Observatório - 14/05/2014

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Hoje é dia

  • das Vocações
  • Continental do Seguro e do Segurador
  • Nacional da Internet


O dia

Em 14 de maio de 1971, o estudante Stuart Angel Jones, militante de um movimento de esquerda, foi preso no Rio de Janeiro. Sua morte levaria a estilista Zuzu Angel, mãe do rapaz, a denunciar a repressão militar.

 

Cultura local: insistentes mais do que entusiastas

Foi com gosto que li e reli o editorial do Jornal A Voz da Serra do último fim de semana, onde brilhantemente se abordou a questão da cultura no município. Vivemos um verdadeiro apagão, salvo ações isoladas de poucos e bons insistentes mais do que entusiastas.

A primeira pergunta que cabe é sobre o Teatro Municipal Laercio Ventura: se é público, por que poucos têm acesso a ele? Afinal, foi construído com o imposto de todos e deveria servir a todos. São raras as apresentações gratuitas no espaço e são quase inexistentes as produções locais. A prioridade deveria ser as apresentações de produções locais no teatro. Ótimo as peças de fora, com atores da Globo e tal, que deveriam (se não fazem) inflar o Fundo Municipal de Cultura. Aliás, qual o fundo desse Fundo? As apresentações famosas nacionalmente devem prosseguir. Mas o calendário deveria ser, no mínimo, meio a meio. Virá, então, aquela velha história de quem veio primeiro, o ovo ou a galinha.

Há poucas produções locais. Mas como motivá-las? Não há mais o Centro de Arte. O Teatro Municipal oferece pouca pauta. A burocracia para se apresentar em praças e bares é enorme, vide a caça aos músicos. A alma friburguense precisa se jovializar e passou da hora de a classe artística, essa insistente mais do que entusiasta, se mobilizar.

A cultura é a identidade de um povo. A classe artística foi e sempre será determinante na cristalização e transformação dessa identidade. Qual tem sido a nossa identidade? De total passividade perante o apagão que vive Nova Friburgo.

Que os artistas possam soltar seus gritos! Expressar a vontade de tomar as ruas, mostrar o que pensa e restabelecer a juventude de nossas auras. Que o Poder Público seja ao menos facilitador, já que há tempos se esquivou de fazer o mínimo que é trabalhar na inclusão e formação de novos valores.  

   

Ocupação hoteleira na Copa (1)

Hotéis e pousadas de Nova Friburgo estão apostando no período da Copa do Mundo para aquecer o turismo na cidade. Segundo o Nova Friburgo Convention Bureau, a expectativa para o período é grande, já que coincidirá com a alta temporada na Serra, que vai de maio até meados de agosto.


Ocupação hoteleira na Copa (2)

Ainda segundo o Convention, estão sendo planejados alguns eventos especiais de cultura e gastronomia para receber esses visitantes que estarão na região acompanhando os treinamentos da Seleção Brasileira. A taxa de ocupação da rede hoteleira deve superar o mesmo período do ano passado, que foi de 80%.


Disque-Denúncia (1)

O Disque-Denúncia do Estado do RJ está completando a maioridade, 18 anos de funcionamento. Nas quase duas décadas, foram pagos mais de R$ 500 mil em recompensas por resultados positivos. Denúncias que levaram a prisões de criminosos, apreensão de armas ou balões e soluções de crimes de repercussão e comoção geral.


Disque-Denúncia (2)

Segundo o Estado, são mais de 100 mil casos solucionados através do serviço. Um dos dados mais interessantes é que muitos dos denunciantes não buscam o prêmio, seja por desinteresse ou medo. A coordenação do programa crê que o denunciante raramente é movido pela recompensa.

 

Vestibular Cederj (1)

Foram prorrogadas as inscrições do Vestibular Cederj até o próximo dia 18. As inscrições são recebidas somente pela internet, na página www.vestibular.cederj.edu.br. O valor da taxa é R$ 55,00 e no ato da inscrição é necessário escolher o polo de ensino e o curso. 


Vestibular Cederj (2)

Em Nova Friburgo são oferecidos os cursos de Pedagogia, Biologia, Matemática, Física, Geografia, Letras, Química e Segurança Pública. Há vagas, ainda na região, nos polos de Madalena e Cantagalo. A prova será aplicada no dia 7 de junho e os aprovados iniciarão a graduação no segundo semestre letivo de 2014.

 

Nota Fiscal Eletrônica (1)

O Estado do Rio de Janeiro acaba de aderir ao Programa Nacional da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e). A iniciativa tem como objetivo promover a implantação de um modelo nacional de documento fiscal eletrônico que substitua o sistema de emissão fiscal em papel e que simplifique o processo atual, permitindo o acompanhamento em tempo real das operações comerciais feitas pelo Fisco. 


Nota Fiscal Eletrônica (2)

As empresas terão três anos de prazo a partir de 1º de agosto para quem não aderir voluntariamente. Entretanto, a expectativa da Secretaria de Fazenda é que as empresas antecipem suas adesões em função dos benefícios do novo sistema. A iniciativa eliminará consideravelmente a circulação de papéis impressos em notas e cupons fiscais hoje utilizados.


Palavreando

De tempos em tempos eu mudo. Simplesmente mudo como um bicho que muda suas cores ou um adolescente que acorda com o corpo cheio de piercings, espinhas e tatuagens.

 

O frio intenso de Nova Friburgo aumentou consideravelmente a procura por sopas e caldos nos restaurantes da cidade. Em um estabelecimento especializado em angu e caldos, em plena segunda-feira, por volta das 21h, já não estava mais disponível uma série de pratos. Caldo de batata-baroa com camarão foi o mais vendido e o proprietário, Zé Tavares, já planeja reforço para os próximos dias 

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.