Observatório - 19/12/2013

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Hoje é dia

do Orgulho Ateu

 

O dia

Em 19 de dezembro de 1941, Hitler assume pessoalmente o comando do exército alemão depois que a ofensiva contra a União Soviética começou a dar sinais de falha. O Führer aumentava o seu poder.  

 

O Natal existe em cada um

Em certas casas, algumas vezes não há o Natal, mas nem por isso o Natal deixa de existir em cada um. 

É comum as pessoas deixarem de festejar porque falta um tio, um avô e, às vezes, até um filho. O luto pode durar alguns dias, mas pode durar também muito tempo. A vida só não pode paralisar pelo luto, porque o mundo não para. 

Assim, a dor de cada um deve ser respeitada. Essa dor que se sente pela perda de alguém querido e próximo — todos já sentiram. E nessas datas em que se reúne todo mundo é que se sente mais. Hoje, há o medo de enfrentar a dor, amanhã se sentirá saudade. É preciso deixar que cada um tenha o medo, deixar que cada um tenha saudade — à sua maneira, do jeito que cada um tem, pois cada um tem um jeito único de sentir e expressar o que sente. 

Cabe a cada um de nós usarmos o maior dos poderes que existe: o abraço! Um abraço muda tudo. O abraço é o tal milagre que se pode praticar por si mesmo.    

Com o tempo, a dor aquieta, ainda que a saudade aumente. Haverá muitas saudades do avô, do pai e do irmão. A saudade existe para provar que a gente conheceu pessoas que mudaram e alegraram a nossa vida. Pessoas que nós amamos e que permanecem vivas, enquanto lembramos delas.

Assim é o Natal. Ele existe há mais de dois mil anos. Imagine quantas pessoas já deixaram de comemorá-lo porque uma pessoa próxima se foi... Quantas vezes o Natal foi esquecido no coração de algumas pessoas. Mas o Natal, tal como é, nunca se foi. Um dia, o Natal acorda até no coração de quem se esqueceu o que é o Natal! 

Assim, não precisamos de árvore, nem ceia, tampouco tantas luzes para celebrar o Natal. Há muitas casas com muitos enfeites que o Natal não entra. Porque o Natal existe dentro do coração de cada um. Se o Natal existe dentro do seu coração, logo ele existe na sua casa. E como você já sabe, o Natal é essa esperança que nasceu também com você! Se você tem esperança, o Natal existe! E você só precisa disso para ter um Feliz Natal!


Biometria nas Eleições (1)

 Nova Friburgo pode ser o próximo município do Estado do Rio de Janeiro a contar com a biometria nas Eleições. Os estudos e pesquisas já foram iniciados, e, a partir deles, se definirá se Nova Friburgo começará a implantação já em 2014. Atualmente, apenas dois municípios têm votação por digital dos eleitores: Niterói e Búzios.

 

Biometria nas Eleições (2)

 Nova Friburgo e Guapimirim seriam os próximos. Para tanto, é preciso fazer o cadastramento das digitais de todos os eleitores do município, atualmente de aproximadamente 137 mil. A partir do cadastramento, esse número pode aumentar ou diminuir. É improvável que já nas eleições 2014, no entanto, os friburguenses votem no novo sistema.


Fim de ano em Rio das Ostras (1)

Principal destino da maioria dos friburguenses, as comemorações de fim de ano em Rio das Ostras já começaram. A Prefeitura montou uma programação diversificada até o Réveillon, com shows, apresentações culturais e a tradicional presença de Papai Noel. Vários pontos da cidade foram ornamentados com decoração natalina. Trabalho de um artesão friburguense. 


Fim de ano em Rio das Ostras (2)

Os shows de réveillon se dividem entre Costazul e a Praça São Pedro, no Centro. A festa começa a partir do dia 28, com o show da Banda Stradah, em Costazul. No dia 29, é a vez da Banda do Síndico, com Léo Maia, no Centro. Na segunda, dia 30, os shows serão em dois pontos: o Bloco do Sargento Pimenta será a atração de Costazul, e o Bloco Empolga, no Centro. 


Fim de ano em Rio das Ostras (3)

No último dia do ano, Big Time Orquestra e The Serial Band esquentam o Réveillon em Costazul e no Centro, respectivamente. A queima de fogos promete uma explosão de cores em cinco pontos distintos: na Praia do Centro, no Mirante da Praça da Baleia, no Emissário Submarino, no Praiamar e em Mar do Norte. Ao todo, serão oito toneladas de fogos, totalizando 13 minutos de apresentação, com mais de 20 efeitos diferentes.


Ocupação hoteleira

De acordo com o Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau, 50% dos quartos de hotéis e pousadas do município já estão ocupados durante o fim de semana que antecede o Natal. A visita a familiares é um dos principais motivos da ocupação. No entanto, há quem credencie a procura aos eventos natalinos da cidade.  

 

Imagens de Natal: Uma simples luz pode dar o ar devido de festa de fim de ano. O Palácio Barão de

Nova Friburgo, sede da Prefeitura, é um dos poucos espaços públicos com as luzes de Natal.

Sem grandes enfeites, mas sóbrios, que chamam a atenção  

 



TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.