Colunas
Observatório — 23/09/2015
Hoje é dia
- da revegetação
- Nacional do sorvete
- Nacional da juventude
O dia
Em 23 de setembro de 1973, Juan Domingo Perón, ex-presidente da Argentina, voltou ao poder. Ele foi eleito depois de passar 17 anos no exílio.
Legenda da foto
Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não viu
- Caixa anuncia alta de juros para financiar casa própria
- Colômbia e Venezuela chegam a acordo para normalizar relações
- Especialistas fazem campanha contra sexo com robôs
- China dominará mercado de cinema até o fim da década, projetam especialistas
- Prejuízo da Arena da Amazônia chega a R$ 3 milhões em 2015
Palavreando
O agora é lindo! É intenso! É eternamente novo! É o momento desmontando o tempo. É peça chave na nossa coleção de horas.
Eventos trazem bons ventos
Quando tem evento as pessoas comparecem. Mesmo em tempos de crise e de pessimismo quanto ao consumo, o 1º Food Truck de Nova Friburgo lotou a Praça do Suspiro nos três dias de feira. Uma demonstração da força da criatividade. Uma comprovação de que com crise se cresce. Um incentivo a coragem de colocar a cara na reta e fazer acontecer!
Eventos trazem bons ventos. Claro, que não basta ter o evento. Tem que ter planejamento e organização. E, isso o Food Truck local teve de sobra. Mais do que a novidade para os friburguenses, algo que já é um sucesso no Rio e em São Paulo, houve divulgação acertada, mobilização adequada e organização primorosa. Quem foi aprovou e os números comprovam o sucesso da iniciativa que não beneficiou apenas os empreendedores da feira gastronômica, mas a cidade como um todo.
Nova Friburgo necessita de ideias como essa. Mas não basta ter a ideia, há que se ter capacidade de realizar. Não é tarefa simples. Mas é possível! Eventos demonstram que há interesse das pessoas que atendem ao chamado. As pessoas estão sedentas por atividades. Uma cidade se faz de eventos. São nos eventos que o turismo se fortalece e a economia aquece. Que venham festivais de cerveja, de primavera. Saudade da Festa das Flores... Que se valorize o produto local como o Food Truck soube fazer, sem fingir que o que vem de fora também não é bom. Esse equilíbrio é essencial!
Que bons ventos possam soprar pelas nossas castigadas terras através de eventos assim!
Casamentos
O número impressiona. Cento e cinquenta casamentos foram realizados durante o 'Ação Global', em Nova Friburgo. A impressão é que o número que atingiu o limite do evento seria ainda maior. Inicialmente 100 certidões de união estável seriam emitidas, mas por causa da grande demanda, foram liberadas mais 50. O mutirão ofereceu além de documentos, diversos serviços gratuitos de saúde, beleza, orientação jurídica e atividades infantis.
Futebol do Rio (1)
Os maus resultados do futebol carioca não estão apenas na Série A. À exceção do Botafogo que deve subir da segundona para a primeira sem grandes dificuldades, o futebol fluminense pode ter até quatro rebaixamentos: além do Vasco e do Fluminense na Série A, o Macaé está próximo da zona do rebaixamento na B e o Madureira já está rebaixado da Série C para a D.
Futebol do Rio (2)
O futebol do Rio que já teve três equipes na Série C pode ficar sem nenhuma em 2016. E que assim seja, pois se tiver seria o Macaé rebaixado da B para a C. Isso porque, na Série D, o futebol do estado foi um verdadeiro fiasco. Os três representantes do Rio, Duque de Caxias, Resende e Volta Redonda foram eliminados já na primeiro fase.
Friburguense
Isso quer dizer que a briga por uma vaga na Série D ficará ainda maior e mais difícil para o Friburguense que faz campanha irregular na Copa Rio, caminho mais curto para a competição nacional. O Friburguense entra em campo hoje, 23, 15h, diante do Angra dos Reis precisando da vitória para se manter vivo na disputa.
Edital FIA
A Fundação para Infância e Adolescência (FIA) lançou o edital 2015 de chamamento público para a seleção e cadastramento de entidades sem fins econômicos ou lucrativos, com o objetivo de formalizar parcerias por meio de celebração de convênios para desenvolvimento de programas e ações de proteção social especial. Estão previstos R$ 35 milhões para estes convênios em 2016.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário