Colunas
Observatório - 21/04/2015

A final desejada
Botafogo e Vasco são os finalistas do Estadual 2015. É a final politicamente correta. Ambos brigaram e deram valor pelo Estadual, com discurso afinado dentro e fora de campo. Sinceramente, as reclamações de Flamengo e Fluminense perdem fundamento quando dizem uma coisa mas fazem outra. É o contraditório do dizer e fazer que tornam vazios os discursos de ambos.
Melhor na fase de pontuação, o Botafogo é o retrato da superação. Rebaixado no futebol nacional, com diretoria nova tendo que corrigir erros da administração anterior. O Vasco vem de uma disputa de segundona em que não fez boa campanha e com uma diretoria nova, igualmente tendo que corrigir equívocos da administração anterior. Times em construção, clubes em reconstrução.
De um lado, Eurico diz que o respeito voltou. Do outro, o Botafogo batalha pelo resgate de suas tradições. Salutar para o futebol carioca a final entre Botafogo e Vasco.
Serão, sem dúvida, dois jogos de muitas emoções. Mas que não se iludam. Tanto Botafogo como Vasco precisam se reforçar para o Campeonato Brasileiro. Não é preciso nem reafirmar o mesmo para Flamengo e Fluminense.
Evidentemente, pelo equilíbrio demonstrado em toda a competição, podemos dizer que os quatro grandes do Rio estão no mesmo barco. Não são times para conquistar títulos nacionais, a não ser que nos surpreendam muito.
Internet e telefone cortados (1)
O governo estadual teve algumas das suas linhas telefônicas e internet cortadas. A empresa diz que tomou a decisão após três anos de débito e uma dívida que chega a R$ 170 milhões. Para que a situação não ficasse pior, a concessionária decidiu poupar os aparelhos que atendem hospitais, escolas, delegacias e o Corpo de Bombeiros.
Internet e telefone cortados (2)
O governo do Rio não nega que esteja devendo, mas contesta o valor. Ainda segundo o governo, já existe uma “negociação avançada” para quitar as faturas. Enquanto a situação não se resolve, secretarias e autarquias estão com os telefones fixos e móveis mudos e sem internet.
Pedágio (1)
Caminhões e carretas já estão pagando pedágio mais barato por eixo suspenso na RJ-116. O benefício é uma das mudanças na Lei dos Caminhoneiros. A isenção do pedágio, nesses casos, já era uma reivindicação antiga dos caminhoneiros, que alegam ser uma economia para a categoria.
Pedágio (2)
A nova regra diz que “consideram-se vazios os veículos de transporte de carga que transpuserem as praças de pedágio com um ou mais eixos que mantiverem suspensos”. A lei também determina a ampliação de pontos de parada para descanso e repouso dos caminhoneiros.
Feriado
Durante o feriado de Tiradentes, a média geral de ocupação do interior do Estado é de 79,64%, chegando a 90% na Costa Verde e Região dos Lagos. A taxa de ocupação dos quartos no Vale do Café chega a 85%. Na Região Serrana, o índice é bem menor — 55%. No feriado de São Jorge, a Costa Verde lidera a procura, com ocupação de 79,5%, seguida pela Região dos Lagos (70,5%), Vale do Café (66,5%) e Região Serrana (50%).
Hoje é dia
- de Tiradentes
- Nacional da Polícia Militar e Civil
- do Metalúrgico
- da Latinidade
- Nacional pela Paz no Trânsito
- da União Nacional
O dia
Em 21 de abril de 1997, o índio pataxó Galdino Jesus dos Santos morreu aos 44 anos depois de ter sido queimado vivo por cinco jovens de classe média/alta que o encontraram dormindo em um ponto de ônibus de Brasília.
Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- Estudo mostra que jovens devem ser os mais afetados com lei de terceirização
- Nova espécie de rã transparente é encontrada na Costa Rica
- Projeto pretende transformar corpos humanos em adubo
- Após eliminação, Luxemburgo cobra reforços no Flamengo
- Inspirada na web, Globo estreia jornalístico de 1 minuto

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário