Observatório — 14/10/2015

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Hoje é dia

  • Nacional da pecuária

O dia

Há exatos 52 anos, Martin Luther King recebia o Prêmio Nobel da Paz por causa de sua luta pelos direitos civis do negros nos Estados Unidos.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

  •  Consumo de energia já caiu 1,5% do Brasil este ano
  •  Quatro brasileiros estão em lista dos melhores CEOs do mundo
  •  Nova geração de drogas sintéticas pode ser tema da redação
  •  Netflix mira Oscar e lança filme no cinema e na web simultaneamente
  •  Conmebol diz que Copa América de 2016 não está confirmada

Palavreando

O destino não pode ser apenas esse menino travesso que lhe impõe suas brincadeiras.

Netflix: ameaça ou futuro?

Está se tornando raridade quem não tem uma assinatura da Netflix. O serviço de filmes e séries em streaming pela internet vem alcançando números que seriam inimagináveis há 18 anos, quando a empresa começava a sua história como locadora de DVD pela internet.

Com muito conteúdo exclusivo, a gigante que é acusada de quebrar locadoras agora ameaça as TVs por assinatura e até o cinema tradicional com o lançamento simultâneo de longas nas telonas e no serviço de TV.

Mas a Netflix é afinal uma ameaça à economia ou o futuro? É óbvio que uma resposta seca e pouco minuciosa seria um equívoco. Novidades sempre aparecerão cada vez mais velozes. Na mesma proporção uma boa ideia como a Netflix ganhará também concorrentes que naturalmente imitarão com aprimoramentos. Talvez o grande segredo deste sucesso não seja a oferta exclusiva de conteúdo, mas dar ao consumidor o poder de decidir. Isso quer dizer que: ou as operadoras se adaptam a essa nova realidade ou estarão fadadas à morte. O mercado é cruel e essa crueldade em parte beneficia o consumidor.

Obviamente que um gigante como a Netflix está se tornando uma ameaça do ponto de vista de ser tão gigante ao ponto de monopolizar conteúdos. Isso é um perigo! Mas que só pode ser evitado pela criatividade dos concorrentes, onde mais uma vez quem sai ganhando é o consumidor.

A geração Netflix está aí. O quanto ela durará? Nem a geração DVD, tampouco a geração das séries na TV poderão responder, ainda que sirvam como exemplos da velocidade e voracidade deste mundo contemporâneo. Ou a Netflix já seria do mundo pós-contemporâneo?

Ocupação hoteleira

Nova Friburgo ficou entre os principais destinos turísticos no feriado da padroeira do Brasil. Com mais de 90% de ocupação, de acordo com os dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ). No interior do estado, Nova Friburgo só perdeu em ocupação para Paraty, Petrópolis e Búzios. Empatando com a Costa Verde e a Costa do Sol. Clima, tranquilidade e proximidade com a capital, segundo a ABIH, são os principais fatores para esse fluxo de visitantes na serra.

Linhas intermunicipais (1)

A Secretaria Estadual de Transportes, por meio do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), inicia as audiências públicas da licitação do sistema de ônibus intermunicipais em todas as regiões do estado. Este é o primeiro passo do processo que contratará operadores para atuarem no sistema de transporte coletivo público por ônibus no Estado do Rio de Janeiro.

Linhas intermunicipais (2)

O projeto prevê a licitação para empresas ou consórcios por 20 anos e maior integração com os demais modais, racionalizando os trajetos e melhorando o serviço aos usuários. As empresas ou consórcios interessados em participar da licitação terão que cumprir as exigências de qualificação técnica e a concorrência será definida pelo maior valor de outorga. Na Região Serrana, a audiência será realizada no dia 17 de novembro, em Teresópolis.

O melhor queijo do RJ (1)

Cooperativas agropecuárias, laticínios em geral e agroindústrias familiares fluminenses terão a oportunidade de participar do 1º Concurso Estadual do Queijo, que acontecerá durante o 4° Encontro Tecnológico Panis et Lactis. O evento, que será realizado entre os próximos dias 21 e 23, tem a promoção do Instituto GPA (Grupo Pão de Açúcar), em parceria com o NATA (Núcleo Avançado em Tecnologia de Alimentos), escola estadual de ensino médio integrado para formação nas áreas de panificação, leite e derivados.

O melhor queijo do RJ (2)

Somente poderão participar produtos com registro de inspeção sanitária. Especialistas e notáveis do setor farão a degustação dos lácteos inscritos, sem identificação dos fabricantes. A premiação ocorrerá durante o encerramento do encontro tecnológico, contemplando as seguintes categorias: queijo minas padrão, doce de leite pastoso e queijo artesanal, esta última para pequenas agroindústrias familiares.

Foto da galeria
As Catarinas são e sempre serão destaques na paisagem friburguense. O conjunto fica ainda mais belo no início das noites de céu limpo.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.