Colunas
Observatório - 17/12/2013
terça-feira, 17 de dezembro de 2013
Hoje é dia
- do coveiro
O dia
Em 1994, com a assinatura do Protocolo de Ouro Preto, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai criaram o Mercado Comum do Cone Sul, o Mercosul. Hoje, 17, portanto, o Mercosul completa 19 anos.
Um Rio de dor diante de Santa Catarina
Escrevo este artigo sem saber do resultado do STJD quanto à retirada de pontos da Portuguesa em benefício indireto ao Fluminense que assim escaparia do rebaixamento. No campo das regras frias, a Portuguesa deveria mesmo perder os pontos. No campo das analises morais, talvez a pena seja dura. No entanto, se fosse no meio do campeonato, ninguém avaliaria como podendo ser esta uma questão de definição de rebaixamento ou mesmo título. O tema é polêmico. O que entristece mais é o tal "dois pesos e duas medidas”. A meu ver, o STJD é mais político do que jurídico. Qualquer que tenha sido a decisão, o histórico do STJD indica ser politica, portanto, passível de grande injustiça. Não confio no STJD!
Independente de qual tenha sido a decisão que, obviamente, caberá recurso ao pleno, ou seja, a decisão ainda não é definitiva, é de se lamentar que o futebol carioca tenha menos ou iguais representantes que o futebol catarinense. Pela tradição, pela história, pelo volume de torcidas. Os clubes cariocas não podem ser considerados como locais. São clubes nacionais, senão, internacionais. Três catarinenses (Criciúma, Chapecoense e Figueirense) para dois cariocas (Botafogo e Flamengo). Na melhor das hipóteses, três para três.
Mas o futebol carioca em termos de quantidade, já de longe, vem perdendo representatividade. Muito em função dos próprios quatro grandes que ao longo do tempo vem sufocando e matando os chamados pequenos. Vide o que fizeram com América e Bangu na década de 80 para 90. Em 2013, na Série B do Brasileiro, nenhum representante. Na Série C, apenas o Macaé avançou, sucumbindo nas quartas de final. Na Série D, sequer os dois representantes passaram da 1ª fase. Algo, no conjunto da obra está errado. Os resultados do futebol fluminense tem sido de conquistas, apenas por ações e sucessos isolados, individuais.
Ou o Rio faz um pacto por toda coletividade do seu futebol ou esse cenário tende a ficar ainda pior. E, não estou falando apenas das tragédias de Fluminense e Vasco, mas do todo. Ou todos se juntam ou todos perecerão juntos.
IPVA 2014 (1)
O governo do estado aumentou o desconto para quem pagar o IPVA em cota única. Saiu dos 8%, inicialmente anunciados, para 10%. A mudança surgiu após o governador Sérgio Cabral pedir novos estudos à Secretaria Estadual de Fazenda. A segunda forma de pagamento possível será, como todo ano, em três parcelas, mas neste caso sem abatimento.
IPVA 2014 (2)
O calendário de pagamento do IPVA vai de 22 de janeiro a 28 de abril de 2014, dependendo do número final da placa do carro. O vencimento da quitação integral será sempre o mesmo da primeira prestação de cada grupo de placas. A Secretaria Estadual de Fazenda estimou que a redução média do valor do IPVA seja de 5%, na comparação entre 2014 e este ano. Vale ressaltar, porém, que o percentual não se aplica a todos os veículos.
Quadrilha do aborto (1)
A Polícia Civil desarticulou a maior rede de execução de abortos do estado. Na ação foram cumpridos seis mandados de prisão e sete de busca e apreensão na capital do estado e em São Gonçalo. A quadrilha, composta por médicos, agenciadores e seguranças, realizava cerca de 50 abortos por semana, cobrando até R$ 8 mil por procedimento.
Quadrilha do aborto (2)
Após um ano de investigações, os agentes descobriram que os criminosos movimentavam cerca de R$ 500 mil por mês. Mulheres de todo o estado e também de outras partes do país procuravam a quadrilha para realizar abortos.
Friburguense
Já em preparação em Santa Rita do Sapucaí-MG, o Friburguense aguarda a chegada de novos reforços para integrar o elenco. Mais três jogadores estão chegando. Um goleiro contratado junto ao Salgueiro (PE) que atuou na Série C do Brasileiro, o atacante argentino da Terceirona de lá e ainda outro atacante que deve vir do Macaé, da terceirona brasileira. As contratações devem ser oficializadas nas próximas horas.
Pré-Vestibular Social (1)
O Pré-Vestibular Social está com inscrições abertas até 28 de janeiro de 2014. São oferecidas 18 mil vagas, distribuídas por 56 polos de estudo, localizados em 39 municípios, entre os quais Nova Friburgo. O Pré-Vestibular Social é voltado àqueles que não têm condições de pagar por um curso preparatório e que, em 2014, estarão no último ano do Ensino Médio ou já o terão concluído.
Pré-Vestibular Social (2)
A escolha dos alunos é feita por meio de uma seleção socioeconômica. As aulas serão de março a dezembro de 2014. As inscrições podem ser feitas pelo site www.pvs.cederj.edu.br. O Pré-Vestibular Social é um curso gratuito, incluindo o material didático.
Palavreando
A vida é cheia de paradoxos, algumas ideias do que é ou pode ser e muitos, muitos antagonismos.

Imagens de Natal. O presépio na Praça Dermeval Barbosa Moreira anuncia a chegada do Menino Jesus. Símbolo da
data, os presépios são cada vez menos frequentes nos enfeites natalinos que tem priorizado imagens
das renas e de Papai Noel. Apesar de menos frequentes, continuam sendo insubstituíveis.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário