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Aprender significa resolver problemas?
terça-feira, 26 de agosto de 2014
Sim. Aprender é saber resolver problemas porque significa que alguns princípios adquiridos podem ser usados em utilidades diversas. Um dos teóricos da aprendizagem, Robert Gagné, afirma isto em obras escritas na década de setenta.
Mais uma vez os resultados do Pisa refletem a baixa capacidade dos alunos brasileiros resolverem problemas e isto reflete o tipo de ensino que desenvolvemos. O que a escola mais faz é desenvolver exercícios onde há uma pergunta e uma resposta. Nada mais que um questionário. Raramente o aluno se depara com uma situação problema. As avaliações concentram-se no conhecimento e nem sequer chegam à aplicação deste conhecimento.
Os países da OCDE que se interessam pelos resultados do Pisa querem uma escola que prepare alunos para solucionar problemas em várias situações que a vida os colocar. Nós ainda estamos desenvolvendo um aspecto, apenas, da aprendizagem que poderia, dentro de uma perspectiva mais acanhada, permitir que um aluno decore um texto e responda corretamente sem nada entender.
De modo contrário, para resolver problemas ele não pode ter os conhecimentos adquiridos somente de memória. Esta é a grande diferença.
Quando o aluno resolve problemas ele pensa — e este aspecto é dos mais importantes no aprendizado.
Como nossa escola trabalha? Ela manda o aluno somar 10 + 10 e fica feliz quando a resposta retorna com o número 20. Mais ainda, se a escola manda adicionar 50 ao número 20 e obtém a resposta 70! Até aí nós vamos. Um pequeno problema com esses mesmos dados poderia ser assim: dez e dez não são vinte e, se adicionarmos cinquenta, encontramos onze! De que instrumento estou falando? Para solucionar o aluno deve pensar e, sobretudo, verificar que os resultados com os conhecimentos da soma não solucionam este problema. Ele deverá pensar até chegar ao relógio. Dez horas e dez minutos não são vinte e, se somarmos cinquenta, chegaremos às onze horas.
Gagné afirma que "graças aos processos de combinação de princípios antigos e novos, o aluno adquire uma reserva de habilidades”. Isto significa que o ser humano está dotado de uma qualidade que permite combinar os princípios antigos com os novos.
Isto é o que a escola precisa fazer. E não se trata de mudar a metodologia para atender ao Pisa, trata-se, sim, de preparar os alunos para situações diversas que a vida lhes apresentar.
Prof. Hamilton Werneck é pedagogo, escritor e palestrante.
Hamilton Werneck
Hamilton Werneck
Eis um homem que representa com exatidão o significado da palavra “mestre”. Pedagogo, palestrante e educador, Hamilton Werneck compartilha com os leitores de A VOZ DA SERRA, todas as quartas, sua vasta experiência com a Educação no Brasil.
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