Colunas
Meditar ajuda a combater a depressão
Um dos grandes problemas de saúde pública nos dias de hoje é a depressão. Completamente diferente de alguns episódios de tristeza ou de desapontamento com situações do dia a dia, que podem atingir as pessoas em algumas fases de suas vidas, a depressão é uma doença que pode derrubar qualquer indivíduo por mais forte que ele se julgue. Assisti tempos passados a uma entrevista dada pelo padre Marcelo Rossi, famoso pregador e escritor de livros católicos, homem que arrasta multidões por onde passa, na qual com extrema humildade e sinceridade ele confessou que considerava a depressão um problema de menor importância, de gente com a cabeça fraca e de pouca fé. Até o dia em que foi golpeado por ela com tanta intensidade que pensou que não iria sobreviver àquele furacão.
Com suas orações, sua fé e com ajuda médica e de medicamentos, ele conseguiu sair daquela tempestade e retornar a ser a grande pessoa que sempre foi. Disse que depois de tudo aquilo, passou a ter muita compaixão pelos que sofrem desta doença e a vê-los de outro modo. Ainda não totalmente compreendida pela medicina, apesar dos estudos estarem avançando, a doença depressiva tem causado enormes estragos em milhões de vidas mundo afora. Vista pelos religiosos como derivada de um afastamento da fé, ou pelos filósofos como causada pela perda do sentido da existência e por neurocientistas como provocada por um mau funcionamento da química cerebral, ela continua sua marcha destruidora. Os remédios de que dispomos hoje são bastante eficazes e realmente aliviam muito os sofrimentos dos doentes. Contudo, novas soluções continuam sendo procuradas por todos os que se interessam pelo tratamento da depressão.
Uma técnica que promete ajudar muito é a da meditação de atenção plena. Uma forma de tratamento que não usa medicamentos e sim a própria mente do indivíduo voltada completamente para refletir sobre sua situação presente e como este sentimento depressivo lhe causa sofrimento. Um estudo publicado pela revista inglesa Lancet, que trata de temas médicos, relata que pessoas que utilizam esta forma de meditação sofrem menos recaídas na doença do que os usuários de remédios quando param de usá-los. Nesta forma de meditação os pacientes eram preparados para reagir de forma positiva aos pensamentos negativos e de sofrimento, quando estes apareciam e a expulsa-los de suas mentes. Ocorreram melhoras importantes naqueles que realmente se dedicaram à meditação integral, inclusive em seu estado de saúde física com aumento de sua imunidade. Procure se informar e lute contra os pensamentos negativos que infernizam sua vida e impedem seu crescimento pessoal.
Dr. Norberto Louback Rocha
A Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário