Colunas
Observatório — 24/06/2015
Hoje é dia
- de São João Batista
- do Caboclo
- do Quilo
- das Empresas Gráficas
- Mundial dos Discos Voadores
- Internacional do Leite
- Internacional da Ufologia
O dia
Há exatos 30 anos estreava a segunda versão da novela Roque Santeiro, com Regina Duarte, José Wilker e Lima Duarte. A primeira versão havia sido proibida pela ditadura, em 1975.
Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- BNDES quer R$ 10 bi do FGTS para bancar obras, entre as quais Angra 3 e Galeão
- Ecad terá 90 dias para atualizar critérios de cobrança de direitos autorais
- Paris é oficialmente candidata a receber Olimpíada de 2024. Boston, Hamburgo e Roma são as outras concorrentes
- Brasil é campeão de casos de doping no futebol, segundo agência internacional
- Idosa descobre que carrega feto há mais de 60 anos
Palavreando
Há aqueles que podem achar que a dependência é um mal, algo que traz infelicidade ou incapacidade. Talvez sejam tolos, talvez não.
São João, rogai por nós
São João Batista não só dá nome à nossa Catedral, mas também é o padroeiro de Nova Friburgo. Uma cidade abençoada pela natureza, por seu povo e sua história. Mas também uma cidade que nunca necessitou tanto de orações e proteção. Os resquícios do evento climático de 2011 ainda perduram. Se a reconstrução material não é do jeito que gostaríamos, a humano e espiritual é mais lenta ainda.
Os cristãos interpretam a vida de João Batista como uma preparação para o advento de Jesus e as circunstâncias de seu nascimento. Não rogamos, nós friburguenses de sangue e de alma, para que surja na cidade um Messias ou um salvador para nossas mazelas. Acredito que o fundamento essencial de nossa oração seja pela nossa reconstrução coletiva como pessoas. Quem somos agora? Quem queremos ser? Qual a nossa identidade como cidade?
Fico muito perplexo, ainda que admita ser natural por conta de tudo que tem ocorrido com nossa Nova Friburgo que a autoestima esteja baixa. Mas não consigo concordar com o desânimo em reverter o quadro. É possível! É preciso, em primeiro lugar acreditar. Recuperar o amor próprio. Sem a recuperação desse amor próprio todo o resto se torna inócuo.
Neste dia de São João, nosso padroeiro, independente de crença religiosa, mas de fé espiritual, que reencontremos o amor próprio por Nova Friburgo e que desse amor voltemos a ser a cidade que podemos ser!
Mais Bernardo Dugin
A carreira do ator friburguense deslancha. Ele estará no Festival de Gramado, em agosto, onde o curta S2, em que ele atua ao lado de Osmar Silveira concorre. O curta mostra um grupo de quatro amigos que vive o amor e o sexo na era virtual. Ainda no cinema, Bernardo Dugin, em breve, estará nas telonas com o longa-metragem “Deixe-me Viver”, que tem temática espírita.
Troca de comando no Bombeiros
Foi publicado no boletim interno do Corpo de Bombeiros a troca de comando do 6º Grupamento de Nova Friburgo. Segundo o boletim, em julho assume o comando da unidade o tenente-coronel Vitor Leite da Silva. Ele substitui o tenente-coronel João Luiz Oliveira de Moraes.
Desemprego (1)
Recuperação freada. Se no mês de abril houve recuperação nos postos de trabalho, o mês de maio pôs tudo a perder. Nova Friburgo perdeu 191 vagas de emprego no mês, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, do governo federal. No acumulado, são 1.553 desligamentos e 1.362 admissões.
Desemprego (2)
No ano, apenas abril tinha registrou saldo positivo. Dentre os setores que contribuíram para a queda em maio está a construção civil. Apenas o setor de serviços registrou alta, com saldo positivo de 17 empregos.
Pregoeiros
110 participantes da 5ª turma do Curso de Capacitação de Pregoeiros receberam, nesta segunda-feira, 22, o certificado de conclusão do programa. O curso é voltado para servidores que exercem atividades de pregoeiro e integrantes das equipes de apoio, visando à correta condução dos pregões realizados através do Sistema Integrado de Gestão de Aquisições (Siga), responsável pela compra de todos os bens e serviços do Estado.


Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário