Colunas
Observatório — 15/07/2015
Hoje é dia
- Internacional do Homem
- Nacional dos Clubes
O dia
15 de julho de 2010: a Argentina se tornou o primeiro país da América Latina a aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- Eduardo Cunha e Gilmar Mendes discutem possibilidade de impeachment
- ONU destaca que Brasil foi importante para mundo frear avanço da aids
- Revisão de dados afasta Brasil de meta de mortes no trânsito
- Cassino de Las Vegas acusa Luxemburgo de dívida de R$ 430 mil
- São Paulo tenta vender Ganso por R$ 15 milhões
Palavreando
Te chamo não por chamar. Te chamo por algo mais. Te chamo por coisas que não entendo. E não me preocupo com o não entender.
O Fla-Flu dos nossos cotidianos
Estava numa palestra, quando alguém disse que a sociedade vive hoje um Fla-Flu. Todas as discussões passam por “ou você é Flamengo ou você é Fluminense”. Não há meio-termo. Ou está de um lado ou está do outro. Fiquei pensando nisso... E, infelizmente, tenho que concordar.
Todos os grandes temas que atingem a vida de todos nós viraram um clássico. Há que se vencer de qualquer maneira, sem buscar ou chegar a um senso comum, ao consenso tão benéfico para a democracia e para a coletividade. Talvez nem Fla ou Flu estejam com a razão. Talvez ambos tenham partes das soluções. Se somados, algo impossível no futebol, podem se aproximar do ideal. É pertinente para a sociedade na metáfora aqui utilizada que Fla e Flu deixem de jogar e busquem convergir.
Essa rivalidade não é saudável para a sociedade. Não constrói. Apenas gera raiva e o que menos precisamos neste momento é de ódio. Aliás, será que não aprendemos com as milhares de centenas de mortes do apartheid na África, do nazismo na Europa e das próprias ditaduras militares na América Latina? Essas tristes experiências não nos ensinaram nada? Cometeremos os mesmos erros levando tudo para uma rivalidade estúpida?
Não dá para ter Fla-Flu na discussão coletiva como sociedade. Essa rivalidade só é boa no futebol. Na vida prática, na definição de nossos destinos, não dá para ser assim. Se há necessidade de mudança que seja pelo viés agregador e não fascista como defendem algumas lideranças políticas e religiosas. Lideranças essas que, infelizmente, arrebatam uma multidão para suas formas de convencerem como corretas suas ideias.
Expo-Cordeiro 15 (1)
Começa nesta quarta-feira, 15, às 15h, e vai até o domingo, 19, a Exposição Agropecuária de Cordeiro. O evento chega à 73ª edição. Entre as atrações deste ano, tendas nas áreas de agropecuária, cultura, indústria, comércio e turismo. Ainda tem exposição e julgamentos de animais de diversas raças de equinos e bovinos, além de concurso leiteiro.
Expo-Cordeiro 15 (2)
Os shows do palco principal começam com duas atrações regionais do estilo sertanejo universitário: Bira Bello e Cesário Ramos e Gabriel. Na quinta, 16, será a vez da banda paulista Dr. Sin, considerada a melhor banda brasileira de hard rock segundo revistas especializadas. Já na sexta, 17, a banda de forró Arriba Saia. Sábado, 18, o novo show do Grupo Revelação. Fechando a programação, domingo, 19, a dupla sertaneja Munhoz e Mariano.
Semana da Prevenção
O Corpo de Bombeiros Militar está com inscrições abertas para a “Semana de Prevenção”. Trata-se de um ciclo de palestras e atividades, que acontecerão entre os dias 20 e 24 de julho. O objetivo é disseminar ao público externo conhecimentos básicos sobre incêndios (riscos, causas e prevenção) e orientações para casos de emergência. Interessados devem se dirigir aos quartéis mais próximos para garantirem suas vagas até sexta-feira, 17.
Rio Criativo
Estão abertas as inscrições para a primeira Maratona de Oficinas e Consultorias culturais, que acontecem nos próximos dias 21, 22 e 23. O evento contará com três oficinas e três consultorias sobre Planejamento, Mobilização de Recursos e Marketing Digital. Para se candidatar a uma vaga, o interessado deve acessar o site www.riocriativo.rj.gov.br até amanhã, 16. Os selecionados serão confirmados, por e-mail, no dia 20 de julho. Ao todo, são 150 vagas para formação de agentes de cultura de todo o estado.


Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário