Colunas
Observatório - 11/02/2014
terça-feira, 11 de fevereiro de 2014
Hoje é dia
- do Zelador
O dia
Em 11 de fevereiro de 1858, a Virgem Maria teria aparecido a uma camponesa de 14 anos, Bernardette Soubirous, na cidade francesa de Lourdes. O local se tornou um dos maiores pontos de peregrinação do mundo.
O fim de um jejum e o nascer de uma nova esperança
Foram oito anos de espera. Sete edições de Estaduais da primeira divisão. Desde aquela vitória, em 2006, por 4 a 1 sobre o Fluminense, o Friburguense não sabia o que era vencer um chamado grande. O jejum acabou. Porém, mais importante que o fim do jejum, estão as novas esperanças que surgem após essa vitória: Série D, título da Taça Rio, semifinal... novas esperanças que se baseiam na melhora da defesa e na expectativa de melhor sorte nas conclusões a gol.
Foi relativamente boa a passagem do Friburguense pelo momento mais difícil de sua tabela. Uma sequência complicada, pela qual a equipe somou os oito pontos que tem na competição. Três grandes, cinco jogos quase seguidos, fora de casa. Salvo o trágico confronto com o Vasco, a passagem foi positiva.
Diante do Botafogo, um time aguerrido e com sorte. A sorte que faltou diante do Macaé e do próprio Flamengo. Uma equipe coletiva, atenta e que teve boa atuação da defesa. O goleiro Afonso foi o grande destaque e ganha assim a confiança necessária para dar a segurança que a defesa precisa. Agora, serão duas partidas em casa, contra Audax e Nova Iguaçu. Obter os seis pontos é o sonho, para apagar a má impressão da estreia em casa diante do Bangu. Mais do que isso. Vencer o Audax significa se afastar — e muito — da possibilidade do rebaixamento, pois abriria uma diferença de 8 pontos. Vencer o Nova Iguaçu significa entrar de vez na disputa pela vaga no Brasileiro da Série D, conquistar a Taça Rio e, quem sabe, vaga nas semifinais. É importante lembrar que depois desses dois jogos serão três confrontos fora de casa, incluindo o Fluminense, para encerrar a participação na Taça Guanabara com três jogos seguidos em casa.
O Friburguense precisará ser impecável. Se vencer todas as partidas em casa, são 15 pontos! Com essa soma, o Friburguense leva a Taça Rio, conquista vaga na Série D e, de quebra, briga por uma vaga nas semifinais, já que o Botafogo está quase fora dessa disputa e um pequeno avançará. São muitos confrontos diretos com times que estão na frente. Jogos de seis pontos! Reacende a esperança de que o jejum a ser quebrado é voltar a ser a sensação do Carioca!
Carnaval 2014 (1)
Mais uma baixa no carnaval friburguense. Está oficializado: o atual bicampeão dos blocos de enredo não defenderá o título. O Raio de Luar não desfilará nesse carnaval. Dessa forma, o desfile dos blocos contará com o retorno do Globo de Ouro, mas não terá o bloco de Duas Pedras. Unidos do Imperador e Bola Branca completam os desfiles do sábado de carnaval, 1º de março.
Carnaval 2014 (2)
Dessa forma, no sábado, três blocos e no domingo, apenas três escolas desfilam: Imperatriz, Saudade e Vilage. Além do Raio de Luar, entre as escolas, a Alunão desistiu de desfilar por uma série de questões. Em meio a tantas más notícias, uma esperança: a Acadêmicos do Prado, que também não desfilou no ano passado, está com quase todas as pendências resolvidas e deve voltar à avenida em 2015.
Carnaval 2014 (3)
Se a Alunão cumprir o objetivo de voltar a desfilar e a Acadêmicos do Prado retornar mesmo, em 2015 teríamos a volta de cinco escolas desfilando. A Unidos do Amparo, a sexta escola, não tem qualquer previsão de retorno e até os mais otimistas consideram que a agremiação acabou mesmo.
Professores do Estado (1)
Os novos docentes convocados pelo estado no início do ano só devem começar a trabalhar em março, um mês depois do início do ano letivo na rede. 932 professores aprovados nos concursos realizados em 2009, 2011 e 2013 foram convocados em janeiro. Destes, 826 passaram para a perícia médica. Os aprovados entram em exercício em março.
Professores do Estado (2)
Ainda está em andamento um processo seletivo para o preenchimento de 1,4 mil vagas imediatas e formação de cadastro de reserva. Neste concurso — cujo resultado será divulgado em 26 de março — são oferecidas 704 oportunidades para professor, com 16 horas semanais. Há também 696 vagas para docentes com carga de 30 horas. A expectativa é de que os aprovados neste último processo seletivo assumam suas funções em junho.
Autoescolas
Agora está mais do que oficializado: a partir do dia 30 de junho, todas as autoescolas do Rio de Janeiro terão que ser equipadas com simuladores de direção. Caso a exigência não seja obedecida, os estabelecimentos serão impedidos de matricular novos alunos. A mudança será feita em duas etapas: até 31 de março, as autoescolas terão que comprovar que estão comprando os aparelhos. Já no dia 30 de junho, caso os estabelecimentos não estejam equipados, o credenciamento não será renovado.
Palavreando
Teimo principalmente nas minhas paixões, porque essa é a única coisa que não abro mão e não admito me corrigir, pois bem sei que se puderem resumir uma vida, ela será resumida por suas paixões!

Terra nova, velhos problemas. Os moradores do Condomínio Terra Nova têm uma série de reclamações, entre as quais a coleta de lixo. Segundo eles, a coleta só ocorre três vezes por semana e não foram feitos espaços apropriados para o depósito do lixo. Na foto, o flagrante do lixo acumulado no portão que seria para o acesso de portadores de necessidades especiais

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário