Assembleias à espera de sacerdotes

segunda-feira, 08 de setembro de 2014

Caros amigos, o tema do Ano Eucarístico, "Eucaristia e Missão”, leva-nos hoje a uma reflexão mais prática. A Diocese de Nova Friburgo possui atualmente 55 paróquias, e mais três paróquias em vistas de criação, mas, na realidade, são mais de 400 comunidades católicas a serem atendidas pelo serviço da Palavra e dos Sacramentos.

Basta esta breve e geral perspectiva para concluir que há muito a ser feito. De fato, para a evangelização destas comunidades contamos com os padres diocesanos e religiosos, as congregações femininas, ministros extraordinários, leigas consagradas, seminaristas e demais leigos que auxiliam na evangelização desta nossa Igreja particular.

Todas as comunidades precisam ser atendidas de algum modo. A este respeito, o último Sínodo sobre a Sagrada Eucaristia (2005) ordena alguns pontos muito importantes para nossa vida de fé (Cfr. Propositio, 10; Sacramentum Caritatis, 75). Baseio-me nestes pontos para as seguintes considerações:

1 - Quando nas comunidades não há Missa por carência de sacerdotes, "o Sínodo recomendou aos fiéis que fossem a uma das igrejas da Diocese onde está garantida a presença dos sacerdotes, mesmo que isto lhes exija um pouco de sacrifício”;

2 - Aos sacerdotes é pedida "uma efetiva e concreta disponibilidade para visitarem, com a maior assiduidade possível, as comunidades que estão confiadas ao seu cuidado”;

3 - Nos casos, entretanto, onde a participação se torna praticamente impossível para os fiéis, "as comunidades se reúnam igualmente para louvar o Senhor e fazer memória do dia a Ele dedicado”. "A solicitude pastoral da Igreja deve, neste caso, exprimir-se vigiando que a liturgia da palavra — organizada sob a guia de um diácono ou de um responsável delegado pela autoridade competente — se realize segundo um ritual específico elaborado pelas Conferências Episcopais e para tal fim aprovado por elas”;

4 - Também, "compete aos Ordinários conceder a faculdade de distribuir a comunhão nestas liturgias ponderando atentamente a conveniência da escolha a fazer”;

5 - E, por último, "a importância da função dos leigos (...) jamais deve ofuscar o ministério insubstituível dos sacerdotes na vida da Igreja”. Por isso as "Celebrações da Palavra” não podem ser confundidas com "pequenas missas”.

A atenção e cuidado que a Igreja pede neste ponto de contato entre a "Eucaristia” e a "Missão” revela a importância das considerações deste Ano Eucarístico. Tenho certeza que seremos enriquecidos com um amor mais profundo à Eucaristia e um desejo ainda mais ardoroso de evangelizar.


Dom Edney Gouvêa Mattoso,

Bispo Diocesano de Nova Friburgo

TAGS:

Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.