Observatório - 28/01/2014

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Hoje é dia

  • da Abertura dos Portos no Brasil
  • do Comércio Exterior
  • do Portuário


O dia

Completa 29 anos, hoje, a famosa campanha para arrecadar dinheiro na tentativa de amenizar a fome na África, "We Are the World”. Quarenta e cinco grandes nomes da música internacional uniram-se para gravar a canção. Um hino à solidariedade.

 

O Friburguense vencerá o Flamengo

Contra tudo e contra todos, até mesmo contra a lógica, o Friburguense vencerá o Flamengo! Natural que a lógica diga que o Flamengo será o vencedor. Pela tradição, pela camisa, pelo investimento absurdamente maior, porque o Friburguense vem de uma goleada arrasadora. Mas afirmo, sem querer parecer louco, que o Friburguense vencerá o Flamengo pela primeira vez na sua jovem história! 

Seria mais fácil dizer o contrário e agradar a todos que estão tristes e justamente irritados com a derrota para o Vasco. Poderia dizer, de forma educada e polida, que não é normal um time perder de seis. Não é aceitável! Mas isso todo mundo sabe. É preciso olhar para frente e enxergar na derrota motivos para continuar.

Assim como o Friburguense, que faz sua história acontecer, sou daqueles que partem contra o fluxo e provam que é possível fazer diferente. Aprendemos com os erros e, nos percalços de quem caminha, nos fortalecemos. Só tropeça quem joga. Só ganha ou perde quem está envolvido, mergulhado...

O Friburguense vencerá o Flamengo, porque nesse dia aniquilará seus medos que o tornam inseguro. Voará em campo, contra tudo e contra todos, inclusive a lógica, que só existe para os que não sonham. Sonhar e ousar são os verbos que antecedem o realizar. Grandes feitos ocorrem pelas mãos de sonhadores. 

Quem foi escolhido? Escolhido é cada um que carrega a camisa com um brasão azul e uma estrela vermelha no centro. Escolhidos para escrever uma história daquelas que viram filme que nos emocionam e nos nutrem de esperança. A esperança e a emoção, geralmente, nascem de grandes viradas e todos nós amamos histórias de viradas. Mas antes da virada, é natural que a angústia visite. O tempo que a angústia reside no peito, no entanto, é que diferenciam os que têm histórias inspiradoras daqueles que apenas passam pela vida. 

Talvez a pergunta maior seja: dos escolhidos, quem está, realmente, disposto a dar a cara a tapa? Há escolhidos para fazer parte de algo grandioso, mas alguns não atendem ao chamado! É preciso se colocar, se dar para ter entrega. Admitir o prazer e a incerteza que é ser herói. Assumir corajosamente o papel de protagonista. Coragem. Tão óbvio, mas pouco de nós atenta para a etimologia da palavra que define seu sentimento. Coragem é agir com o coração! 

Só vence, e estou cada vez mais convencido disso, quem age com o coração e coloca alma nesse coração. Coração para virar, alma para vencer! O talento não sobressai ao coração, mas o coração sobressai à técnica.

O Friburguense vencerá o Flamengo, com ou sem apoio algum. Provará que das grandes derrotas há grandes aprendizados e que as derrotas fazem parte do enredo de quem dá a volta por cima. Terá segurança na defesa. Marcará com precisão e gana. Ele se multiplicará em cada metro quadrado do campo. Correrá como se de cada pique viesse o ar que o mantém vivo. O meio-campo jogará bonito, com classe e toque refinado. Mas também dará pontapé, chutará a bola à lua como se fosse uma bomba para destruir meteoros a cair na terra. O ataque será determinado e confiante e não desperdiçará chances. E ao desperdiçar uma chance ou outra terá a consciência de que foi para não gastar os gols dos jogos futuros que o consagrarão em glória! Serão como leões assustando o adversário que não entenderá e admitirá: "Ninguém venceria o Friburguense hoje!”. Será a capa dos jornais do dia seguinte: "Brilhante! Inesquecível! Do topo da serra surge um time para o topo do mundo”. Lição de vida, através do futebol!

Ninguém vencerá o Friburguense da garra, da vontade em ser mais, da escolha em virar história que inspira e serve de exemplo! Escolhidos! Corações ao alto e alma na garganta! É hora de vencer na vitória mais importante de todas!


Friburguense (1)

Tudo pronto por parte do Friburguense para a estrutura e organização da partida contra o Flamengo. O jogo tem um alto custo e a diretoria do Friburguense promete mostrar todo o borderô do evento com cada taxa paga para mostrar que o lucro imaginado não é real. O preço do ingresso, considerado por muitos como caro, só não foi mais alto por insistência do Friburguense. Tanto a Federação como o Flamengo queriam ingressos a valores mais elevados. O Flamengo defendia que todos os ingressos custassem R$ 60. 


Friburguense (2)

Acredita-se que os ingressos com cadeiras numeradas, que será testado pela primeira vez, funcionarão e agradarão ao torcedor. A limitação no número de ingressos (4.000) é visto como um excesso de segurança por parte dos Bombeiros. O número pedido e tecnicamente comprovado é de 5.500. Sem receber um jogo grande pelo Estadual nessa década, as questões técnicas de transmissão de TV já estão testadas. O SporTV transmite o jogo ao vivo. 

 

Combate à pirataria

A Polícia Militar de Nova Friburgo prossegue com suas cotidianas ações de combate à pirataria. No ano passado, foram inúmeras apreensões em operações ou no atendimento a denúncias anônimas. Nesse ano não deve ser diferente. No último fim de semana, por exemplo, a polícia apreendeu centenas de CDs e DVDs piratas, em Olaria.


Cursos Senai (1)

O Senai Rio prorrogou o prazo para as inscrições nos cursos gratuitos de qualificação profissional à distância oferecidos na Região Serrana. Os interessados devem se inscrever através do site do Educamais. Agora, o prazo vai até o dia 10 de fevereiro. Podem participar pessoas com idade mínima de 16 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o 2º ano do ensino médio.

 

Cursos Senai (2)

Os cursos estão previstos para começar no dia 10 de março. Os alunos terão acompanhamento por meio de tutoria em ambiente virtual de aprendizagem, conteúdo em flipbook (disponível em DVD) e aulas presenciais. Em Nova Friburgo é oferecido o curso de Assistente de Logística.

 

Palavreando

São as fantasias que colorem a alma e são seus adereços que constroem a história. Tem força aquilo que a gente quer. Tem mais força ainda aquilo que vem do coração. 

 

Por mais que se façam campanhas e esteja no consciente coletivo a preservação da natureza, a cena se repete.

Lixo deixado nos caminhos que levam as pessoas ao contato com a natureza. A maioria,

cremos, leva seu lixo, mas um ou outro ainda não aprendeu a fazer isso 



TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.