  •  Robô testará se pode haver base humana no polo sul da lua
  •  Franceses vão usar clube hípico no Rio de Janeiro para promover Paris-2024
  •  Especial do Rei Roberto Carlos terá banda com Brown e Paulo Ricardo

Palavreando

Paixão é tudo o que vai embora, muitas das vezes contra nossa vontade. Amor fica. É coisa de alma, de eternidade. É confiança mútua de que o destino assim quis porque você e ele assim quiseram também.

Panorama econômico para 2016

Se 2015 está ruim, espere por um 2016 pior! Esta é a avaliação de todos os estudos e projeções realizados por quase todas - para não dizer todas - as entidades representativas ou de pesquisa de campo. Mais à direita ou à esquerda, a conclusão é de que as situações internacional, nacional e estadual tendem à uma piora. Mudança de cenário? Só a partir de 2017, sem obviamente crise política que notadamente expande a crise econômica.

O cenário é pessimista até nas visões mais otimistas. A falta de planejamento, decisões passadas equivocadas e mudança de planos internacionais no que tange ao setor do petróleo aliada à devastação da Petrobrás indicam que o Estado do Rio de Janeiro sofrerá ainda mais. Adicione-se aí o fim das grandes obras de infraestrutura por conta do fim da passagem dos grandes eventos como a Copa e as Olimpíadas.

Isso quer dizer que: barril de petróleo bem abaixo do valor projetado para a dívida tomada pelo estado, aliado a alta do dólar, moeda que serve para esse pagamento. São fatores que atingirão todos os municípios, independentes de suas relações com petróleo. 

Quem pagará pelos erros? A população. Com corte em serviços importantes, possibilidade de atrasos nos pagamentos públicos a terceirizados e até funcionários. Alta no desemprego na construção civil, indústria e consequentemente no comércio com a baixa no consumo.

Se a crise hoje pede criatividade, em 2016 exigirá ainda mais esforço. Salvo uma mudança histórica imprevista que não é a queda da presidente Dilma Roussef, 2016 não será o ano dos anos para a economia!      

Surto de dengue

O Ministério da Saúde não descarta o risco de o Brasil viver em 2016 uma nova epidemia de dengue. Uma das maiores preocupações das autoridades sanitárias é o comportamento que a doença apresentou no inverno, quando tradicionalmente o número de casos chega a quase zero. Essa alteração no padrão da epidemia pode estar relacionada ao clima.

Conferência de Cultura

Nova Friburgo é o primeiro município fluminense a receber uma das dez conferências regionais de cultura, que têm por objetivo eleger os representantes da sociedade civil no Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC). O evento no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura ocorre amanhã, 21, às 16h com o credenciamento e segue até 20h.

Livro é o melhor remédio (1)

Ao invés de remédios, livros. Uma campanha nacional pede que pediatras "receitem livros" para seus pacientes de zero a seis anos. A medida da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), visa a estimular o aumento das conexões cerebrais nos pequenos por meio da leitura feita a eles pelos pais ou por pessoas próximas.

Livro é o melhor remédio (2)

De acordo com os médicos, bebês que recebem o estímulo de escutar histórias podem se tornar adultos mais articulados, desenvoltos e inteligentes. Com apoio das fundações Maria Cecília Souto Vidigal e Itaú Social, médicos associados à SBP receberão livros para seus consultórios. Eles receberão também a cartilha "Receite um Livro - Fortalecendo o Desenvolvimento e o Vínculo", com os benefícios da leitura a bebês.

Foto da galeria
Censo do Inventário da Oferta Turística do Estado
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.