Observatório - 10/06/2014

segunda-feira, 09 de junho de 2014

Hoje é dia

da Artilharia

da Língua Portuguesa

Internacional da Liberdade de Imprensa

da Raça


O dia

Há 68 anos chegava ao fim a monarquia na Itália. Um plebiscito decidiu pela criação da República Italiana. A família real deixou o país e o governo foi assumido pelo Partido Democrata Cristão.


Dia dos Namorados

Primeiro foi o olhar... Daqueles que buscam ser despercebidos querendo ser percebidos. Depois o flerte com expressões faciais e recados mais explícitos. Até que veio a fala, daquelas que puxam assunto sem ter assunto, mas que por fascínio, curiosidade ou só educação mesmo fazem com que o diálogo exista... E do diálogo em diante, tudo pode acontecer.

As fantasias vão debaixo do braço, mas se sentem mais fortes no peito, que é onde os adereços desfilam. Sorte de encontrar. Acaso se esbarrar. O beijo que não vem mantém acesa a chama que chama para sair. E, ao deitar, solitariamente no travesseiro viaja nos olhos que afetam seus sentidos de afeto incomum pronto para florescer. E você fica certo de ser só amigo, mas se depara com a realidade de que quer amizade e algo mais.

O algo a mais vem com o tempo, e você passa a dizer: eu tenho namorado! Eu tenho namorada!

O Dia dos Namorados serve para lembrar dessas coisinhas miúdas e marcantes que fazem a história de qualquer relacionamento. Se todos se lembrassem do dia em que se conheceram, de cada detalhe que não escapa nos instantes de conquista e o que fizeram para estar juntos, certamente todo namoro seria feliz ao extremo. Porque não há nada melhor do que o início de um relacionamento. E o início pode se estender... E ainda que venha o fim, não é só porque terminou que um namoro pode ser taxado de infeliz! Terá sempre o começo de tudo. Inúmeros momentos de companheirismo e alegrias, que ilustrariam com louvor as novelas, os filmes e os livros.

Dia dos Namorados serve para dar presentes! Desses presentinhos clichês aos criativos, aqueles feitos com as próprias mãos. Aliás, a data permite toda licença poética! Dia dos Namorados serve para fabricar instantes especiais, como ir ao restaurante caro ou no McDonald’s mesmo! Dia dos Namorados serve para comprar charuto para ele, bichinho de pelúcia para ela. Dia dos Namorados serve para escrever cartões e fazer declarações de que "se estou com você, estou bem” ou simplesmente receber aquelas três palavrinhas que todo mundo quer ouvir: "Vamos ficar pelados!”. Dia dos Namorados serve para cantar músicas do Wando, ver comédia romântica, juntos, bem agarradinhos. Dia dos Namorados serve para namorar como nos outros dias, mas talvez peça um pouquinho mais de romantismo, novidade. Se você está namorando, não deixe a data passar em branco, nem que seja com um beijinho, uma rosa ou um telefonema surpresa. Não estou falando da comercialização da data. Pode-se conviver com ela, mas não dá para conviver com a indiferença de que é apenas mais um dia, mesmo sendo abertura da Copa do Mundo.

E se você não estiver namorando, nada de ficar chateado. Simplesmente fique feliz por todos os outros que estão e vá à procura, fique atento à sua volta ou apenas espere, com a tranquilidade de quem está bem consigo mesmo. Na hora certa, no seu momento, vem aquele namoro curto, longo, de pura enrolação ou aquele que lhe seguirá para a igreja e por toda a sua biografia!

 

Comércio no Dia dos Namorados

Terceira melhor data para o comércio, o Dia dos Namorados não tem permissão de extensão de horário neste ano. Mesmo com a Copa do Mundo, a expectativa dos comerciários é de que as vendas mantenham os números do ano passado. 

 

Comércio na Copa

Não foi estipulado um horário de funcionamento para os dias de jogos da seleção brasileira nesta Copa. Cada proprietário deve decidir o horário de fechamento. A tendência é de que, para a abertura da Copa, o comércio feche às 14h. Mesmo o jogo do Brasil sendo às 17h, há a orientação para liberar os funcionários para a festa de abertura, marcada para as 15h30.


Bancos na Copa

Os horários de atendimento das agências bancárias estão definidos. Nos dias de jogos da seleção brasileira, os bancos devem abrir ao público das 8h30 às 12h30. Nos demais jogos, o funcionamento das agências bancárias será normal em todo o país. A Federação Brasileira de Bancos ainda esclarece que os bancos deverão afixar em suas dependências aviso sobre o horário de atendimento nos dias de jogos com uma com antecedência mínima de 48 horas.


Militares nas ruas (1)

Quem for à capital do estado pode se assustar, mas é apenas por conta da Copa. A dois dias do início do Mundial, os militares das Forças Armadas estão nas ruas, fechando cruzamentos, interrompendo o trânsito e patrulhando a orla do Rio com navios de guerra. O policiamento ostensivo de policiais e militares passa a ser constante em vários pontos da capital e dos acessos à mesma. 


Militares nas ruas (2)

A operação se estende às estradas. Só no Estado do Rio, somando-se os militares e todos os policiais, são 15 mil homens patrulhando as ruas além dos que já estariam trabalhando normalmente. No Rio, as operações das Forças Armadas estão sendo controladas pelo Centro de Coordenação de Defesa de Área (CCDA), que funciona 24 horas por dia durante todo o evento.


Monitores socioambientais (1)

Dezenas de monitores socioambientais de Nova Friburgo foram formados pela Secretaria Estadual do Ambiente. A formatura ocorreu no último fim de semana. Eles receberam capacitação para atuar como multiplicadores de boas práticas ambientais, na resolução de problemas locais e no processo de transformação da realidade de suas comunidades. 


Monitores socioambientais (2)

O programa Mãos à Obra visa promover uma mudança da realidade de comunidades que historicamente sofrem com problemas causados pelo crescimento desordenado, como a proliferação de vetores e doenças, e a ocorrência de deslizamentos e enchentes. No caso de Nova Friburgo, o foco foi a Defesa Civil. Outros oito municípios foram beneficiados pelo programa.

 

Palavreando

Ser feliz ontem é nostalgia. Ser feliz amanhã é sonho... Por isso, só se é feliz agora!

 


Foto da galeria
Centenas compareceram à Festa Junina do Sesc realizada no último domingo, 8. As barracas de comestíveis foram entregues a instituições sociais do município — Colmeia do Senhor, Berçário São José, Humedica, entre outras.Toda a arrecadação da venda ficou com as instituições
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.