Observatório - 26/11/2013

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Hoje é dia

  • do Ministério Público
  • Semana Municipal de Prevenção da Saúde do Homem

 

O dia

Há exatos 63 anos, a China entrava na Guerra da Coréia ao lado da Coréia do Norte. A Coréia do Sul tinha como aliados os Estados Unidos e as forças das Nações Unidas. O mundo vivia momentos de tensão na batalha entre capitalistas e comunistas.


Mais uma perda irreparável para a comunicação friburguense

Voz única. Jeito exclusivo de dar no rádio as notícias policiais. Marcante ao comentar sobre o carnaval e uma enciclopédia ao falar de MPB. Ninguém em Nova Friburgo entendia tanto da música brasileira como ele.

Coracy Martins da Rádio Sucesso FM e principalmente da Rádio Nova Friburgo AM. Coracy da comunicação friburguense — um dos seus principais expoentes. E não é para qualquer um atravessar décadas. Coracy passou pelos chamados anos de chumbo, quando todos eram vigiados pelo Regime Militar. Atravessou os iluminados anos 80, os loucos anos 90 e resistiu a todas as modernidades imprimidas pelos anos 2000 e a década passada. Um resistente. Um talento cheio de alegria e vida!

Coracy soube viver a vida e combateu com carisma o conservadorismo. Polêmico? Talvez. Autêntico? Com toda certeza! 

Na despedida, uma legião de fãs que neste ano não receberão dele a carta de natal escrita por ele, uma a uma, de próprio punho. Todo final de ano, Coracy fazia questão de enviar as felicitações natalinas aos seus assíduos ouvintes do Canta Brasil. No último adeus, o carnaval parou seus tamborins por alguns segundos, como nas famosas paradinhas, para voltar a fazer barulho, porque Coracy é esse barulho que entende do que fala! Ele conhecia como poucos o carnaval friburguense. 

Pois é, no próximo carnaval não haverá os comentários de Coracy e suas observações precisas sobre o desfile de cada bloco e escola.

Sentirão falta de suas piadas e até de seus ataques rabugentos cada colega de trabalho que, assim como eu, caia na gargalhada com seus chavões — "jogou bagaço no ventilador”. Sentirei falta de questionar suas fofocas, que sempre tinham um quê de ingenuidade. Coracy, apesar dos 61 anos, era um menino. Provavelmente, o mesmo menino de quando chegou pela primeira vez à Rádio Friburgo em 1966. Um menino calejado, mas livre e repleto de meninices. Coracy era alegria pura e sabia viver!

Dizem que a primeira coisa que esquecemos de uma pessoa é a sua voz! Não acho que isso se encaixe ao Coracy. Sua voz é marcante demais para ser esquecida. Aliás, é a sua voz o que faz com que ele seja inesquecível, porque jamais se produzirá algo parecido. Ficará para sempre na memória!

Coracy Martins, meu companheiro de trabalho com quem tive muito orgulho de trabalhar e dividir tantas coberturas jornalísticas. Quem me ensinou sobre música e carnaval. 

Meu enorme respeito a esse sujeito que fará Moisés Moraes Filho, Mirtês de Oliveira, Mhirtes Godoy e Edmo Zarife sambarem com gosto no universo das estrelas produzidas por Nova Friburgo que jamais se apagam. Nos ilumina lá de cima Coracy! Faz brilhar lá do céu essa terra que reverencia a história que escreveu aqui! Sentiremos saudades...

 

Natal (1)

Como antecipado por Observatório no dia 7 de dezembro, pela primeira vez será realizado um grande desfile de Natal. A Avenida Alberto Braune está confirmada como local do desfile com alunos de escolas municipais. O horário das 18h também está confirmado. Representantes das colônias e idosos do Centro de Convivência da Feliz Idade também participarão do evento.


Natal (2)

O desfile termina na Praça Dermeval, onde será lançado o presépio, a casa de Papai Noel e a árvore de Natal decorada com enfeites levados pelos alunos. Anjos, soldadinhos de chumbo, reis magos, coreografias especiais e música fazem parte deste momento da abertura do Natal em Nova Friburgo.


Natal (3)

Por falar em Natal, o comércio já funciona em horário estendido. O comércio pode funcionar até as 20h até o dia 7 de dezembro. De 9 a 24 de dezembro, as lojas podem ficar abertas até as 22h. Já nesse domingo, 1º, e pelos quatro seguintes pode abrir até 22h. Já na segunda próxima, o comércio pode abrir a partir das 9h por todas as segundas-feiras de dezembro.


Friburguense (1)

O Friburguense confirma para o próximo dia 9,  a partir das 11h30, uma festa que abrirá as comemorações dos 20 anos do título estadual da série B de 1994. Dezenas de personagens da época estarão reunidos no Estádio Eduardo Guinle, onde serão homenageados com um troféu alusivo à conquista. Diretoria, jogadores, apoiadores e membros da imprensa receberão a honraria.  


Friburguense (2)

O Tricolor da Serra deu início ontem, 25, à pré-temporada já visando o Estadual que começa no dia 19 de janeiro. O elenco do Friburguense ainda não está completo, mas praticamente definido. A busca por um atacante é ó único reforço para ser titular que o clube busca. Os outros são para compor elenco. 


Palavreando

O amor é a falta de controle e a sensação de se perder conscientemente. É perdição constante de quem perde a respiração e têm — feliz — as pernas bambas. 

 

Esse trio se desfaz. Coracy Martins ao lado de Daniele Asth e este colunista. Juntos, nós três fazíamos o tradicional Repórter Friburguense. Cabia a Coracy as matérias policiais. Além do Repórter Friburguense, Coracy comandava o programa dominical Canta Brasil. Corcay faleceu aos 61 anos de idade, após sofrer um infarto em casa  

 


TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.