Observatório - 30/04/2014

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Hoje é dia

  • Nacional do Ferroviário
  • da Organização dos Estados Americanos (OEA)
  • Nacional da Mulher


O dia

Em 30 de abril de 1945, após ser derrotado na 2ª Guerra Mundial, o ditador da Alemanha Adolf Hitler, na época com 56 anos, e sua mulher Eva Braun teriam se suicidado e seus corpos teriam sido queimados em Berlim.


Ayrton Senna do Brasil

Parece que foi ontem... Aquela manhã de domingo, eu ainda menino, estava lá de frente para a TV assistindo à corrida de Fórmula 1. Umas das primeiras que assistia, ao vivo, com a intenção de ver toda a prova. Esperança de ver Ayrton Senna do Brasil cruzar a linha de chegada, empunhar a bandeira brasileira e chorar com o tema da vitória na Globo.

O tema da vitória não tocou. Na curva Tamburello, o mito se fazia, enquanto o homem se descontruía. O susto. A apreensão. Ambos frescos na memória, 20 anos depois.

Roberto Cabrini, ainda repórter da Globo, foi quem deu a notícia: "Morre Ayrton Senna do Brasil”. A comoção nacional. A tristeza mundial. O choro se estendeu por toda a semana, assim como o Tema da Vitória em tom fúnebre. Canção da América, música favorita de Ayrton, ganhou novas versões.

Na Copa do Mundo de futebol daquele ano, Ayrton estava lá já como lenda do esporte nacional. Sem conquistar uma Copa há 24 anos, o Brasil brilhou. Após Baggio mandar por cima do travessão de Taffarel, o tema da vitória voltou a tocar para celebrar o tetracampeonato da seleção. Os jogadores desfraldaram uma faixa que fazia referência ao herói que os inspirou: Ayrton Senna. 

Vinte anos depois, Ayrton ainda é lembrado... Duas décadas após sua morte, Senna ainda simboliza o herói nacional que persiste na busca pela perfeição e não admite a derrota. Um exemplo nas pistas e fora delas. Com todas as controvérsias que fazem parte de todo grande ídolo, Ayrton permanece como o maior piloto de Fórmula 1 de todos os tempos e um dos brasileiros mais importantes da história!

 

Friburguense (1)

O Friburguense adiou para o próximo dia 5 a reapresentação dos jogadores. Os preparativos para a Copa Rio começariam nesta segunda, 28. Como a previsão é de que a competição comece apenas no fim de agosto, os atletas receberam mais uma semana de folga. O Friburguense manterá a base do Estadual para a competição.


Friburguense (2)

Mesmo deficitário, o Friburguense aposta suas fichas na Copa Rio com o objetivo de retornar à Série D do Campeonato Brasileiro. Para tanto, tem que, no mínimo, ser vice-campeão da competição. A Federação de Futebol do Rio de Janeiro ainda não definiu a tabela e formato da competição.


Auxílio-qualificação depositado

O Estado deposita hoje, 30, o auxílio-qualificação no valor de R$ 500 para professores da Rede Estadual de Educação. A quantia, antes destinada apenas aos docentes em regência de turma, agora passa a vigorar para os professores extraclasse. O valor deve ser usado na compra de produtos culturais, como CDs, DVDs, livros e ingressos de shows musicais e peças teatrais.

 

Vacinação Gripe (1)

Foi baixa a procura no Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Gripe em Nova Friburgo. A avaliação é dos agentes de saúde que ficaram à disposição nos postos montados para a campanha no último sábado, 26. Eles acreditam que apenas 20% do público-alvo se vacinou.


Vacinação Gripe (2)

A sequência de feriados pode ter sido um dos motivos da baixa procura. A Secretaria de Saúde divulgou, oficialmente, os dados da campanha na cidade. 7 mil se vacinaram no sábado. Cerca de 20% do público-alvo, conforme avaliação dos agentes. A vacinação continua até o dia 9 de maio.


Cederj (1)

Faltam 11 dias para o término das inscrições para os cursos oferecidos pelo Cederj. As oportunidades estão distribuídas em todas as regiões do estado, em 32 polos, entre os quais Nova Friburgo, Cantagalo e Madalena. O estudante recebe todo o material didático e é avaliado em atividades presenciais, com provas, e à distância, em datas e horários pré-determinados. 


Cederj (2)

Para concorrer a uma das vagas, o interessado deve realizar o Vestibular Cederj. A inscrição é feita apenas pelo site do Cederj até o dia 11 de maio. O valor da taxa é de R$ 55 e, no ato da inscrição, é necessário escolher o polo de ensino e o curso. A prova será no dia 7 de junho e os aprovados iniciarão a graduação no segundo semestre letivo de 2014.

 

Palavreando

O inferno pode ser o paraíso ou ambos sequer existam. O bem não existe na inexistência do mal e vice-versa. 


 

Foi um sucesso a 1ª Exposição da Agricultura Familiar de São Pedro da Serra, realizada no último sábado, 26. A organização foi da Associação dos Agricultores Familiares de São Pedro da Serra, com exposição da produção do distrito, show cultural e palestras. Foi possível observar a presença de muito turistas, além dos moradores. O evento na quadra poliesportiva de São Pedro contou com palestras, leilão e show de forró com o Grupo Sanfoneiros da Serra


TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.