Colunas
Observatório — 15/09/2015
Hoje é dia
- do idoso japonês
- da independência da América Central
- do musicoterapeuta
- do cliente
O dia
Hoje, 15, completam-se 80 anos da Lei de Nuremberg. Regida pela violenta perseguição religiosa e racial, foi decretada na Alemanha em 15 de setembro de 1935.
Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não viu
- Caixa processa governo por prejuízo com 'pedaladas'
- Governo alemão afirma estar perto de atingir o seu limite de abrigo a refugiados
- Colômbia denuncia entrada ilegal de aviões venezuelanos no país
- Por custos menores, empresas brasileiras se mudam para o Paraguai
- Banco de fomento terá fundo com foco em Brasil
Palavreando
O pecado me atenta, me visto de virtude, mas na longa estrada, por vezes, essa roupa pesa, cansa, magoa, afasta... Penso que devo continuar errando sem abusar dos erros.
Fla-Vas: ascensão rubro-negra e recuperação vascaína
Os traços de emoção finalmente visitam as equipes cariocas no Campeonato Brasileiro. O Flamengo virou sensação, enquanto o Vasco inspiração. Ambos vestidos de esperança. Por objetivos adversos. O Flamengo sonha com a Libertadores, o que parecia improvável. O Vasco sonha com a permanência na elite, o que também parecia improvável antes das duas últimas rodadas.
Com seis vitórias seguidas, 100% de aproveitamento do técnico Osvaldo de Oliveira no Brasileirão. O maior rival é justamente o exemplo para o Vasco. Encaixar tão formidável sequência. Duas já estão no cômputo. Mais quatro para depois sonhar com mais cinco. O Vasco precisa de nove vitórias em 14 jogos para escapar com sobras do rebaixamento. O Flamengo precisa de algo menos complexo para garantir vaga na Libertadores que o Vasco por sua vez pode até almejar pelo caminho da Copa do Brasil.
Aí é que mora a magia do futebol. A esperança. A gana em mudar a trajetória e vencer. Flamengo e Vasco vivem um momento especial, ainda que dramático. Mas sem drama, que graça teria o futebol?
IPVA (1)
Com a grave crise econômica que o estado vive e sabe que viverá também em 2016, medidas de cortes e aumento de arrecadação estão sendo estudadas. Uma delas é a do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) que é cobrado somente para os modelos fabricados há 15 anos. Alguns benefícios podem ser cortados, como os para carros flex e com gás natural veicular (GNV).
IPVA (2)
A alíquota do IPVA atualmente é de 4% sobre o valor venal para os movidos a gasolina; flex, 3%; etanol, 2%; e GNV, 1%. Como quase todos os carros atualmente são flex a ideia é elevar a alíquota para o valor da gasolina. Para o caso do GNV, estudam-se aumentos gradativos para os próximos anos.
Sem reajuste salarial
E a crise afetará diretamente o servidor estadual que deve mesmo ficar sem reajuste este ano. Para piorar. O estado já admite dificuldades para pagar no prazo a segunda parcela do 13º salário. O governo do estado afirma que em 2015, é impossível dar reajuste. Apesar de ter pagado 50% do 13º salário, para a outra parte, hoje, não há garantia de receita para tal.
Concurso público
Se o concurso público de Nova Friburgo é sempre uma novela, as prefeituras de Santo Antônio de Pádua, no noroeste fluminense e Além Paraíba-MG avançam. Em Pádua as inscrições foram abertas hoje, 15, com salários que variam entre R$ 790 e R$ 3.707. O encerramento das inscrições está previsto para 2 de outubro no site www.incp.org.br. Já em Além Paraíba, serão disponibilizadas 116 vagas para todos os níveis de escolaridade. Inscrições pelo site www.idecan.org a partir de 3 de novembro até 8 de dezembro.


Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário