Colunas
Observatório – 04/06/2015
Hoje é dia
- Mundial das Crianças Vítimas de Agressão
- da Família na Escola
- do Engenheiro Agrimensor
O dia
Em 4 de junho de 1989, cerca de 1.400 pessoas foram mortas na Praça da Paz Celestial em Pequim, na China. A manifestação, composta em sua maioria por estudantes, pedia democracia e o fim do regime autoritário. Foi nesse dia que aconteceu o famoso episódio do estudante que parou um tanque de guerra.
Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- Brasil assina acordo e tentará entrar na OCDE, o “clube dos ricos”
- Romário torce por Platini como novo presidente da Fifa
- Após queda de Blatter, Governo quer renúncia de atual diretoria da CBF
- Ex-morador de rua passa em 1º em concurso público em BH
- Após acidente aéreo, Huck retoma gravações do Caldeirão
Palavreando
Não tenho respostas, apenas observações. Não tenho verdades, apenas pontos de vista.
Os tapetes de Corpus Christi
A celebração de uma das mais importantes festas religiosas tem um atrativo a mais em Nova Friburgo que data do início do século passado. A tradição da procissão pelas vias públicas com a montagem dos tapetes coloridos persiste em algumas cidades do país, entre as quais a nossa Nova Friburgo. A tradição sobrevive através das paróquias e comunidades religiosas que se reúnem para fazer verdadeiras obras de arte. Encontrando na forte presença dos colégios católicos, a tradição é também ponto turístico.
É com saudosismo que relembro o gigantesco tapete que era feito no campão do Colégio Anchieta. O maior do mundo do gênero e o segundo maior, perdendo apenas para um tapete de flores feito anualmente em uma cidade austríaca. O campão não existe mais e deu lugar a modernas instalações esportivas. O tapete deixou de ser feito antes mesmo dessa construção. O tapete feito por alunos e professores foi retomado após muitos anos na direção do professor Antonio Savioli, que como antigo interno fez questão de resgatar esse pedaço da nossa história. Com o fim da direção dele também terminou a confecção do tapete na instituição. Uma pena, mas também um fato vencido pelo tempo. Ficam as fotos e as memórias dos mais antigos e também dos mais novos que por um curto espaço de tempo puderam experimentar dessa tradição.
Jogos Jurídicos em Nova Friburgo (1)
De hoje, 4, a domingo, 7, Nova Friburgo é sede dos Jogos Jurídicos e Jogos de Administração. O evento reúne estudantes de todas as instituições de ensino superior (públicas e privadas) do estado do Rio de Janeiro. Diversas modalidades esportivas serão disputadas, entre as quais futsal, futebol de campo, tênis, vôlei, basquete e handebol.
Jogos Jurídicos em Nova Friburgo (2)
Após o fatídico Jogos de Medicina (Orem), a cidade volta a receber competições universitárias envolvendo todo o Estado. Houve resistência por parte das autoridades, mas os organizadores das competições provaram histórico favorável em outras cidades e até mesmo em Nova Friburgo, que já sediou as competições. Garantem ser bem diferentes da “farra” de medicina.
Feriadão
Além dos Jogos Estudantis de Direito e Administração que por si só já encherão a cidade de visitantes, Nova Friburgo deve receber muitos turistas neste feriadão, sendo uma das cidades do Estado com maior ocupação na rede hoteleira. Para colaborar, o comércio está autorizado a abrir nesta quinta, 4.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário