Observatório — 08/09/2015

segunda-feira, 07 de setembro de 2015

Hoje é dia

  • do alfabetizador
  • Mundial da slfabetização
  • da dedicação

O dia

Em 08 de setembro de 2010, o governo do Irã suspendeu a sentença de morte por apedrejamento a Sakineh Mohammadi Ashtiani, condenada por adultério. A pena de apedrejamento gerou protestos em muitos países e organizações internacionais. O governo brasileiro também fez um apelo formal para que a decisão fosse revogada.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

  • Eduardo Cunha defende fim de programas de iniciativas sociais
  • Apesar de restrições, gastos com seguro-desemprego crescem
  • Besouro asiático atravessa o mundo e destrói árvores nos EUA
  • Muricy Ramalho fará "estágio" com Luis Enrique no Barcelona
  • Record estuda novo tipo de novela bíblica

Palavreando

Algumas vezes quero somente estar assim admirando os sons, diversos sons que surgem dos dias, sons das multidões, sons do retiro na natureza, sons dos estádios de futebol ou das conversas alheias nas calçadas das cidades.

O rebaixamento do Vasco

Já é mais do que iminente. É real. Uma virada histórica é milagrosa mesmo. Não desses milagres possíveis. Milagrosa de fato. O Vasco está mais uma vez rebaixado para a segundona e vê seu futuro cada vez mais sombrio. Um gigante falido e apequenado que se sustenta na sua história e na sua imensa torcida.

O Vasco não é e nunca será um novo América. Mas pode ser sim um novo Racing da Argentina. As dificuldades são grandes. A motivação pequena. É muito doído não só para o vascaíno, mas para quem admira futebol ver essa situação passivamente. A queda do Vasco é acima de tudo um grande mal para o futebol e retrata bem o momento do futebol brasileiro. É um sinal vermelho para o futebol nacional como um todo.

Também há que se destacar o grande mal que faz a mesmice. O Brasil tem esse problema e o Vasco serve de paralelo. O medo em mudar, o conservadorismo tem levado o País para a vala. É preciso ter coragem para mudar. O Brasil não demonstra essa coragem e o Vasco também não. Roberto Dinamite foi uma coragem errada. É verdade. Mas nem por isso não se deveria insistir numa nova e mais acertada mudança.

O time em si não é tão ruim quanto parece. Tem qualidade. O problema não está só nos pés. Está na cabeça. Se a cabeça não funciona, todo o resto não corresponde. Os jogadores do Vasco não merecem tal colocação. Ou o time do Vasco é muito pior do que o do Flamengo e o do Fluminense? Sinceramente, não! Com o adendo da falta de um atacante nato, o time do Vasco não deve nada aos rivais cariocas.

Para salvar o ano que vem, só o título da Copa do Brasil. Por isso, não vejo problema em jogar a toalha no Brasileiro e focar no mata-mata da Copa do Brasil! O milagre é menor e mais possível.    

Casas populares (1)

Lazareto deve ganhar novas unidades habitacionais. Outras podem ser construídas no Cordoeira. O corpo técnico do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj) é quem está incubido do projeto. A proposta é a construção de 120 novos imóveis.

Casas populares (2)

Há admitido atraso na ideia, decorrente da falta de recurso. No entanto, o início das obras está previsto para os primeiros meses de 2016. Logo após a tragédia de 2011, a busca por um local que tivesse condições de abrigar as unidades e localização próxima da região central da cidade fez com que o instituto também adquirisse um terreno no Cordoeira que poderá ser utilizado no futuro.

Economia fluminense (1)

Os principais indicadores do Estado do Rio de Janeiro registraram retração da economia fluminense durante o 1º semestre. O Boletim de Conjuntura Econômica da Fundação Ceperj evidencia a alta do desemprego, a inflação elevada, o aumento dos juros e a crise política como os fatores que contribuíram para este recuo tanto no cenário nacional, quanto no fluminense.

Economia fluminense (2)

A indústria geral apresentou queda de 4,7%. Outros setores também apresentaram declínio nos primeiros meses do ano, como comércio varejista, com 0,7%, e o emprego formal, com menos 79 mil postos de trabalho. A arrecadação de ICMS no estado caiu 7,2%. O Ceperj indica que o processo de recuperação da economia fluminense será lento e demorado, seguindo a tendência da economia nacional. 

Foto da galeria
Lumiar e São Pedro da Serra estiveram lotados no feriadão. O complexo gastronômico formado em volta do lago de Lumiar se tornou um dos points de turistas e friburguenses que buscam também boa música e energia
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.