As preocupações da Unesco com as metas da educação

terça-feira, 14 de abril de 2015

Uma organização internacional, como a Unesco, tem de estar preocupada com a quantidade de crianças fora da escola em vários países e com uma quantidade ainda maior que não consegue concluir a educação básica.

O Brasil está com uma quantidade superior aos 95% frequentando a escola básica, porém, nosso problema é um pouco diferente: as crianças concluem, mas não aprendem o que deveriam. 

Retrata bem esta questão uma pergunta que ouvi de um professor, há três anos, num município que assessorava: - Se todos aprenderem quem vai trabalhar para nós?

Esta é a questão que preocupa a Unesco. Países que não investem em educação porque acreditam na exportação de comodities, acabando por produzir o que chamamos de pesado e barato. Uma tonelada de minério de ferro custa barato. Um chip para computadores é muito leve, mas agrega valor oriundo do conhecimento e custa muito caro. 

Os investimentos em educação visam melhorar a performance econômica dos países através do leve e caro, distribuindo assim mais renda e permitindo saltos do produto interno bruto.

A Unesco observa que muitos países não chegam a investir o mínimo que se espera do PIB em educação, em torno de 4%. Mas este dado pode não ser claro porque alguns países mais carentes têm um PIB muito baixo.

Quando informamos que um país investe 6% ou 8% de seu produto bruto em educação precisamos saber qual o valor total de seu PIB. Por esta razão, quando no Brasil atingirmos a meta do II PNE, em 2024, aplicando 10% do nosso PIB, só faremos grandes diferenças se aumentarmos o que produzimos de quatro para sete trilhões de reais por ano, caso contrário, o investimento de 10% preconizado pelo II PNE será insuficiente.

Como se vê, as preocupações da Unesco procedem porque se os mais pobres não conseguem concluir o ensino básico em muitos países ou, se ao concluírem, não aprenderam o suficiente, alguém terá de sustentá-los, seja com programas nacionais ou internacionais de ajuda.

TAGS:

Hamilton Werneck

Hamilton Werneck

Eis um homem que representa com exatidão o significado da palavra “mestre”. Pedagogo, palestrante e educador, Hamilton Werneck compartilha com os leitores de A VOZ DA SERRA, todas as quartas, sua vasta experiência com a Educação no Brasil.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.