Observatório - 12/12//2013

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Hoje é dia

  • da América Latina

 

O dia

Há dez anos, Keiko, a baleia que participou do filme Free Willy, morreu aos 26 anos, na baía de Taknes (Noruega), em consequência de uma pneumonia. Ela havia sido libertada em julho de 2002.

 

Já é Natal em Nova Friburgo?

O Natal é uma das datas mais marcantes do ano. Para o comércio, para os Cristãos e para cada ser humano. É tempo de congraçamento e união. O sentimento de solidariedade toma a cada um. Aguça o espírito mais compreensível com o próximo. A época é tão bela que muitos dizem que todo dia poderia ser dia de Natal.

Obviamente que pelo lado espiritual não se faz necessário enfeites, nem toda simbologia que vem com a data. O Natal tem que estar dentro da gente.

Já nos fatores econômicos e de envolvimento comercial com a data, é fundamental que exista sensibilidade para essas questões. Infelizmente, não vemos Nova Friburgo mergulhada na data, comercialmente falando. A onda do Natal parece que não chegou por aqui. Com exceção de uma loja ou outra. O próprio comércio parece desmotivado. Talvez, pela falta de luz nas ruas, avenidas e praças! Falta enfeite! Falta bom gosto no pouco que há! Falta criatividade, pois não precisa de muito dinheiro para inventar um Natal de sonhos. Uma cidade bem enfeitada para o Natal envolve mais as pessoas... É bom para o turismo, para o comércio e até para a autoestima local. Inspira.

Que 2014 possa ser realmente um ano de virada para Nova Friburgo. Causa certa tristeza ver que outras cidades com problemas iguais, como Petrópolis e Teresópolis, estejam mais avançadas, mais atentas aos pequenos detalhes que fazem toda a diferença. O Natal vai ter... Mas que em 2014 tenhamos realmente um Natal de verdade nas ruas, praças e avenidas. Um Natal que ilumine toda a cidade e que traga luz para algumas cabeças e espíritos. 


Escola Pública de Trânsito (1)

A Escola Pública de Trânsito do Detran iniciou o projeto de legalização e capacitação de condutores de motos na região. O curso inclui a habilitação de motociclistas e motofretistas com custo de R$ 342,54, abaixo do mercado, ou gratuitamente. Inicialmente, as aulas de motociclistas serão em Teresópolis, mas abrange ainda as cidades de Petrópolis, Nova Friburgo, Três Rios e Barra do Piraí.


Escola Pública de Trânsito (1)

Os interessados na carteira de motociclista deverão se inscrever até o dia 2 de janeiro no portal do departamento, enquanto os motofretista têm até o dia 13. O projeto viabilizará a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A. A ação é voltada para condutores com baixo poder aquisitivo. 


Motofretista

O curso especializado para motofretista é gratuito. O candidato deve ter 21 anos ou mais e estar habilitado no mínimo há dois anos na categoria A. Além disso, terá que apresentar a documentação referente ao veículo e cópia do comprovante de rendimento mensal no exercício da atividade de motoboy. Este não poderá ser superior ao piso salarial da categoria, entre outros requisitos. As aulas acontecerão, a princípio, também no 11º Batalhão da Polícia Militar.


Rio das Ostras (1)

O Estado anuncia para 2014, estudo sobre a mobilidade urbana na ligação entre os municípios de Rio das Ostras e Macaé. A solicitação do estudo é resultado do projeto de duplicação da Rodovia RJ-106, que liga os dois municípios, e ficará sob a responsabilidade da Subsecretaria de Planejamento. 

 

Rio das Ostras (2)

O objetivo é estruturar alternativas viáveis para a população que mora em Rio das Ostras, trabalha em Macaé e passa longos períodos em engarrafamentos. Muitos friburguenses se veem nessa situação. Além do estudo sobre mobilidade urbana dessas cidades, está em discussão o Plano de Reestruturação e Desenvolvimento Sustentável dos Municípios da Região Serrana. 

 

Feira de Animais de Corte (1)

Produtores da Região estão sendo atraídos para a primeira Feira de Animais Rio Genética – Carne. O evento acontece neste sábado, 14, no parque de exposições de Campos e segue o modelo das Feiras de Animais Rio Genética, voltadas para a produção leiteira.


Feira de Animais de Corte (2)

A feira vai disponibilizar mil matrizes e reprodutores de raças de corte, com financiamento do programa Rio Genética, com recursos do Tesouro do Estado. Os juros de 2%, com o primeiro pagamento dois anos após a compra e mais quatro para quitação, são incentivos para que o produtor rural retenha suas matrizes e se torne um produtor de bezerros.

 

Palavreando

Aproximar-se de deuses é perigoso, mas não há porque invejá-los quando se é mortal. Eles nunca sucumbem aos que amam.

 

As tradicionais caixas de som penduradas nos postes da Alberto Braune anunciam a chegada do Natal em Nova Friburgo.

Ainda que faltem os enfeites, os alto-falantes estão lá, ano após ano, para anunciar as promoções

das lojas e seus produtos. Claro que não faltam as músicas típicas da época



TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.