OBSERVATÓRIO - 20/11/2014

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Hoje é dia

  • Nacional da Consciência Negra
  • de Zumbi
  • Municipal da Colônia Pan-Africana
  • do Auditor Interno
  • do Biomédico
  • da Declaração dos Direitos da Criança
  • do Profissional Liberal Universitário

 

O dia

Em 20 de novembro de 1971, uma tragédia no Rio de Janeiro. O elevado sobre a Avenida Paulo de Frontim, que estava em fase de acabamento, desabou matando 29 pessoas.


Cidade dos Negros

Eu sou negro! 

Por mais que meu nome de descendência portuguesa me entregue, eu sou negro!

Tenho os lábios e os cabelos grossos e o nariz achatado. Marcas genéticas de minha avó mulata e meu bisavô negro. Mas, acima de tudo, tenho a alma de negro. 

Negros que construíram esse país e também essa cidade. Todos nós somos negros, e não venha com essa que somos apenas a Suíça brasileira. Somos também a África, a Alemanha, o Líbano, a Áustria, a Hungria, o Japão brasileiro. Somos o terreiro, o jongo, a quadra da escola de samba, a feijoada, a capoeira. 

E em sua história singular e pioneira, em Nova Friburgo foi hasteada pela primeira vez no Brasil, em sua panóplia oficial de bandeiras, o estandarte da Consciência Negra. Um ato de reconhecimento por essa raça que tanto engrandeceu o Brasil e engrandece Nova Friburgo. Nós, negros, construímos essa cidade.

Eu sou negro! E você também é. Você que se considera brasileiro. Você que se orgulha de ser friburguense. Você é negro! Todos nós somos, pois a consciência não está na pele, mas na história que nos liga!


Carnaval 2015 (1)

Parece que realmente o carnaval de Nova Friburgo ficará mais vazio em 2015. Ao que tudo indica, não deverá haver maiores novidades e apenas uma escola de samba desfilará. A Unidos da Saudade. A atual campeã, Vilage, além de Imperatriz, Alunão e Acadêmicos do Prado não desfilarão. O Prado não desfila desde 2013. O Alunão ficou ausente em 2014.


Carnaval 2015 (2)

A Vilage deixará de desfilar pela 1ª vez na história recente em que acumula títulos, além de ter promovido a revolução dos desfiles, posteriormente acompanhada pela Unidos da Saudade. Dos quatro blocos, três estão dispostos a desfilar: Unidos do Imperador, Raio de Luar e Globo de Ouro. Dessa forma, a tendência é que exista apenas um dia de desfile com a Saudade e os três blocos, sem concurso oficial.


ICMS Verde (1)

A partir de 2015, os municípios que garantirem destinação adequada ao óleo de cozinha usado poderão arrecadar mais recursos do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) Verde. Este quesito será uma componente do cálculo de Destino do Lixo, um dos critérios exigidos para pontuação. 


ICMS Verde (2)

Resende, Nova Iguaçu, Itaperuna e Cabo Frio são destaques nesse tipo de descarte. Nova Friburgo ainda engatinha. Por meio do Prove (Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal), a Secretaria Estadual do Ambiente apoia os municípios e fornece logística para as cooperativas, como veículos para o recolhimento do produto e sensibilização social.

 

Observando... 

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

- Após 27 anos, Gol perde liderança de vendas de carros no Brasil. Agora é do Pálio

- Chega ao Brasil ônibus urbano movido a fezes de galinha

- Robô espacial encontra moléculas orgânicas e gelo duro em cometa

- Pato Fu volta às inéditas após sete anos

- Após criticar Jornal Nacional, Patrícia Poeta fica na "geladeira”


Palavreando

As pessoas se querem, mas se afastam. As pessoas não querem ficar sozinhas, mas se isolam. 

 

Mesa de licitação do Hospital do Câncer de Nova Friburgo. O momento histórico para Nova Friburgo

ainda terá muitos novos capítulos. Quatro empresas participam do certame. A torcida agora é para

que após o resultado não haja recursos, a fim de que as obras iniciem já nas próximas semanas 



TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.