Colunas
Observatório - 12/03/2014
quarta-feira, 12 de março de 2014
Hoje é dia
- do Bibliotecário
- do Industrial do Café
O dia
Completa hoje dois anos que Ricardo Teixeira deixou o comando da CBF após 23 anos e dois meses no cargo. Antes da renúncia, ele já tinha pedido um afastamento de 60 dias devido a problemas de saúde.
Fraternidade para a vida
Com a chegada da quaresma, o país mergulha em mais uma edição da Campanha da Fraternidade. Mais do que uma campanha da Igreja Católica ou da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): é uma campanha de todos!
A fraternidade é uma exigência central do evangelho, baseada sempre na justiça e no amor. Não é simples amar, tampouco ser justo. Amar e ser justo vai muito além de ser bom! Precisamos de uma sociedade cada vez mais amável e justa com todos e para todos!
A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. Em 2014, o tema é o Tráfico Humano com o lema "É para a liberdade que Cristo nos libertou”. Em pleno 2014, esta ainda é uma realidade do mundo, do Brasil e, por mais incrível que pareça, acontece cotidianamente bem perto de nós.
Quando pensamos em tráfico humano, o que vem de imediato à nossa cabeça é a escravidão, como os negros no século retrasado, ou o tráfico de órgãos. Mas também é tráfico humano a prostituição e outras formas desempenhadas pelo crime organizado. A situação é mais grave do que parece. Por isso é tão fundamental aprofundar a discussão, que é social, mas que deve ocorrer também pelo viés religioso. Nada como a fé para abrir mentes e corações e clarear a verdade bíblica de que o coração é enganoso. Quantos, na esperança de uma vida melhor baseada em promessas fáceis, se tornam presas de mentes vorazes e repugnantes.
Dessa forma, a Igreja desempenha o seu importante papel transformador e ilumina a sociedade na busca pela verdadeira libertação, na real esperança de que não está em promessas vãs, mas na promessa que perdura por mais de dois mil anos.
Independente se é católico, evangélico, espírita ou cristão, é formidável que a discussão possa ser ampliada e a informação faça agir o poder público e cada um de nós por um mundo, de fato, humano!
A Diocese de Nova Friburgo, mais uma vez, está de parabéns, abre os olhos da cidade e permite que todos nós possamos mergulhar e vivenciar a campanha e o lema. A divisão da informação leva, no mínimo, à reflexão; e, mais do que isso, abrange aos que estão na Igreja Católica, aos que estão em outras religiões e a todos que não estão em nenhuma religião. Pois, a Campanha da Fraternidade não é destinada apenas aos católicos, mas a todos. Com competência, graças à Diocese de Nova Friburgo, ao ouvido de todos chega a dura realidade e a esperança verdadeira que leva à verdadeira libertação!
Clínicas da Família (1)
O governo do estado anunciou mais 12 clínicas da família a serem entregues neste primeiro semestre. Nenhuma na Região Serrana/Centro-Norte. Rio Bonito, Queimados, Quatis, Paty do Alferes, Três Rios, Sapucaia, Cardoso Moreira, Rio das Ostras, Armação de Búzios, São Francisco do Itabapoana, Conceição de Macabu e São Fidélis foram os municípios contemplados.
Clínicas da Família (2)
Após o término das obras que duram em média quatro meses, as unidades são entregues à administração municipal, que contrata quatro equipes de Saúde da Família. Cada uma é formada por um médico generalista, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e uma média de oito agentes comunitários. A clínica conta também com duas equipes de saúde bucal. A previsão é de que, até o fim de deste ano, outras 44 unidades sejam construídas em todo o estado, em municípios ainda não divulgados.
Redação Enem 2013 (1)
Candidatos do Enem 2013 terão acesso ao espelho das redações corrigidas. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) decidiu que os candidatos terão acesso ao espelho das redações do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) corrigidas no próximo dia 20. O acesso às provas, mais de dois meses depois do resultado do exame, tem caráter meramente pedagógico, pois os alunos não podem recorrer.
Redação Enem 2013 (2)
A redação do Enem vale 200 pontos e é avaliada por dois corretores, sem que um saiba a nota atribuída pelo outro. Se entre as notas totais dos dois corretores houver diferença superior de 100 pontos ou de mais de 80 pontos em qualquer uma das cinco competências aferidas, a redação segue para um terceiro avaliador. Nesse caso, a nota final é a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximarem. O MEC estima que 52% das redações do Enem 2013 passaram por um terceiro corretor.
Friburguense (1)
A diretoria do Friburguense já definiu que, caso o time conquiste o inédito título da Taça Rio, a premiação de R$ 200 mil será integralmente dividida entre os jogadores. O título da Taça Rio seria a maior conquista da história do Friburguense. Para conquistá-la, o Frizão precisa vencer seus dois confrontos finais (Resende e Bonsucesso) e torcer por algumas combinações de resultados.
Friburguense (2)
Em 5º, com 13 pontos, o Friburguense está atrás dos líderes Cabofriense e Boavista, com 18, do Nova Iguaçu, com 17, e do Bangu, com 15. Mesmo atrás, as chances do Friburguense são grandes. O Tricolor da Serra tem um jogo a menos que todos que estão à frente. A Taça Rio contabiliza apenas os pontos entre os pequenos. Todos os que estão à frente ainda pegam um grande, portanto, só têm mais uma partida.
Friburguense (3)
Já na próxima rodada, vale secar Cabofriense e Nova Iguaçu. A Cabofriense joga fora de casa contra o lanterna Audax, que luta contra o rebaixamento. Um empate já é o suficiente para o Friburguense manter seu sonho, desde que faça a sua parte. O Nova Iguaçu sai para enfrentar o Volta Redonda e um empate também já ajuda o Friburguense. Se o Nova Iguaçu ou a Cabofriense vencerem, acaba o sonho tricolor. Todos os demais jogam contra grandes, portanto, mesmo que vençam, não somam pontos na Taça Rio.
Palavreando
Mais brilhante que escrever, contar e perpetuar a história é ser a própria história.

Essa é a situação da caixa d’água que abastece as casas dos moradores do Vale Radiante, no Distrito de Conselheiro Paulino.
A solução vem sendo buscada por diversos agentes públicos em conjunto com lideranças da comunidade, mas
é considerada complexa, por conta da suposta situação irregular das escrituras dos imóveis

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário