Colunas
OBSERVATÓRIO - 15/10/2014
terça-feira, 14 de outubro de 2014
Hoje é dia
- do Professor
- do Caçador
- do Calendário
- do Juiz de Casamento
- da Prevenção das Doenças do Coração
- Mundial da Bengala Branca
O dia
Há exatos 21 anos, Nelson Mandela, líder do Congresso Nacional Africano, e F.W. de Klerk, presidente da África do Sul, ganharam o Prêmio Nobel da Paz pela luta contra o apartheid. Mandela logo depois viria a ser presidente.
Reflexões no Dia do Professor
Educar não pode ser visto como uma tarefa, mas sim como uma missão de vida. O dia é de celebração daqueles que dedicam suas vidas a essa arte! Mas quanto a sociedade e o Poder Público têm celebrado esses artistas?
Educação virou número no Brasil. E números são frios. As estatísticas tomaram o lugar da qualidade, abocanharam a importância do olhar profundo e o tocar a alma. Ar-condicionado se tornou mais importante do que aquele que faz a educação acontecer: o professor.
É preocupante, igualmente, a qualidade da formação dos novos professores. Quem educará nossos pequenos?
Estamos diante de um enorme desafio social, mais do que político. O tipo de país que queremos passa diretamente pela reflexão de que tipo de educação vislumbramos. Educação é muito mais do que passar conhecimentos.
É preciso melhorar, substancialmente, a qualidade da formação dos professores; a capacitação continuada é imprescindível desde que acompanhada de salários dignos. É necessário defender os profissionais de educação, devolvendo seus poderes contra a judicialização também do educar. O Brasil, até na educação, é cada vez mais um país de burocratas. E não dá para burocratizar a educação. É inaceitável!
No mais, parabéns a cada educador neste 15 de outubro. Que não seja só mais um 15 de outubro, mas que sirva de marco reflexivo para ao menos a intenção de novos tempos.
Observando...
Cinco notícias que talvez você não viu:
- Justiça dá licença-maternidade a pai solteiro que adotou garoto
- Relação de amor e ódio entre irmãos tem explicação científica
- Dilma afirma que ajudará Lula a voltar à Presidência em 2018
- Robert Downey Jr. vai reviver o Homem de Ferro em "Capitão América 3”
- Luxemburgo está há quase 3 meses sem contrato com Flamengo, por divergências
Carnaval 2015 (1)
O tricampeão de sambas na Imperatriz Leopoldinense, o friburguense Jeferson Lima, não será o autor do samba da agremiação carioca. Mas chegou bem perto. O samba da parceria de Jeferson Lima e Cia. foi eliminado nas semifinais, ficando fora da grande final, que será realizada no próximo domingo, 19. Lembrando que, em 2010, como autor do samba que a Imperatriz levou para a Sapucaí, Jefinho conquistou o cobiçado Estandarte de Ouro de melhor samba.
Carnaval 2015 (2)
Preocupante a situação do carnaval friburguense para 2015. Neste momento, apenas uma das cinco escolas garante que desfila, a Unidos da Saudade. As demais, neste instante, acenam com a impossibilidade de desfilar. Nos bastidores, já se organiza apenas um dia de desfile, com Saudade e blocos de enredo.
Concurso TJ-RJ (1)
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro abriu concurso para nível superior objetivando preencher 118 vagas nas áreas de Execução de Mandados, Comissão de Justiça da Infância, Psicólogo e Assistente Social. Remuneração da função é de R$ 5.794,26. Os aprovados e empossados conforme as regras do edital serão lotados nas 11 unidades administrativas do órgão, entre os quais Nova Friburgo.
Concurso TJ-RJ (2)
As inscrições no concurso poderão ser feitas no período de 13 de outubro a 3 de novembro de 2014, pelo site da FGV. A taxa de participação no concurso é de R$ 68,00. Os inscritos passarão por prova objetiva com 70 questões sobre várias áreas de conhecimento, e prova discursiva com 2 questões. As avaliações ocorrerão em 11 locais, entre os quais, Nova Friburgo.
Palavreando
Se pudesse ter direito às certezas, se pudesse escolher uma só certeza, a primeira e última seria essa: é preciso estar apaixonado.

No Dia do Professor, relembro a minha alfabetizadora. Tia Carminha foi minha professora, na alfabetização,
na Escola Batista, em Olaria. Lembro, com imenso carinho, da sua paciência e serenidade para ensinar
as vogais, consoantes e as primeiras lições de matemática. Obrigado, Tia Carminha!

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário