Colunas
Sol e calor podem estragar suas férias
segunda-feira, 19 de janeiro de 2015
Todo verão surgem queixas semelhantes. Uma terrível e incômoda irritação, com muita coceira na região genital. As pacientes ligam para seus ginecologistas dos lugares mais distantes, onde estejam passando férias. Calor, muitas horas todos os dias com os biquínis ou maiôs molhados, sentadas na areia quente, tudo favorecendo o aparecimento de micoses naquela parte do corpo. Os tratamentos são bastante simples, mas até conseguirem falar com seus médicos e comprar o remédio correto lá se vai um bom tempo, e haja coceira!
Mas quem dera que este fosse o único problema de saúde no verão. Infelizmente, coisas muito mais sérias podem acontecer com todos aqueles que escolhem esta estação quente — e bota quente nisto — para curtir alguns dias de lazer com suas famílias, principalmente nas praias. As crianças e os idosos são um grupo de risco nestas épocas. Além das doenças de pele, como as micoses e as brotoejas, que irritam principalmente as dobras da pele como as virilhas, podem acontecer as graves queimaduras da pele, devido à exposição ao sol por longas horas e em períodos do dia mais perigosos, como das onze até as três da tarde, e muitas vezes sem usar os cremes de proteção solar. Também podem acontecer vômitos e diarreias por ingestão de algum alimento ou líquido contaminado, principalmente se for à base de maionese. Quando os problemas forem mais simples, pequenos cuidados em casa podem ajudar a resolvê-los. Para a ameaça de desidratação, pode-se fazer o soro caseiro ou comprar nas farmácias os preparados que são vendidos em saches, e misturados a água ou sucos de frutas e devem ser ingeridos várias vezes ao dia até que a pessoa melhore. As queimaduras da pele, sem maior gravidade, apenas com vermelhidão e ardência, podem ser bem resolvidas com o uso de algum creme hidratante e a colocação de toalhas molhadas em água bem fria sobre o local, devendo as mesmas serem trocadas várias vezes ao dia até que a vermelhidão desapareça.
Assim sendo, vamos ouvir estes conselhos que são bons e fáceis de seguir. Como já dizia a vovó Neném, bom senso e caldo de galinha não fazem mal a ninguém! E aproveitem suas férias com cuidado.
Dr. Norberto Louback Rocha
A Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário