Colunas
Observatório - 22/10/2013
terça-feira, 22 de outubro de 2013
Hoje é dia
do Paraquedista
da Praça
do Protesto Mundial contra o Uso do Eletrochoque
Internacional do Radioamador
Semana Municipal da Ciência e Tecnologia
O dia
Há 10 anos, pela primeira vez, um concorrente do programa Show do Milhão, do SBT, ganhou o prêmio máximo de R$ 1 milhão. O aposentado Sidiney Ferreira da Silva conquistou a bolada respondendo em que dia nasceu e em que dia foi registrado o presidente Luís Inácio Lula da Silva.
O reizinho de São Januário
Há jogadores que apenas entram em campo. Há outros, no entanto, que causam cartase. Cada vez mais raros, são os jogadores que apaixonam e criam tamanha identidade com a torcida a ponto de mudarem a história de um jogo. Hoje, no futebol carioca, podemos apontar dois nomes que se encaixam nesse perfil: Juninho Pernambucano pelo Vasco e Seedorf pelo Botafogo. Aqui, quero me ater a Juninho, pois este, pela história escrita, já se garantiu no hall de atletas inesquecíveis do Gigante da Colina.
Impressionante a capacidade de liderança de Juninho. Mais do que o jogador, Juninho exerce hoje o ausente cargo de presidente do Vasco. Enquanto Roberto Dinamite, com razão ou sem razão, desperta a ira do torcedor, Juninho demonstra seu amor e preocupações pela instituição — e mais do que isso, provoca a rivalidade que se extinguiu nessa era dinamitosa redespertando antigas rixas como as com o Flamengo. O que mantém vivo o futebol são as rivalidades e Juninho sabe disso!
Sempre muito equilibrado na sua fala, Juninho coloca o dedo na ferida e se não acalma os ânimos, no mínimo mostra os caminhos. Corre como se tivesse começado ontem. Tem garra como se tivesse acabado de subir dos juniores. É o melhor tipo, cada vez mais raro de líder. Juninho lidera pelo exemplo. E, o Vasco é um com ele e totalmente outro sem ele. Isso ficou muito evidente no clássico contra o Botafogo. Nesse instante difícil do Vasco, Juninho é o único capaz de trazer a torcida de volta como o fez na partida do último domingo.
Toda instituição precisa de heróis. O Vasco tem o seu! Por isso, seria uma injustiça dos deuses do futebol o Vasco ser rebaixado. Não pelas trapalhadas de sua diretoria que fez o Vasco perder o respeito, mas por causa de Juninho. Juninho não merece fazer parte deste capítulo, como Edmundo não merecia quando do descenso cruzmaltino em 2008.
Fica aqui lançada a semente. Há quem possa refazer o Vasco gigante — Juninho presidente do Vasco!
Como vascaíno declarado que sou e súdito assumido de Juninho, tenho esperança de que o Vasco não caia! Mais pela emoção do que pela técnica. O esboço da reação nasceu no 2° tempo do jogo com o Botafogo! É possível!
Friburguense
Eliminado ainda na 1ª fase da Copa Rio, a diretoria do Friburguense começa a planejar a pré-temporada para o carioca de 2014: quem fica, quem sai, quem chega, quem retorna e quem será aproveitado dos juniores. Tudo isso começará a ser traçado nessa semana. A tendência é que a pré-temporada se inicie na segunda quinzena de novembro.
Cerveja nos estádios (1)
O Ministério do Esporte trabalha para mudar até dezembro o Estatuto do Torcedor e facilitar a volta da venda de bebidas alcoólicas nos estádios, independentemente da Copa do Mundo. Os técnicos da pasta entendem que a modificação dessa parte tira dos ministérios públicos estaduais a base legal para a proibição.
Cerveja nos estádios (2)
No entendimento do Ministério do Esporte, se a mudança for feita, cerveja poderá ser vendida automaticamente em arenas de estados e municípios que não têm leis estaduais sobre o veto, como é o caso de Nova Friburgo e do estado do RJ. A liberação das bebidas é um dos argumentos para combater a elitização nas novas arenas. A volta da cerveja seria em troca de uma política de preços mais baixos no Maracanã, por exemplo.
UPC (1)
O período de chuvas está chegando, mas metade das Unidades de Proteção Comunitárias (UPC) de Nova Friburgo, ainda não foram entregues. Das 20 previstas para áreas vulneráveis, 10 estão instaladas. Ainda assim, algumas destas não têm agentes trabalhando no local. Em Petrópolis e Teresópolis, todas as unidades previstas estão em funcionamento.
UPC (2)
De acordo com a Defesa Civil Estadual, as unidades estão sendo entregues gradativamente e a previsão é que todas estejam funcionando em novembro. Segundo ainda a Defesa Civil, cada unidade contará com uma média de quatro agentes. As UPCs foram anunciadas em 2011, logo depois da tragédia. Já se passaram praticamente três anos e o projeto ainda não está totalmente consumado.
Desconto na conta de energia elétrica
A concessionária de energia elétrica de Nova Friburgo implanta hoje, 22, mais um postos de coleta do projeto "Energisa Cidadã”. Os clientes poderão trocar lixo reciclável como papel, plástico, metal e óleo por descontos na conta de energia elétrica também em Olaria. O serviço já foi implantado em Conselheiro. Na quarta-feira, 30, um 3° posto será instalado na Praça do Suspiro.
Palavreando
Vivemos um novo tempo, num velho mundo, cada vez mais caduco e doente.

Caminhada do outubro rosa mobilizou mulheres, homens e crianças. A campanha, que alerta para a prevenção do
câncer de mama, foi organizada no município pela Amma (Associação da Mulher Mastectomizada).
Teve adesão de boa parte do comércio, que se vestiu de panos rosas

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário