Colunas
Observatório — 12/08/2015
Hoje é dia
- Nacional das Artes
- da Juventude
O dia
12 de agosto de 1928: a primeira escola de samba, denominada Deixa Falar, foi fundada por sambistas do bairro do Estácio de Sá, no Rio de Janeiro.
Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- Hackers invadiram e-mails pessoais do alto escalão dos EUA
- Cientistas acham indícios de que Shakespeare fumava maconha
- Nova Zelândia dá 40 opções para população mudar bandeira
- Estudo sugere que iogurte melhora desempenho na academia
- Site faz contagem regressiva para possível rebaixamento do Vasco
Palavreando
A dependência tem causas desconhecidas, mas resultados fantásticos. E não há por que não admitir isso.
Estão matando o Campeonato Carioca
Nova fórmula para 2016 é esdrúxula, segregadora e pouco atrativa
A grandeza e o sucesso do futebol estão na sua simplicidade. A Copa do Mundo é um sucesso porque sua fórmula é a mesma por muitos anos, e mais do que isso: é fácil de ser entendida. No Brasil, adoram inventar fórmulas e mais fórmulas malucas para as competições. Reinventam a roda e tornam a bola quadrada.
Uma fórmula inédita, um tanto quanto confusa e bastante polêmica, é a do Campeonato Carioca de 2016, com validade até 2020. Primeira fase praticamente desnecessária para os quatro grandes. Dois grupos com oito participantes, dos quais, metade vai para a Taça Guanabara. Os outros vão sofrer uma espécie de “rebaixamento”, e serão jogados para outro grupo que definirá dois times para brigar pelo título da Taça Rio e os rebaixados para a série B estadual. Ou seja: metade das equipes do carioca de 2016 deverá ser deixada de lado pela grande mídia na segunda fase. Praticamente duas divisões em um só campeonato.
Pode piorar: a primeira fase do Estadual terá disputa cruzada, ou seja, os times da chave A enfrentam os do B, em sistema de turno. Pode piorar ainda mais: os dois piores do grupo dos desclassificados estarão rebaixados. Os dois melhores, porém, se juntarão aos dois piores da Taça Guanabara e decidirão a Taça Rio. Melhor ficar entre os dois piores da Taça Guanabara do que ficar em 5º ou 6º que não vai para lugar algum. Pode ficar ainda pior: para a Série D do Brasileirão do mesmo ano, o melhor time sem divisão na classificação geral (ordem da tabela das Taças GB e Rio) fica com a vaga.
Entendeu? É! É difícil entender. Tão boa era a fórmula de dois grupos, com duas semifinais e três finais. Por que reinventar o que dava certo?
Tragédia 2011 (1)
Suscitam contínua polêmica os números do evento climático de janeiro de 2011. Para aumentar ainda mais o debate, o Centro de Defesa dos Direitos Humano de Petrópolis e Associações das Vítimas, entre outras entidades de Teresópolis, Nova Friburgo e Petrópolis, afirmam que o número de desaparecidos e mortos é 10 vezes maior do que o divulgado oficialmente.
Tragédia 2011 (2)
Segundo as instituições, 10 mil pessoas podem ter morrido ou desaparecido nas chuvas que atingiram a região naquele ano. Os dados oficiais do governo do estado apontam 918 mortos, e o Ministério Público Estadual, 103 desaparecidos. A suposta subnotificação de mortes foi identificada através de relatos de pessoas que moravam nas áreas atingidas e a divergência entre o número computado de mortos em determinadas localidades e a quantidade de “relógios de luz” que havia nestes locais.
Tragédia 2011 (3)
Uma lista extraoficial com o nome de mortos que não teriam sido computados começou a ser construída e o assunto será debatido durante um seminário nacional em outubro, no Rio de Janeiro. O encontro tem como objetivo chegar mais perto do que os envolvidos consideram um número real de vítimas para torná-lo oficial, o que vai impactar não apenas na vida de cada sobrevivente, mas também na realidade dos municípios afetados.
Bloqueio de celulares roubados (1)
Bloqueio de celulares roubados pode ficar mais fácil a partir do fim deste mês. Hoje, para bloquear um aparelho roubado ou extraviado, o usuário precisa informar à operadora o Imei, número de registro de fábrica do equipamento. Esse número está na nota fiscal, mas muitos consumidores o desconhecem. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu prazo até o fim deste mês para que as operadoras façam o bloqueio apenas com o número do telefone roubado.
Bloqueio de celulares roubados (2)
Desde 2000, a Anatel e as operadoras mantêm um cadastro de aparelhos roubados ou extraviados que são bloqueados para não se conectar às redes de dados e voz. No Brasil, já são 5,5 milhões de aparelhos cadastrados, que representam 25% dos aparelhos bloqueados em todo mundo. No Brasil, há hoje 220 milhões de celulares, ou seja, mais de um aparelho por habitante.


Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário