Colunas
Observatório - 19/03/2014
quarta-feira, 19 de março de 2014
Hoje é dia
- da Escola
- do Funcionário Público Municipal
- do Carpinteiro
- do Consertador
- do Marceneiro
- dos Moribundos
- Nacional do Artesão
O dia
19 de março de 1964: meio milhão de pessoas participaram da Marcha da Família com Deus pela Liberdade. A manifestação foi organizada por entidades que se opunham ao governo de João Goulart (Jango). Foi o estopim para o "apoio popular” para o golpe militar, dias depois.
Reconhecimento merecido à Uerj-IPRJ Nova Friburgo
Anos e anos de luta. Muitos abnegados e idealistas que insistiram ao ponto de serem chamados de teimosos. É desses "teimosos” que a história se faz. Se não fossem eles... Não direi que valeu a espera. Mais do que a espera, valeu mesmo a continuidade que não se deu pelo Estado, mas sim por aqueles professores, alunos, funcionários e um ou outro político que abraçaram a causa do IPRJ (Instituto Politécnico do Rio de Janeiro) em Nova Friburgo.
O Instituto, o campus regional da Uerj agora, só agora, 20 anos depois, terá seu próprio espaço. Na segunda, 24, a histórica assinatura de aquisição do espaço inativo da Fábrica Filó que passará a ser Uerj Nova Friburgo. Além do espaço alugado, mais dois prédios e a área de estacionamento.
Uma história iniciada em 1993 e que em 2014 vive parte do seu ápice. Acredito que o melhor ainda está por vir. Naquele ano, o antigo o IPRJ ligado à Secretaria de Estado de Educação era incorporado à Uerj como campus regional Instituto Politécnico, mantendo a sigla IPRJ. Tudo isso na antiga Fundação Getúlio Vargas. Dois anos depois, foi iniciado o programa de mestrado e doutorado em Modelagem Computacional, de caráter interdisciplinar, bem como a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBTec). Porém, só em 1999 o sonhado primeiro curso público de graduação em Nova Friburgo — o de Engenharia Mecânica. A cidade universitária que é hoje Nova Friburgo começava ali, sem, é claro, deixar de reconhecer os cursos particulares da Santa Dorotéia (a pioneira, mas restrita à área de educação) e Candido Mendes (a primeira a investir em expansão). Na mesma época, chegava na cidade a gigante Estácio de Sá.
Nesse tempo, muitas barreiras. Literalmente, muitas barreiras. As chuvas de 2007 impediram passagem para o campus, que voltou meses depois. Em 2011, a barreira definitiva que pôs fim à ocupação do histórico espaço da Fundação. Houve quem não acreditou. Também pudera. Sem teto, a instituição se viu prejudicada, mas prosseguiu. Agora, professor Francisco Moura e companhia são reconhecidos com o espaço próprio e definitivo.
Com o campus definitivo, em condições de melhor estrutura e possibilidade de expansão, que venham novos sonhos!
Uerj Nova Friburgo
Como antecipado pelo Observatório há cerca de um mês, o Estado confirma na próxima segunda, 24, no Palácio Guanabara, a aquisição de parte da Fábrica Filó para instalações definitivas da Uerj Nova Friburgo. Além do espaço ocupado por aluguel atualmente, serão comprados mais dois prédios e o estacionamento — totalizando dois mil metros quadrados.
Condições das estradas (1)
A Secretaria de Estado de Transportes disponibilizará na internet vídeos com imagens de estradas que cortam o estado do Rio de Janeiro. O sistema é inspirado no Street View, do Google Maps, e vai permitir, assim como o modelo americano, que os internautas verifiquem o estado de conservação das pistas e explorem as vias fluminenses.
Condições das estradas (2)
As filmagens serão feitas por seis câmeras instaladas no teto de um carro, que percorrerá 4.169 quilômetros. Este arquivo estará, a princípio, à disposição de técnicos da Secretaria de Transportes e do DER (Departamento de Estradas e Rodagens), mas a ideia é que a população também tenha acesso. Os trabalhos serão concluídos até o fim de abril.
Concursados empossados
O Detran deu posse, nesta terça-feira, 18, a 1.145 concursados, que completarão o quadro permanente de funcionários do Departamento. Esta a primeira vez na história em que esse quadro será integrado somente por candidatos classificados em concursos públicos. Dos novos funcionários convocados, 11 são do concurso público de nível superior realizado em 2011 e os outros 1.134 do concurso de nível médio de 2013.
Álbum de figurinhas da Copa
A espera está chegando ao fim e a febre promete em poucas semanas tomar conta das ruas de Nova Friburgo e de todas as demais cidades brasileiras. O álbum de figurinhas da Copa do Mundo já teve a capa veiculada, tendo o tradicional logotipo oficial da Copa como destaque. O lançamento será no fim deste mês ou começo de abril.
Estadual 2016 (1)
A FFERJ (Federação de Futebol) está convocando os clubes e demais envolvidos para um grande fórum de discussão para mudanças radicais no Estadual do Rio de Janeiro. Os fóruns devem ter início já em abril com trabalhos concluídos no início do 2º semestre. Inicialmente, a ideia é um Estadual com duas fases a partir de 2016.
Estadual 2016 (2)
Pela proposta inicial, uma 1ª fase com os 12 clubes pequenos, com 8 se classificando para a fase principal, que contaria com a presença dos quatro grandes. Dessa forma, os grandes teriam mais tempo para a pré-temporada. Enquanto isso, o Bom Senso F.C se movimenta e apresenta uma proposta de que os Estaduais virem Copas de um mês, e o Brasileiro das Séries C e D tenham mais clubes, além da criação de uma 5ª divisão.
Palavreando
O ontem já foi, o hoje está sendo e o amanhã é futurista demais para acontecer agora.

Acidente entre um ônibus escolar e um caminhão de uma distribuidora de bebidas, na altura do distrito de São José do Ribeirão, Bom Jardim. O motorista do caminhão teria perdido o controle do veículo. O ônibus escolar transportava apenas duas crianças e, por sorte, nenhuma vítima teve ferimentos graves. O acidente chama atenção para a responsabilidade que é o transporte escolar

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário