Observatório - 05/12/2013

quinta-feira, 05 de dezembro de 2013

Hoje é dia

da Cruz Vermelha Brasileira

do Voluntário


O dia

Em 1933 acabava a Lei Seca nos Estados Unidos. Adotada em 1920 pelo Congresso, ela proibia a fabricação e a comercialização de bebidas alcoólicas, mas fez crescer o crime organizado, que a distribuía por todo o país.

 

Há bom senso no Bom Senso F.C?

Os jogadores da primeira e da segunda divisões do futebol brasileiro têm feito um legítimo movimento pedindo entre outros, salários em dia, férias de 30 dias, pré-temporada de 30 dias e menos partidas no calendário. Direitos que devem ser observados por clubes, Federações e CBF. E os deveres? Os clubes viraram reféns dos empresários e consequentemente dos jogadores do alto escalão. E o torcedor? É mero detalhe!

Quando observo a forma de protestar, especialmente, nessas rodadas finais do Brasileirão fico espantado quando jogadores ficam tocando a bola por um minuto. Um total desrespeito, a meu ver, com os clubes e seus torcedores que aplaudem e apoiam levados simplesmente pelo furor do movimento. Ora, um minuto desperdiçado em 90. Um minuto pode levar um time ao rebaixamento ou a Libertadores. Um minuto, por exemplo, poderia ser suficiente para o Cruzeiro empatar com o Bahia ou o São Paulo empatar com o Criciúma. Um minuto poderia ser o tempo que o Fluminense poderia virar para cima do Atlético-MG. Só para citar exemplos que expressam o drama de times envolvidos na luta contra a queda. Vasco e Fluminense podem cair. Seus jogadores procurarão outros clubes da Primeira Divisão. O torcedor vai cair, o clube vai cair... Os jogadores — não! A forma é equivocada e desrespeitosa a quem de fato paga o espetáculo — o torcedor. E, diga-se de passagem, paga cada vez mais caro.

É um movimento de elite! Envolve os jogadores mais bem pagos do país e do mundo. Percebe, não é um movimento que pensa nos jogadores dos clubes que realmente mais passam dificuldades. O Brasil tem mais de mil clubes de futebol e só estão lutando por 40. Por mais que digam que pensam neles, efetivamente, não agem pelos demais. Por aquele atleta que como a maioria dos brasileiros ganha salário mínimo. Não dá para falar em justiça no futebol sem pensar nos pequenos. Não dá para atletas que ganham 100 mil, 200 mil, 500 mil por mês serem a voz de quem ganha mil. É um movimento elitista, manobrado por interesses ainda escusos de gente muito grande, ainda que seja legítima a busca por qualquer pessoa em buscar seus direitos. O torcedor? Não dá para o torcedor continuar sendo um mero detalhe. Porque no fim das contas quem paga a conta é ele, somos nós!    


Concurso de Cantagalo (1)

Os candidatos às vagas do concurso para a Prefeitura de Cantagalo já podem consultar o site da organizadora para imprimir o cartão de confirmação de inscrição com as informações oficiais de data, local e horário de realização da prova objetiva (escrita), que deve ser aplicada neste domingo, 8. São 57 vagas efetivas, mais cadastro de reserva.


Concurso de Cantagalo (2)

O concurso atraiu pessoas de todas as cidades da região, inclusive de Nova Friburgo, e promete ser bastante disputado. As provas objetivas serão aplicadas em dois turnos: na parte da manhã, para os candidatos que disputam os cargos que exigem nível superior, e, à tarde, para os demais cargos — médio, médio/técnico, fundamental e fundamental incompleto. 


Aposentadoria (1)

Trabalhadores com carteira assinada em condições de se aposentar terão que contribuir para o INSS por mais cinco meses para não amargar perdas a partir deste mês. Com a alta da expectativa de vida do brasileiro para 74,6 anos, divulgada pelo IBGE, o fator previdenciário, que faz parte do cálculo das aposentadorias, sofre alteração.


Aposentadoria (2)

A nova tabela que entrou em vigor com a virada do mês provoca queda de até 1,67% nos benefícios concedidos pela Previdência. O segurado terá que retardar o pedido de aposentadoria, até abril de 2014, para garantir o fator referente a novembro deste ano antes da mudança da tabela.

 

Ciências sem Fronteiras

Foram prorrogadas até sexta, 6, as inscrições do Ciência sem Fronteiras. Através desse programa, estudantes brasileiros das áreas de Engenharia, Tecnologia e Ciências que se inscreverem terão direito de cursar um ano em universidades do exterior, com todos os gastos custeados pelo governo. São 20 países de destino. Outras informações no site do MEC.

 

Luta contra o câncer (1)

A Secretaria Estadual de Saúde e a Fundação do Câncer lançaram o Plano Estadual de Controle, Prevenção e Atenção ao Câncer. A iniciativa prevê ações nas áreas de educação, atenção básica, tratamento cirúrgico, radioterapia, regulação, sistemas de informação, promoção e prevenção, diagnóstico precoce, quimioterapia, cuidados paliativos e registro do câncer. 

 

Luta contra o câncer (2)

A expectativa é de que os resultados propostos sejam alcançados em um período de 10 anos, com reavaliações e ajustes periódicos a cada 3 anos. O plano é fruto de um extenso trabalho de mapeamento da rede de serviços especializados existentes no Estado. No Rio de Janeiro, são estimados 47.820 casos novos em 2013, segundo o Inca. 

 

Palavreando

Alguns momentos vão chegar e em alguns momentos algumas pessoas vão sair de cena. A única coisa que não quero é ser o último a apagar as luzes. 

 

Detalhes, pequenos detalhes que fazem toda a diferença. A Praça Getúlio Vargas é sem sombra de dúvidas uma das mais bonitas do país, no entanto, são detalhes que a fazem ficar mais bonita ou mais feia. Por exemplo, o relógio de energia elétrica é necessário para o trabalho de alguns, mas enfeia a Praça ao ficar tão exposto assim. Poderia ser melhor camuflado, dentro da realidade natural do espaço. Não compõe, quando poderia sequer ser percebido 



TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.