Observatório - 11/03/2014

terça-feira, 11 de março de 2014

Hoje é dia

  • Internacional das Vítimas do Terrorismo
  • Mundial do Rim

 

O dia

Há dez anos, explosões em Madri (Espanha) deixaram 191 mortos e 1421 feridos. As bombas foram deixadas em mochilas em quatro estações de trem da cidade e explodiram entre 7h30 e 8h. O governo acusou o ETA de ser o responsável pela ação, mas membros da Al Qaeda assumiram sua autoria.


Sem emoção, sem público, Carioca não empolga

Nunca o Campeonato Carioca foi tão desempolgante. O que era previsível se comprovou. Com uma fórmula de disputa ruim, a média de público é uma das menores de todos os tempos. Aliado aos caros ingressos, cobrados especialmente no Maracanã. Com três rodadas de antecedência, apenas 12.648 torcedores viram o Flamengo conquistar a almejada e tradicional Taça Guanabara diante do esfacelado Botafogo. Fato que criou constrangimento nos jogadores, que não sabiam se comemoravam o título ou iam direto para os vestiários como em um jogo qualquer. Fato também é que a maioria dos torcedores e talvez os próprios jogadores sequer sabiam que tinha o título da Taça Guanabara. Como quase ninguém sabe que tem ainda o título da Taça Rio que também deve ser conquistado por antecipação pela Cabofriense. O Friburguense ainda está na briga e explico adiante.

A fórmula de disputa do Estadual é horrível e interrompeu aquele ciclo que fazia do Carioca o campeonato mais charmoso do país. Cheio de decisões, finais e possibilidades. O que se espera é que, no ano que vem, a fórmula antiga de dois turnos e dois grupos volte. Neste ano, por conta da Copa do Mundo, essa fórmula é até aceitável, mas longe da ideal. 

Na fórmula antiga, o Friburguense, por exemplo, chegaria às semifinais de um dos turnos. Não só o Botafogo, como Vasco e Fluminense, provavelmente, ficariam fora de um dos turnos ou de ambos. Os pequenos fariam a festa, com destaques para Cabofriense, Boavista, Friburguense e Nova Iguaçu.

O título da Taça Guanabara está definido, assim como praticamente as quatro vagas das semifinais. Salvo um milagre, as vagas de Vasco e Cabofriense escapam para o Boavista. Salvo mesmo milagre, a vaga na Série D do Brasileiro escapa das mãos da Cabofirense para o mesmo Boavista. Até o rebaixamento está bem encaminhado, com o passaporte de Audax e Duque de Caxias quase carimbados para a Série B.   

Resta a Taça Rio. O Friburguense ainda tem grandes chances. Em 5º, com 13 pontos, o Friburguense está atrás dos líderes Cabofriense e Boavista, com 18, do Nova Iguaçu, com 17, e do Bangu, com 15. Para ficar com o título, o Friburguense tem que vencer seus dois jogos finais (Resende e Bonsucesso) e torcer por derrotas ou empates dos que estão à frente, pois não há diferença de saldo de gols. O detalhe é que o Friburguense ainda enfrenta dois pequenos e ambos em casa. A Taça Rio contabiliza apenas os pontos entre os pequenos. Todos os que estão à frente ainda pegam um grande, portanto, só têm mais uma partida. Boavista e Bangu se enfrentam. Torcida por empate ou vitória do Bangu. Ainda que não dependa apenas de si, as possibilidades são reais. Há motivação de sobra! Esse time merece um melhor destino no Estadual! 

 

Lixo no carnaval

Segundo balanço divulgado pela secretaria de Serviços Públicos, durante os dias de folia foram retirados 93 caminhões de lixo do Centro, desde a Rua Moisés Amélio até a Praça Getúlio Vargas, incluindo as transversais. Foram usados três caminhões-caçamba, três pick-ups, uma retroescavadeira, três caminhões-pipa, 120 garis e trabalhadores braçais. 


Novas viaturas

A Polícia Civil recebe mais 43 das 418 novas viaturas adquiridas pelo governo do estado. Elas foram destinadas às delegacias da Região Serrana, entre outras regiões. Os automóveis são equipados com sinalizador acústico visual, radiotransmissor, freios ABS e air bags, e ainda contam com um sistema de manutenção por um período de 30 meses. 


Informe de Rendimentos

Os 460 mil servidores ativos, inativos e pensionistas do estado do Rio de Janeiro já podem acessar o seu Informe de Rendimentos na Internet. O documento, fundamental para a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2014, deve ser acessado no Portal do Servidor (www.servidor.rj.gov.br). 


Vacinação contra o HPV (1)

A vacinação contra o HPV teve início, nesta semana, em Nova Friburgo. Meninas de 11 a 13 anos podem ser imunizadas contra o papiloma vírus humano (HPV), principal causador do câncer de colo de útero. A orientação do Ministério da Saúde é de que a primeira dose seja oferecida nas escolas públicas e particulares, mas a vacinação também poderá ser feita em postos de saúde de todo o país.

 

Vacinação contra o HPV (2)

Para se imunizar, é preciso apresentar o cartão de vacinação ou um documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar o esquema de proteção, sendo a segunda aplicada depois de seis meses, e a última, cinco anos após a primeira. Em 2015, a vacina contra o HPV será oferecida para meninas de 9 a 11 anos e, em 2016, para as de 9 anos.


Planos de saúde

A Justiça Federal proibiu cobrança por rescisão de planos de saúde, em primeira instância, após ação civil pública do Procon Estadual do Rio de Janeiro (Procon-RJ) contra a Agência Nacional de Saúde (ANS). Com a decisão, as operadoras de planos privados de saúde não podem mais exigir fidelidade contratual mínima de um ano de seus associados, bem como ficam impedidas de cobrar taxa correspondente a duas mensalidades caso o cliente queira rescindir o contrato. A ANS ainda pode entrar com recurso contra a decisão.

 

Palavreando

Nosso amor não é comum, ainda que pareça com todos. Cresce na impossibilidade e é impossível de ser rebaixado a afeto.

 


Flagrante raro no futebol mundial. Em tempos de que brigas de torcidas ainda ocorrem nos estádios, torcedores da Cabofriense vieram a Nova Friburgo e não tiveram problemas. Um torcedor ainda fez um agrado e veio com a camisa do Friburguense, segurando a bandeira do time de Cabo Frio 

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.