Observatório - 25/02/2014

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Hoje é dia

da Libertação dos Escravos no Ceará

 

O dia

Hoje, 25, é aniversário da Poupança. Neste dia, em 1819, a primeira instituição bancária com poupança foi aberta nos EUA, marcando o início do investimento, que no Brasil atrai cada vez menos pessoas, por conta dos baixos rendimentos.

 

Resultado positivo. Rodada de azar

A vitória sobre o Madureira seria o ideal. Mas o empate foi um excelente resultado, diante do péssimo gramado de Conselheiro Galvão, da arbitragem sempre favorável ao Madureira, que é muito forte politicamente. O 2 a 2 que foi vitória, com o Frizão sempre na frente no marcador, só se tornou ruim no complemento da rodada, que não ajudou. Quem tinha que perder não perdeu. Os empates sonhados não vieram e, apesar da invencibilidade de seis jogos, a 5ª colocação virou 7ª. O flerte com a Série D do brasileiro, título da Taça Rio e vaga nas semifinais, no entanto, continua.

A campanha do Friburguense é uma das melhores dos últimos anos. Tudo isso diante das dificuldades financeiras, que nunca foram tão grandes, com uma concorrência cada vez mais feroz e ainda perante a tabela mais difícil que o Friburguense já teve. Sequências enormes de jogos fora de casa, numa maratona injusta. Ainda assim, há que se lembrar que a equipe ainda enfrenta dois dos seis times que estão à sua frente (Fluminense e Cabofriense) e que das cinco rodadas finais, são três jogos em casa. Mais  que isso! Pelo menos na reta final, a tabela de Nova Iguaçu e Cabofriense é bem pior que a do tricolor. É importante lembrar que a prioridade é chegar à Série D do Brasileiro, mais do que a uma eventual semifinal de Estadual.

A velha sorte não visita o Eduardo Guinle há tempos. A falta dela tem sido compensada com o esforço coletivo de nossos jogadores, que há muito merecem glórias! A reta final do Estadual requer entrega dobrada, disciplina máxima para evitar as displicências que definem resultados. Requer raça e vontade, mas, acima de tudo, fé. Fé nas forças superiores que abraçam quem merece. Fé na capacidade própria. Fé na possibilidade de grandes feitos!

Contra o senso comum de que os quatro grandes chegarão as semifinais, digo que é possível que dois pequenos avancem. A Cabofriense está bem próxima disso. Por que não o Friburguense ser o outro? 

Operação Lei Seca (1)

A Operação Lei Seca voltou à Nova Friburgo no último fim de semana e abordou dezenas de motoristas. Realizada pelo governo do estado desde 2012 nos municípios do interior, a operação começou o ano de 2014 intensificando o número de ações nas cidades interioranas. Desde janeiro, já abordou cerca de três mil motoristas, durante 30 blitzes realizadas em 19 municípios das regiões dos Lagos, Serrana, Norte e Sul-Fluminense. Nas ações, mais de 400 carteiras de habilitação foram recolhidas. 


Operação Lei Seca (2)

De acordo com o coordenador geral, major Marco Andrade, no ano passado foram realizadas cerca 80 blitzes em mais de 40 municípios do estado. A meta para 2014 é dobrar o número de operações, com o mínimo de quatro ações semanais. Nesta sexta-feira, 21, a ação aconteceu em Nova Friburgo. Durante o carnaval, todos os 250 agentes trabalharão diariamente, com ações de prevenção e fiscalização, no interior e na Região Metropolitana. 


Ceasa (1)

A secretaria de Fazenda realizou a maior fiscalização da Operação Verão Intenso, deflagrada no mês passado. A ação vistoriou 905 veículos que transportavam mercadorias para os estabelecimentos da Ceasa. Os auditores realizaram 198 autuações, sendo que a maioria por conta de notas fiscais inidôneas e inexistência de documento fiscal.


Ceasa (2)

Mais de 50% das lojas fiscalizadas apresentavam algum tipo de irregularidade. A Operação Verão Intenso será intensificada em todas as regiões do estado. As ações visam, além do combate à sonegação fiscal no transporte de mercadorias e no comércio em geral, a conscientização de contribuintes e consumidores para emissão e solicitação do cupom fiscal.


Bancos Carnaval (1)

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) já definiu que as agências bancárias estarão fechadas nos dias 3 e 4 de março de 2014, por causa do carnaval. A exemplo de anos anteriores, as agências só abrirão para atendimento público ao meio-dia da quarta-feira de cinzas, 5.


Bancos Carnaval (2)

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, dentre outras) e os carnês que vencerem durante o carnaval poderão ser pagos no dia 5, sem incidência de multa. Os tributos federais, estaduais e municipais normalmente já vêm com a data ajustada pelo calendário de feriados.


Bigode Serrano

O Bloco Bigode Serrano de Nova Friburgo foi destaque em extensa matéria do programa Mais Você, da TV Globo. A atração de Ana Maria Braga exibiu matéria sobre o sucesso desse carnaval, o bigode grosso. O grupo de Nova Friburgo que desfila no Rio cultiva bigodes reais e tem até samba próprio. A ideia, que veio de amigos de um grupo de pelada, ganha cada vez mais adeptos. 

 

Palavreando

Eu quis beijar-lhe a face e beijei. Eu quis dizer que a amo e sem receios, sem prudência, disse: "você é a mulher mais importante da minha vida!” E não haverá outra!

 

A questão do lixo continua sendo um problema, mais pela falta de consciência da população do que propriamente pela prestação do serviço. Além da colocação do lixo fora do horário da coleta, outra dificuldade é a colocação de objetos grandes, como sofás,

geladeiras e entulhos. A empresa de coleta não é obrigada a levar esses materiais

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.