O inverno chegou mais cedo, hoje nevou na França

sexta-feira, 22 de novembro de 2013
Foto de capa

Ia escrever sobre nossa viagem a Tourin, Milão e Bréscia, mas fica para semana que vem, pois surgiu um fato novo e que vale a pena relatar. Terça-feira, 19, voltávamos de Milão pelo Túnel de Fréjus, com 13 km de extensão, quando começou a nevar forte. A característica desse túnel é que de um lado se está na França e do outro na Itália. Em Chambéry fazia muito frio e caía uma chuva fina, mas no dia seguinte, quando acordamos, nevava e os termômetros registravam 1° C.

Nevou o dia inteiro, a temperatura máxima foi de apenas 2° C e uma característica que me chamou a atenção foi o fato de, em determinados momentos, nevar e chover ao mesmo tempo. A cidade parecia saída de um cartão-postal com a neve cobrindo telhados, arvores e ruas, fazendo um contraste muito bonito e agradável à vista.

A previsão é que continue a nevar até sexta-feira; no entanto, se aqui nevou pouco, em outras regiões da França o acúmulo de neve chegou a 40 cm e com muitos transtornos à rotina normal das pessoas. O tráfego de trens (TGV) de Lyon a Paris estava prejudicado, coma atrasos de pelo menos uma hora no tempo de viagem. Normalmente ela é feita em três horas. Em algumas cidades as aulas foram suspensas, porque alunos e professores tinham dificuldades no deslocamento de suas casas até os colégios.

Já vinha nevando desde o fim de outubro, início de novembro, mas apenas nas montanhas e mesmo assim, acima de 1.800 m. Pelo menos aqui em Chambéry, foi a primeira nevada a 0 m. Para algumas pessoas com as quais conversei, isso pode ser um prenúncio de um inverno bem rigoroso, contratando com um verão ameno, como foi o desse ano.

Mas a França foi dormir bem aquecida com a vitória dos bleus (como é conhecida sua equipe nacional) ontem à noite no Stade de France. Com isso os franceses carimbaram o passaporte para o Brasil. Não foi uma classificação fácil, pois com a derrota de 2 x 0 para a seleção da Ucrânia, no jogo de ida, era necessária uma vitória pelo mesmo placar para forçar uma prorrogação ou, caso terminasse em 0 x 0, uma disputa de pênaltis. Com os 3 x 0 de ontem, o vinho consumido pelos torcedores para acalmar os nervos propiciou uma noite tranquila de sono, com a certeza de que a França participará de mais uma copa do mundo.

Aliás, o Brasil sediará o torneio mais importante do futebol em 2014, com uma característica que vem a dar um toque todo especial à competição. Todos os campeões do mundo, a saber, Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Uruguai, estarão presentes. O Brasil é pentacampeão, em seguida vem a Itália com quatro títulos e logo depois temos a Alemanha com três títulos.

O blog associationfrancesavoiebresil@wordpress.com entrou hoje, 20 de novembro, no ar e será atualizado a cada 5 dias, com seus 6 redatores fazendo o possível para transmitir aos seus leitores informações sobre Turismo, Saúde, Quotidiano, Gastronomia e Informações Gerais, que podem ser do interesse tanto de brasileiros quanto de franceses. 

Se por um lado o frio chegou, a calefação, as modernas roupas de inverno e o bom vinho de sempre são capazes de minimizar as agruras das baixas temperaturas.

TAGS:

Max Wolosker

Max Wolosker

Economia, saúde, política, turismo, cultura, futebol. Essa é a miscelânea da coluna semanal de Max Wolosker, médico e jornalista, sobre tudo e sobre todos, doa a quem doer.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.