Nova Friburgo é o segundo município no Estado em registros de estupro

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Hoje é dia

  • Nacional do 
  • Diretor de Escola
  • da Indústria 
  • Automobilística


O dia

A Ditadura Vargas dissolve em 1930 as assembleias estaduais e as câmaras municipais do Brasil. O Governo Provisório foi instituído com a promulgação de decretos. Era a consolidação do Estado Novo.

 

Disputa agora é na parte de baixo

O Cruzeiro passeou neste Campeonato Brasileiro e já pode se considerar o campeão absoluto desta edição. Faltando apenas cinco rodadas, matematicamente o título ainda não veio, mas a diferença de 13 pontos para o 2° colocado, o Atlético-PR, com somente 15 pontos, em disputa é algo que raras vezes ocorreu desde que o campeonato se tornou de pontos corridos.

Com a disputa do título encerrada, só faltando entregar a taça aos mineiros, o campeonato é mesmo interessante na parte de baixo da tabela, onde dois cariocas insistem em querer machucar seu torcedor. A briga é tanta que o risco de dois caírem, Vasco e Fluminense ou Fluminense e Vasco, é grande. 

Apático e azarado, o Fluminense reflete as trapalhadas de sua diretoria e pode ser o primeiro campeão nacional a ser rebaixado no ano seguinte. Ou o Fluminense dá um sacode ou a segundona é seu destino. O Vasco reacendeu com a participação efetiva de sua torcida. Mas sua baixa qualidade técnica e seus incorrigíveis defeitos defensivos acabam por fazer desta força da torcida algo que apenas colabora e não é decisivo. O que sei é que se não fosse a torcida vascaína, decidido já estava é o rebaixamento do Vasco, que apenas coroaria o péssimo trabalho desenvolvido pelo ex-atacante brilhante Roberto Dinamite. Como jogador, excepcional. Como dirigente, trágico como os goleiros que o Vasco usou neste Brasileirão.

Sete times brigando contra as três vagas restantes da segundona: Coritiba (41), Portuguesa (40), Bahia (39), Vasco (37), Criciúma (36), Fluminense (36) e Ponte Preta (34). A exceção da Ponte Preta, eu não arriscaria cravar os outros rebaixados.

A luta pela Libertadores ainda reserva emoções, não tão vibrantes quanto as da parte de baixo da tabela. O Botafogo, que tinha tudo para retornar depois de tanto anos à competição internacional, vê esse sonho se complicar por conta de seus próprios méritos, ou seria deméritos, não sei. A vaga que parecia certa pode naufragar e acabar nas mãos de Goiás ou Vitória. Além deles, Atlético-PR e Grêmio permanecem diretamente nessa disputa que pode ser para três ou duas e até quatro vagas. Se o Atlético-PR for campeão da Copa do Brasil, abre uma vaga (quatro) que pode ser comida por São Paulo ou Ponte Preta, caso um dos dois seja o campeão da Sul-Americana. Se o Atlético-PR for vice na Copa do Brasil e ainda um brasileiro ganhar a Sul-Americana, o Botafogo diminui consideravelmente suas chances de voltar à Libertadores. 


Friburguense

A duas semanas de se iniciar a pré-temporada 2014, a diretoria do Friburguense corre para fechar com um atacante, principal deficiência do time nas últimas temporadas. As conversas já estaria avançadas com um jogador experiente que chegaria em condições de disputar a vaga de titular. Outros três reforços são pretendidos: um zagueiro, um lateral-direito e um meia-esquerda.


Estupros em Nova Friburgo (1)

Nova Friburgo é a segunda cidade do estado em registros de casos de estupro. Os dados são do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP). As ocorrências de janeiro a agosto de 2013 somam 55. Mais que o triplo de homicídios registrados no mesmo período (16).


Estupros em Nova Friburgo (2)

O estupro é considerado crime hediondo e a pena pode chegar a 30 anos de cadeia. Segundo as estatísticas, na maioria dos casos o agressor faz parte do vínculo familiar da vítima. Muitos sequer são registrados, o que cria a pergunta para as autoridades: as mulheres friburguenses estão mais atentas e registram os casos ou o número é mesmo maior?


Menor inadimplência

Caiu a inadimplência no comércio friburguense. De acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Nova Friburgo, a redução na inadimplência entre janeiro e outubro foi de 7,5% em relação ao mesmo período de 2012. Além de campanhas especiais de renegociação de dívidas realizadas pela própria entidade, o número também mostra maturidade do consumidor, que quer ficar com o nome limpo.


Reivindicações do samba (1)

Reivindicação dos sambistas, Nova Friburgo terá três dias de carnaval fora de época. De 29 de novembro a 1º de dezembro, das 19h à meia-noite, na Praça do Suspiro, estão confirmadas as comemorações do Dia do Samba. As escolas de samba Imperatriz de Olaria, Unidos da Saudade e Vilage no Samba e os blocos Unidos do Imperador, Bola Branca e Globo de Ouro se revezarão na festa.


Reivindicações do samba (2)

Também ficou definido que a festa do samba contará com barracas de alimentação e parquinho. A ideia é fortalecer as escolas de samba e blocos de enredo, antecipando a exibição do trabalho e estimulando a população a participar do carnaval local. Além das agremiações, o grupo Remexesamba também se apresentará.


Palavreando

Não adianta se preocupar e se indignar com a guerra do Iraque e a fome na África se você sequer olha para o vizinho ao lado que pode estar em condições piores ou parecidas.

 

Na semana passada, esteve em Nova Friburgo o grupo de pagode Os Morenos. Gilmar, Betinho, Luis Cláudio e Marcelo Moço escolheram a cidade para começar a divulgação da nova música, "Mente que Nem Sente”. Consagrados com sucessos como "Mina de Fé”, "Tá a fim de Sambar”, "Tô Tentro, To Fora”, o grupo passou por rádios e emissoras de TV locais. Em breve o novo álbum    

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.