OBSERVATÓRIO - 02/04/2015

quarta-feira, 01 de abril de 2015

Hoje é dia

  • Mundial de Conscientização do Autismo
  • Internacional do Livro Infanto-juvenil
  • da Identificação Leonística
  • do Propagandista


O dia

Há exatos dez anos, morria no Vaticano, aos 84 anos, o Papa João Paulo II. Dois meses antes, ele havia sido internado duas vezes por causa de problemas respiratórios e chegou a fazer uma traqueostomia, o que lhe tirou a capacidade de falar. O sumo-pontífice teve o terceiro papado mais longo da história.

 

Filhos da ditadura também têm direito à liberdade

No último dia 31, o Golpe Militar completou 51 anos. Dias tristes para o Brasil num luto de 21 anos sem democracia plena. Triste mesmo é ver, com todo respeito, verdadeiros imbecis se manifestando nas redes sociais a favor da ditadura. Talvez não tenham tido um parente ou um vizinho morto. Possivelmente, pouco conhecem de história e humanidade. No entanto, se beneficiam da liberdade que vigora e conquistada a custo de muito sangue. Graças aos que lutaram contra a ditadura militar, hoje eles podem se manifestar como querem, onde bem entendem.  

As ditaduras ainda persistem, disfarçadas por uma ordem democrática que nem sempre existe. As ditaduras sufocam. As ditaduras matam. Oficiais ou disfarçadas — matam e sufocam. 

Há muito a avançar! Mas mesmo a ditadura oculta dos poderes diversos, midiáticos, políticos e econômicos, ainda é menos pior que a ditadura oficial como a que visitou o Brasil. Ditadura nunca mais! Liberdade para sempre!

Insisto: é de extrema ignorância dizer que a ditadura fez bem ou fará bem ao país! Em nenhum sentido a ditadura fez bem ou fará bem ao Brasil. Esses que defendem a ditadura em nome de uma pauta conservadora não sabem o que fazem. São exatamente filhos do desserviço que a ditadura militar prestou à nação e perdura ainda em lastros que acompanham gerações. Não culpo-os, mas é difícil entendê-los.   

O Brasil sofre ainda as marcas da ditadura. Seja pelo atraso na educação política ou pelas dívidas deixadas na tentativa de vender a ideia de Brasil do futuro! Não se combate corrupção com ditadura. Até porque a ditadura também teve corrupção, com a diferença de que os que estavam no poder não podiam ser investigados. Corrupção de jeito nenhum. Só avançaremos, no entanto, com nova consciência coletiva e revolução ética aliada à punição severa.    

Todo povo deve ter direito à liberdade de se expressar. Todo povo deve ter direito a escolher! A grande igualdade é o sonho de liberdade igual para todos! 

Ame-o ou deixe-o nunca mais! Lute por amá-lo ou deixe-o por não querer lutar! Não importa se de direita ou de esquerda, ditadura nunca mais! E que haja a divina liberdade de combater as ditaduras disfarçadas que ainda assolam nossos dias!

 

RioCard (1)

O Tribunal de Contas do Estado suspendeu o repasse de verbas à Riocard. Os conselheiros exigem informações, já solicitadas, sobre o montante e o destino dos créditos expirados após um ano de validade do cartão. A RioCard alega que os recursos não são públicos, e por isso não estariam sujeitos à fiscalização do Tribunal de Contas.


RioCard (2)

Ao realizar o processo, os técnicos constataram várias irregularidades, como, por exemplo, cartões emitidos com números de CPF de crianças com menos de cinco anos de idade, que não pagam passagem. O governo do estado apresentou um conjunto de novas medidas para aumentar o controle sobre a utilização do Bilhete Único Intermunicipal.

 

Friburguense (1)

Em condições normais, ou seja, com times principais e titulares, o Friburguense jamais venceu o Vasco em uma partida oficial. As únicas vitórias foram diante de um profissional do Friburguense contra um time de juniores ou totalmente de reservas cruzmaltino. O Friburguense também jamais venceu o Flamengo. O retrospecto negativo não tira a responsabilidade do time de Gerson Andreotti ao menos conquistar um empate.


Friburguense (2)

A partida contra o Vasco marca a despedida do Friburguense de sua torcida. Pode ser, inclusive, o último jogo do ano no Eduardo Guinle. Não se leva em conta aí a desinteressante Copa Rio. Sem chances de vaga na Série D do Brasileiro, dependendo de desistências para competir, o Friburguense agora foca no G-10 para jogar direto na fase principal do Estadual 2016 e até mesmo contra o rebaixamento. O time acumula dez jogos sem vitória. 


Observando... 

Cinco notícias que talvez você não tenha visto:

- Brasil busca nos EUA investimentos em pesquisa e desenvolvimento

- Segundo novo estudo, Anne Frank morreu antes do que se acreditava

- Celular da Microsoft, Lumia 640, chega ao Brasil com preços a partir de R$ 799

- Bacci acerta volta para Record após deixar Band

- Cantor Latino revela ter uma nona filha de 22 anos


Palavreando

Podemos ser convictos no amor e o amor é um ideal. Podemos ser convictos na fé e a fé é um ideal. Podemos ser convictos em nós mesmos e cada um de nós é um ideal.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.