Observatório — 15/10/2015

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Hoje é dia

  • do professor
  • do caçador
  • do calendário
  • do juiz de casamentos
  • da prevenção das doenças do coração
  • Mundial da bengala branca

O dia

Há 22 anos, em 15 de outubro, Nelson Mandela, líder do Congresso Nacional Africano, e F.W. de Klerk, presidente da África do Sul, ganharam o Prêmio Nobel da Paz pela luta contra o apartheid. Mandela logo depois viria a ser presidente.

Festa da Imperatriz de Olaria

Quadra completamente lotada na festa da Imperatriz de Olaria. Em noite de gala foi feita a escolha do samba-enredo para o carnaval 2016. Bateria, passistas, destaques, mestre-sala e porta-bandeira e velha guarda. Uma festa completa que trouxe de volta os bons tempos da vermelho e branco, mostrando que Olaria não está de brincadeira para o ano que vem.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

  •  Empresas registram alta de 20% nas vendas após uso de peças infláveis em protestos contra o governo
  •  Aeroporto de Mato Grosso previsto para a Copa do Mundo deve ser entregue em 2017
  •  Levantamento mostra que preço de remédios pode variar até 1.937% no país
  •  Estudos contestam tese de que cálcio melhora densidade óssea
  •  Pesquisa indica que bebês nascidos no verão podem ser adultos mais saudáveis

Palavreando

Educar é abraçar a alma dos alunos, se importar com o presente e o futuro de cada um e plantar sementes de amor, cuidar destas sementes todos os dias e esperar que elas germinem felicidade. 

O educador é o mais insistente dos revolucionários

Só há uma ferramenta para mudar a história: a educação. Não há evolução, nem revolução sem educação. Daí advém todo o espírito de um educador: transformar o outro, dar ao outro o privilégio de ser de fato outro, um ser pensante, único e independente. Ao mesmo tempo, esse outro não para si, mas para o coletivo. Com liberdade em suas particularidades, mas com fixação pelo bem coletivo.

Não há educação de verdade, sem que exista sentimento. Gesto de olhar o outro, se preocupar com o outro, perceber o outro, ensinar para o outro para que esse outro também seja um soldado da libertação. Pois a educação liberta, mas também nos prende a um compromisso: o de dar também ao outro a possibilidade de se libertar.

Podem tirar tudo de um homem, sua casa, suas riquezas materiais, sua história, seus direitos, seus sonhos, mas ninguém pode tirar de um homem aquilo que ele aprendeu, a educação que recebeu. Por isso, não há bem mais precioso do que a educação.

Parafraseando Rubem Alves que amava os ipês, tem que ser compromisso de um educador florescer ipês, reflorescer ipês, eternizar ipês. Com raízes na ética e galhos fortes voltados para ideais e causas. Florescer ipês na vida de cada um para que num futuro próximo tenhamos uma imensa floresta de ipês!

Dizem que idealismo pode ser transmissível e incurável. Que o mundo seja dominado por esses ideais de liberdade pela educação e de revolução pelas mãos dos educadores em escolas que ensinem a voar e multiplicar.

Aos professores que são educadores força para insistirem, teimarem nessa revolução dos ipês. Que este seja um dia sagrado para consagrar quem faz a mais difícil das revoluções, a revolução do dia-a-dia de todo dia!

Carnaval 2016 (1)

Além da Imperatriz que escolheu seu samba para 2016, as outras agremiações também tiveram eventos no último fim de semana de feriado prolongado. A Unidos da Saudade fez festa para comemorar os 35 anos de inauguração da sua quadra.  A Vilage realizou mais uma edição do Boteco da Vila que está se tornando tradicional nas noites de sexta-feira. No próximo sábado, 17, tem o Caldeirão da Vila com o grupo Brilho no olhar.

Carnaval 2016 (2)

Os blocos de enredo também estão se movimentando. O Globo de Ouro fez festa da bateria, no concurso para eleger uma nova rainha. O Raio de Luar promete para os próximos dias uma grande festa para celebrar 45 anos de fundação. A partir de novembro, os eventos se intensificam e praticamente todo fim de semana até o carnaval deverão ser promovidas novas atividades.

Horário de verão

O horário de verão começa no próximo domingo, 18. À meia-noite de sábado, 17, o relógio deverá ser adiantado em uma hora. O horário de verão, que vai até fevereiro, serve para que a população aproveite melhor a luz natural, já que o sol vai se por mais tarde, reduzindo a demanda por energia no período mais crítico do dia, conhecido como horário de pico, que é entre 18h e 21h.

Vestibular Cederj (1)

Último mês de inscrições para o vestibular do Cederj. As inscrições estão abertas até 15 de novembro, somente pelo site do Cederj. O valor da taxa é de R$ 65. A prova acontece no dia 19 de dezembro, e os aprovados iniciam a graduação no primeiro semestre letivo de 2016.

Vestibular Cederj (2)

Em Nova Friburgo, as vagas são nos cursos à distância de ciências biológicas, física, geografia, letras português/literatura, matemática e pedagogia. Também há oportunidades para as áreas de tecnologia em segurança pública, onde só podem concorrer profissionais da ativa da segurança pública, sendo 80% das vagas destinadas a policiais civis e militares do Estado do Rio de Janeiro. 

Foto da galeria
Quadra completamente lotada na festa da Imperatriz de Olaria.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.