Observatório — 10/09/2015

quarta-feira, 09 de setembro de 2015

Hoje é dia

  • Municipal de valorização do educador
  • Nacional do Jornalismo
  • Nacional do Jornal na educação

O dia

Há 43 anos o Brasil conquistava pela primeira vez na história um título mundial de Fórmula 1. Feito de Emerson Fittipaldi que alcançaria o tri. A corrida decisiva foi disputada no autódromo de Monza, na Itália.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

  • Mortalidade infantil cai 50% no mundo em relação a 1990
  • Novo código de conduta para mercado cambial estará em vigor em maio de 2017
  • Crianças e adolescentes são maiores vítimas de agrotóxicos
  • Dez Mandamentos "rouba" ibope de A Regra do Jogo e assusta Globo
  • Wagner Moura se muda para a Colômbia para treinar espanhol

Palavreando

Das lembranças os frutos revivem e a fortaleza mesmo que apagada ressurge, porque as estrelas voltam todas as noites.

Saudade da nossa Festa das Flores

Nova Friburgo é uma cidade que tem muito com o que se orgulhar. Especialmente no setor agrícola. Por mais que se fale no seu potencial metal-mecânico ou turístico, é no setor agrícola que Nova Friburgo se notabiliza com dianteira comprovada. É assim, por exemplo, com as flores de corte - maior produtor do estado e o segundo maior do Brasil.

Uma pena que a cidade tenha abandonado a sua festa das flores que unia não só a produção, mas o turismo e autoestima local. A união com o morango não foi, ao meu ver, uma medida acertada. Que se tenha uma festa para as flores e outra para o morango. Calendário é o que não nos falta. O que falta é vontade e liderança.

Holambra, maior produtor de flores do país, se assustou com as primeiras festas realizadas em Nova Friburgo. Preocupada em perder o posto de maior produtora de flores, a cidade do interior paulista se movimentou. Nova Friburgo, por sua vez, minguou. Não construir nada de novo é até admissível, mas perder o que se conquistou é imperdoável. 

Nova Friburgo é uma cidade de múltiplos potenciais. Porém, potenciais quando não aproveitados são apenas sonhos sem ação, produto sem propaganda adequada, ferramentas abandonadas. 

Nova Friburgo cidade das flores, do morango e das trovas. Da moda íntima, metal-mecânica e da gastronomia. Um grande evento para cada. Um levante de autoestima em cada esquina.  

Receita per capita (1)

Nova Friburgo foi o 14º pior município em receita líquida per capita em 2014. Os dados da Secretaria Estadual de Fazenda, em suma, resumem que o município empobreceu drasticamente de 2013 para 2014, tendo em vista que no ano anterior tinha sido o 18º com melhor receita. Um dos fatores, além da administração municipal, pode ser os efeitos da tragédia climática de 2011, uma vez que houve entrada de recursos nos anos anteriores.

Receita per capita (2)

Nova Friburgo obteve o pior resultado entre todos os municípios da região. Piores do que Nova Friburgo ficaram pela ordem: Aperibé, São Gonçalo, São João de Meriti, Belford Roxo, Mesquita, Nova Iguaçu, Nilópolis, Magé, Quissamã, Japeri, São Pedro da Aldeia, Barra do Piraí e Paraíba do Sul. Nota-se, a maioria da Baixada Fluminense.

Receita per capita (3)

Outro detalhe que o estudo aponta é a grande desigualdade regional no Estado do Rio de Janeiro. Os dez municípios com os maiores índices per capita totalizam juntos o equivalente a soma dos 46 mais pobres. Petrópolis é o líder. O estudo não leva em conta os números da capital.  Da região, o município com melhor índice é Macuco - 10º colocado.   

Foto da galeria
O frio da serra, a neblina das montanhas. O inverno tardio de Nova Friburgo estampa o cenário do belo distrito de Mury, porta de entrada do município
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.