Observatório – 19/05/2015

terça-feira, 19 de maio de 2015

Hoje é dia

  • do Defensor Público

O dia

Em 19 de maio de 1980, um mês após ser preso, Luiz Inácio Lula da Silva é libertado pelo então diretor do Dops, Romeu Tuma.

Um mal começo esperado

Os times do Rio de Janeiro continuam sem vencer na Série A. Fluminense, Flamengo e Vasco ainda não conseguiram marcar três pontos em duas rodadas da competição. O Botafogo tem sido a alegria do futebol carioca — a única. Claro, há que se considerar que a série B, disputada pelo alvinegro, tem um outro nível de dificuldade. Na mesma divisão, o Macaé não teve a mesma sorte da rodada inicial, perdeu para o Sampaio Corrêa. Já na série C, o representante do estado, o Madureira, estreou com empate diante do Caxias.

Apesar de estarmos apenas no início das competições nacionais, o drama do futebol carioca já era esperado. A grave crise financeira e de identidade pelas quais passam nossos times já podia ser identificada no Carioca.

A bem da verdade é que o futebol brasileiro passa por crise semelhante. Algo que não foi iniciado naquele fatídico 7 a 1 para a Alemanha. Aquilo foi apenas a constatação severa de um processo que vem se costurando desde o início dos anos 2000.

Apesar do Corinthians ter sido o único a vencer duas partidas, destaque mesmo, na minha opinião, para o Atlético-MG. Se minha intuição estiver certa, o título nacional tem tudo para permanecer no poderio mineiro. Apenas trocando de mãos, da raposa para o galo.

Ainda é cedo. Mas é evidente que reforços serão necessários, se os times cariocas quiserem brigar na ponta. Por enquanto, são times apenas para participarem. E, pela história e peso, os times do Rio não podem ser apenas participantes de luxo. Quanto a rebaixamento? Sinceramente, não tenho esse olhar apocalíptico. Flamengo, Fluminense e Vasco têm times para se manterem na elite, tanto quanto o Botafogo tem time para retornar à Série A.

Observando... 

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Folga no orçamento familiar é a menor desde 2009
  • Petrobras ganha autorização para captar até 3 bilhões de reais no mercado financeiro
  • Plataforma de gelo da Antártica se desintegra totalmente até 2020
  • Irlanda fará referendo com população sobre casamento gay
  • Luiz Fernando Guimarães revela insatisfação após 30 anos na Globo

Friburguense (1)

O Friburguense inicia os preparativos para a Copa Rio nesta semana. O próximo desafio é a Copa Rio, cujo objetivo do time é retornar ao Brasileiro da Série D em 2016. A Copa Rio, que deve começar no mês de setembro, é o caminho mais curto para isso. Com relação aos atletas emprestados para clubes da Série B Estadual, estes devem se juntar ao elenco apenas em julho. 

Friburguense (2)

Quanto a uma possível herança de vaga na Série D já neste ano, as possibilidades são cada vez mais remotas e há pouca esperança neste sentido. Resende e Volta Redonda confirmaram participação. A única desistência ainda possível é a do Duque de Caxias. Mas caso o Duque desista, a vaga é herdada pelo Bangu, que também teria que desistir para que o Friburguense pudesse ficar com ela.
  
IPVA

O Estado deu início à operação Pavio Curto. O objetivo é verificar eventuais devedores de IPVA em todo o estado, referente ao ano de 2014 e anteriores. A operação conjunta vai ser realizada em vários municípios fluminenses. São rebocados veículos que não apresentam o comprovante de licenciamento anual. Para retirar o veículo, é necessário pagar o IPVA, multa e a diária do depósito.

Novos quartéis dos Bombeiros

O plano estratégico do Corpo de Bombeiros prevê a implantação de um total de 20 novos quartéis até 2018. Para esse ano, não há previsão de novas unidades na região. Há um antigo sonho de implantação de unidade em Lumiar e em municípios da Região que ainda não contam com um grupamento da corporação militar.
 
UPCs

A partir do Sistema de Alerta e Alarme por sirenes implantado em 115 comunidades no estado, a maioria delas em Nova Friburgo, o Estado confirma mais outros 45 conjuntos de sirenes e 15 pluviômetros em municípios com alto risco de desastres naturais. 42 Unidades de Proteção Comunitária (UPCs) já estão presentes em Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis e Bom Jardim, o que não deve ser ampliado por agora.

Palavreando

Há aqueles que podem achar que a dependência é um mal, algo que traz infelicidade ou incapacidade. Talvez sejam tolos, talvez não.

Foto da galeria
Fotos de um olhar diferente. O drone possibilita não só uma visão aérea de diversos pontos de Nova Friburgo, mas com novas perspectivas. Vista das avenidas Comte Bittencourt e Galdino do Valle pelo lado do Paissandu. Foto de Rodrigo Cariello
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.