OBSERVATÓRIO - 04/03/2015

terça-feira, 03 de março de 2015
O município vizinho de Santa Maria Madalena está impedido de receber verbas estaduais. Segundo o prefeito Clementino, a não pavimentação de uma estrada que consta como obra finalizada travou a liberação de verbas. Ou o município termina com recursos próprios ou o entrave prossegue. O problema é que a empreiteira recebeu o valor total do Estado com a autorização de repasses (salvo melhor juízo — indevidos) da Prefeitura, mas não terminou o serviço
O município vizinho de Santa Maria Madalena está impedido de receber verbas estaduais. Segundo o prefeito Clementino, a não pavimentação de uma estrada que consta como obra finalizada travou a liberação de verbas. Ou o município termina com recursos próprios ou o entrave prossegue. O problema é que a empreiteira recebeu o valor total do Estado com a autorização de repasses (salvo melhor juízo — indevidos) da Prefeitura, mas não terminou o serviço

Hoje é dia

  • Não há comemorações hoje

 

O dia

Em 4 de março de 1861, Abraham Lincoln tomou posse como presidente dos Estados Unidos. Durante sua gestão, a escravidão no país norte-americano foi abolida e começou a guerra civil americana. Ele foi reeleito e, logo no início de seu segundo mandato, a guerra terminou e Lincoln foi assassinado.

 

Aos queridos Dora e Caetano

Quando olhar para o relógio, lembrarei que carrego no pulso a missão de ser feliz enquanto o tempo passa. E o tempo passa rápido e não podemos prever nada, absolutamente nada do que acontecerá. É preciso aproveitar a vida — alguém nos aconselha. Sigamos o conselho. Quando usar a gravata, saberei também que é preciso responsabilidade. Não a responsabilidade chata de simplesmente cumprir tarefas. Mas a tal responsabilidade do cuidado. A responsabilidade expressa na música que diz que é preciso cuidar do broto para que a vida nos dê flor e fruto. Essa responsabilidade tem a ver com amor. Tão sereno e forte é o amor.

Um pai e uma mãe experimentam o amor. Os melhores pais e mães experimentam o amor na sua máxima potência. Por mais que pareça que o amor possa ser sofrido, especialmente na perda, ele é sábio. Aprender com a sabedoria do amor nem sempre é fácil de compreender. Às vezes, é necessário ver a árvore crescer no jardim de grama verde para começar a entender. Paciência e observância. Nesse dever, apenas a fé... Somente a fé nos permite paciência e observância para não julgar, não se julgar, condenar o universo. Porque é natural que se passe pela cabeça certa raiva de fatos que não gostaríamos de ter que passar. Mas passamos sem esquecer o bom passado que nos presenteia a leve nostalgia que mostra... Como fomos felizes. Como a felicidade passada pode sustentar e motivar a felicidade futura.   

Certos sorrisos e vozes nos marcam. Não por serem mais ou menos bonitos. Mas pelo jeito. Há certos jeitos que são tão marcantes que não fogem de nossas lembranças. E nas lembranças — orgulho do que lembramos. Há um anjo sussurrando no ouvido: haverá reencontro. Mas espera no amor. Pois se o amor daqui aproxima, o mesmo amor possibilita a tão verdadeira e coerente eternidade. 

Laços de alma jamais se desfazem.

 

Película proibida

A partir de abril, está proibida a utilização de qualquer tipo de película nos vidros dos veículos das autoescolas destinados a aprendizagem. A medida — publicada no Diário Oficial desta semana — tem como objetivo impedir que a falta de visibilidade prejudique a avaliação dos examinadores nas provas práticas de direção. O descumprimento da regra poderá até levar a cassação do credenciamento.


Bebidas em estádios (1)

A polêmica sobre a venda de bebidas nos estádios volta e meia retorna. A proibição deve voltar a ser suspensa, mas apenas nos Jogos Olímpicos de 2016. O assunto vem sendo discutido nas reuniões do COI, que teme o afastamento de grandes empresas patrocinadoras. A solução encontrada é baseada na experiência da Copa do Mundo: liberar a venda de cerveja somente durante o evento. 


Bebidas em estádios (2)

Enquanto isso, clubes de futebol buscam um consenso para brigar pela modificação da lei. Alegam prejuízos e argumentam que a venda acontece próximo aos locais dos jogos. Ou seja, de nada adianta a proibição da venda no estádio, se o torcedor pode já chegar embriagado. A experiência positiva da Copa do Mundo de 2014 é base também para a modificação da regra atual.


HPV (1)

A Campanha Nacional de Combate ao HPV voltada a meninas na faixa etária de 9 a 11 anos, 11 meses e 29 dias de idade também beneficia Nova Friburgo. A vacina está sendo oferecida em todos os postos de saúde e em algumas escolas das redes pública e particular do município. O esquema vacinal contra o HPV é dividido em três doses.


HPV (2)

A vacina estará disponível também nos postos da rede pública durante todo o ano, como parte da rotina de imunização. Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

 

Observando... 

Cinco notícias que talvez você não tenha visto:

- Estudo aponta que maioria dos casos de abuso sexual ocorre na infância

- Gol perde vendas e Fox vira carro-chefe da Volkswagen

- Empresa promete maior navio de cruzeiros do mundo para 2016 com até 5.479 passageiros

- Bilheteria do cinema da China ultrapassa a dos EUA pela primeira vez

- Eurico Miranda fala em discutir volta do mata-mata ao Brasileiro no futuro


Palavreando

Quando o futuro não importa, você valoriza mais o que tem agora, o que é agora. Você se entrega a você. Você é o que é. Simplesmente, é você mesmo.   



TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.