Observatório - 17/04/2014

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Hoje é dia

Mundial do Hemofílico

Mundial da Hemofilia

Nacional do Vendedor Balconista

Nacional da Botânica

 

O dia

Há sete anos, Sandy e Júnior anunciaram o fim da dupla, depois de 17 anos de carreira. Desde crianças, fizeram grande sucesso. A carreira solo de Sandy nunca fez tanto sucesso como a dupla, enquanto Júnior lançou banda entrando num mercado mais independente.


O desafio de que este Brasileirão não seja o pior de todos os tempos

A CBF está imersa em imbróglios jurídicos e é inevitável que o Brasileiro deste ano, previsto para começar neste fim de semana de Páscoa, não seja atingido. Também é impossível dizer que o Brasileiro 2014 não será atingido pelas atenções voltadas para a Copa do Mundo. Na mesma toada, será inevitavelmente atingido pela crise financeira pela qual os clubes brasileiros passam; boa parte deles com verbas penhoradas.

O Brasileiro deste ano promete ser bastante desinteressante por todos esses fatores, somado ao absurdo preço dos ingressos. O futebol no Brasil deixou de ser para o torcedor histórico e passou a ser para uma elite que raramente canta, grita, xinga e empolga os estádios. A festa do torcedor está tímida e isso pode matar o futebol brasileiro.

No campo de jogo, com todos os problemas à parte, é preocupante a situação dos três cariocas que disputam a competição. Botafogo, Flamengo e Fluminense estão com elencos fracos. Times que não sugerem sonho de título ou Libertadores. Meros coadjuvantes que talvez não briguem contra o rebaixamento, mas que suscitam que estão mais para brigar para não cair do que brigar por Libertadores.

O futebol mineiro é quem merece destaque e, ao meu ver, parece que Cruzeiro e Atlético-MG partem como favoritos. O Inter corre por fora. Não vejo força no futebol paulista que, assim como o carioca, passa por um momento difícil, ainda que tenha jogadores mais caros, o que não quer dizer que sejam valorizados.

O Vasco na Série B — creio — não terá grandes dificuldades e contará o tempo para subir. Na primeira divisão, estaria na mesma situação de Botafogo, Flamengo e Fluminense. 

Que todas as minhas previsões apocalípticas estejam erradas e que o Brasileirão de 2014 realmente esteja no patamar do aumentativo. No entanto, terá que me conquistar e também ao torcedor, para pensar diferente.    


Comércio (1)

O comércio local espera se reerguer, após um mês de março bastante aquém das expectativas. Mesmo com todas as queimas de estoque e liquidações promovidas por várias lojas, a confiança do consumidor nunca esteve tão baixa. As carteiras fecharam e poucos se arriscaram a se endividar. Para piorar, três feriados seguidos em menos de sete dias. 

 

Comércio (2)

A expectativa é realmente de melhoras após os três feriados seguidos em que o comércio está autorizado a abrir. Em maio, tem o Dia das Mães, que é considerado um dos melhores períodos para o setor, e o inverno vem logo em seguida, no mês de junho. 


Comércio (3)

As lojas de Nova Friburgo poderão abrir nos feriados desta semana, o que quer dizer que o proprietário tem a opção de abrir ou não. Pelos anos anteriores e em pesquisas com alguns lojistas, a tendência é de que poucas lojas abram na Sexta-feira Santa, 18. A abertura deve ser maior, mas ainda assim, tímida na segunda, 21. A grande maioria deve abrir na quarta, 23. 


Novas regras da telefonia (1)

A Anatel aprovou novas regras para aumentar a transparência nas relações entre clientes e operadoras. Grande parte das regras do novo Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços Telecomunicações passa a valer a partir de 8 de julho. Entre essas regras que passam a valer em julho, estão a garantia do cancelamento automático dos serviços, sem falar com atendentes, e a criação de uma validade mínima de 30 dias para créditos pré-pagos.


Novas regras da telefonia (2)

A fidelização na telefonia fixa, até então proibida pela Anatel, passa a ser permitida. Na telefonia móvel, isso já era permitido. As promoções feitas pela operadora (fixo ou celular) valem igualmente para clientes novos e antigos, mas apenas para aqueles que moram na mesma região da oferta. Outra mudança é que se a ligação entre cliente e empresa durante um atendimento cair, a operadora terá de ligar de volta para o cliente.


Friburguense (1)

Os jogadores do Friburguense estão de férias até o dia 27. No dia 28 voltam com tudo aos trabalhos, já visando a Copa Rio. Na reapresentação, a expectativa é de que o elenco esteja fechado, com as definições de quem vai para outros clubes ou não. Por enquanto, de certo mesmo estão as saídas de Rômulo para o Joinville, Toshia para o Avaí e Luiz Felippe para Inter ou Grêmio.


Friburguense (2)

Como estabelecido pela diretoria tricolor, saídas apenas para clubes das Séries A ou B do Brasileiro. O clube continua propenso a não negociar seus jogadores para clubes das Séries C ou D, assim como para a segundona estadual. Lembrando que o zagueiro Bruno foi emprestado para as finais do Capixaba e ao fim da competição, retorna ao Frizão.


Palavreando

A imortalidade seria um exagero de Deus para conosco, pois nos impediria de temer a nós mesmos. 

 

A propaganda exalta que o Rio Bengalas tem até peixe. Agora, prática de canoagem é uma novidade que está circulando nas redes sociais. A foto não é montagem e é o grande sucesso do momento no Facebook de moradores de Nova Friburgo 



TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.