OBSERVATÓRIO - 10/12/2014

terça-feira, 09 de dezembro de 2014

Hoje é dia

da Declaração Universal dos Direitos Humanos

do Alcoólatra Recuperado

do Palhaço


O dia

Há exatos 113 anos, era entregue pela primeira vez, em Estocolmo, na Suécia, o Prêmio Nobel, nas categorias de Física, Química, Medicina, Literatura e Paz. O Prêmio Nobel é entregue todos os anos, até hoje.

 

O valor da doação

Natal é época em que as pessoas estão de coração aberto e por isso mais generosas. Muitas se preocupam mais com o Natal dos outros do que com o seu próprio Natal. Isso me faz lembrar uma conversa que tive com um casal de idosos que desde muito cedo aprendeu o valor da doação. Não importando como estavam financeiramente, eles sempre, anonimamente, fazem a sua parte.

Diziam-me eles: "Já tivemos Natais paupérrimos e Natais em que podíamos ajudar muito e ajudamos em ambas as condições. Isso porque o mais belo em doar não é quanto, mais o esforço que se faz para se dividir o que tem e não importa o quanto se tem”.

A grande verdade é que quem doa de coração fica mais feliz do que quem recebe a doação. Fazer isso é bom demais, não só no natal, como se possível, em todas as épocas do ano.

Mas por que doar no Natal? O Natal reacende na gente a chama do amor. Quando se fala em nascimento, renascimento do Menino Jesus, se fala na verdade do nascimento do amor. E quando nos lembramos da razão da data, o amor renasce. É fácil amar os seus. Mas é mais lindo ainda amar o outro que sequer conhecemos, mas que nem por isso deixa de ser também nosso irmão.

Não esqueço o que aquele casal me dizia: "O bom samaritano é aquele que na verdade vê o próximo não como um ser menor, ou um meio para determinado fim, mas sim como igual que merece respeito, dedicação e carinho com desprendimento”. 

Sou convicto como eles de que doar faz um bem maior a quem doa do que propriamente para quem recebe. 


Novas regras da lei antifumo (1)

Já estão em vigor as novas regras da Lei antifumo. Amplia a proibição de fumar em locais fechados, além de determinar o fim da propaganda de cigarros. As regras extinguem os fumódromos em ambientes coletivos e ampliam as mensagens de alerta em maços de cigarro vendidos no país.


Novas regras da lei antifumo (2)

 Os fumantes, no entanto, não devem ser fiscalizados. Pode ser punido somente o estabelecimento que desobedecer as normas. Locais de comércio e restaurantes, por exemplo, devem orientar os clientes sobre a lei e pedir para que não fumem. Eles podem, inclusive, chamar a polícia quando alguém se recusar a apagar o cigarro.


Novas regras da lei antifumo (3)

Qualquer propaganda de cigarro está proibida. Inclusive nos painéis para anúncios nos estabelecimentos comerciais. A partir de janeiro de 2016, 30% do espaço na parte frontal da embalagem vai ser destinado a mensagens de alerta. As multas variam de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão, de acordo com a infração.


Concurso para professores do estado (1)

O governo do estado vai realizar novo concurso para o magistério. A autorização para o processo seletivo já foi publicada no Diário Oficial. A oferta inicial será de 1.697 vagas, sendo 982 para docentes com carga horária de 30 horas semanais e 715 para professores de 16 horas. 

 

Concurso para professores do estado (2)

Com previsão de publicação de edital para este mês, o concurso contemplará as disciplinas de Biologia, Ciências Físicas e Biológicas, Física, Matemática, Química, Filosofia, Geografia, História, Sociologia, Artes, Educação Física, Língua Portuguesa/Literatura e Línguas Estrangeiras. Haverá prova objetiva e avaliação de títulos. As inscrições devem começar também em dezembro.

 

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

- Mulher é acusada de encomendar a morte da nova família do ex-marido

- Desigualdade subiu nos países ricos e cortou crescimento

- Procuradoria investe contra cessão de emissoras de TV a igrejas

- Comentarista PVC troca a ESPN Brasil pela Fox Sports

- Novela Carrossel vai virar filme e terá presença de parte do elenco


Palavreando

Sem a incerteza, o destino perderia sua razão de existir.

 

Importados dos Estados Unidos, começarão a funcionar os dois equipamentos para monitorar chuvas no Estado do Rio.

Técnicos do Inea passam por treinamento para operar os dois radares meteorológicos que vão monitorar

as chuvas em todo território fluminense a partir dos próximos dias



TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.