Colunas
Observatório - 24/09/2013
terça-feira, 24 de setembro de 2013
Hoje é dia
do Aposentado
da Previdência Social
da Constituição
O dia
Hoje, 27, marca o início do calendário muçulmano, porque em 622, Maomé chegava a Medina, fugindo da perseguição em Meca. É exatamente a "hégira” que marca o início do calendário muçulmano.
Fim do túnel
O Brasileirão deste ano já está decidido. O fim do túnel já se mostra, e esse pode significar também o fundo do poço para dois cariocas: Flamengo e Vasco.
O Cruzeiro será campeão! Dificilmente, alguém tira esse título do time que está sobrando na competição por alguns motivos: o melhor time do país, o Atlético-MG, está focado no Mundial. O Botafogo derrapou quando não podia. O Corinthians, que tem belo elenco, ainda não conseguiu entrar de cabeça na competição. O Internacional também não. O Fluminense vendeu quase todo o seu elenco campeão brasileiro do ano passado. Sobra o Cruzeiro, que, é claro, tem a sua competência.
Um carioca será rebaixado, por mais incrível que pareça! Em um campeonato em que mais da metade das equipes corre sério risco de rebaixamento, não seria inusitado que um ou dois grandes caiam para a segundona. O pior é que um deles será, inevitavelmente, do Rio de Janeiro. Obviamente, que seria mais interessante ver mais da metade das equipes brigando por título ou vaga na Libertadores. Mas a competição é nivelada por baixo. Há mais times fracos do que bons. Entre os fracos estão Vasco e Flamengo, que além dos times incompetentes estão mergulhados em crises administrativas e em um mar de azar. Sinceramente, a situação dos dois não é pior do que de uma Portuguesa ou um Bahia. Os dois têm tradição sem comparação. Talvez seja essa tradição seus maiores aliados e também adversários. A mesma tradição que dá força, pesa. A mesma tradição que lota estádios, pressiona-os.
Estou pessimista quanto à salvação dos dois. Um pelo menos cai. E, isso dá um caráter de final ao contrário para o clássico dos milhões do dia 6 de outubro. No atual cenário, quem perder coloca um pé na segundona. Empate complica os dois.
Enquanto isso, o Fluminense que se cuide para manter essa gordurinha alcançada nas três últimas rodadas sem derrota. Em uma competição tão equilibrada, ficar sem perder por três rodadas é marca incrível. Já o Botafogo parece mesmo que jogou a toalha após a derrota para o Cruzeiro. A diferença de oito pontos na tabela já é um abismo gigantesco. Que venha a vaga na Libertadores!
Friburguense
Com um jogo a menos, o Friburguense tem pela primeira vez a oportunidade concreta de entrar na zona de classificação do seu grupo na Copa Rio. A um ponto da zona, o Frizão precisa vencer o Madureira, amanhã, 25, fora de casa, e torcer pela derrota do América diante do São Gonçalo. Madureira com 8 e América com 5 estariam, hoje, classificados para a 2ª fase.
Primavera na Serra (1)
O Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau acaba de lançar um roteiro especial com os melhores lugares para se visitar na Região Serrana durante a primavera. Por ser a segunda maior produtora de flores de corte no Brasil, ficando atrás apenas de Holambra, o objetivo é explorar essa veia que tem tudo a ver com a estação.
Primavera na Serra (2)
O Convention & Visitors Bureau local acredita esta estação é a mais importante para Nova Friburgo, tanto para a produção de flor como para o turismo da região. Seguida do inverno, a primavera consegue agregar dois grandes atrativos, o clima frio e as belezas naturais. Dentre os destinos listados pela entidade estão o Mercado das Flores, o Country Clube, Apiário Amigos da Terra e Toca da Onça.
Fevest 2014
Ainda celebrando os excelentes números de 2013, a Fevest 2014 já está sendo preparada. Uma série de temas já está sendo abordada entre a organização e o poder público municipal. Entre as ideias já estudadas está a construção de um pórtico na entrada da cidade com alusão à capital da moda íntima.
Agricultura friburguense (1)
Depois de receber estudiosos alemães, a produção agrícola de Nova Friburgo continua chamando atenção mundo afora. Na última sexta-feira, 20, uma comitiva do Ministério da Agricultura do Haiti visitou áreas de produção agrícola do município.
Agricultura friburguense (2)
O objetivo foi conhecer as práticas agrícolas nas áreas de montanha do estado do Rio de Janeiro, em especial as lavouras orgânicas. A visita é resultado de uma parceria entre o Brasil, Estados Unidos e Haiti para transferir tecnologias agrícolas a outros países. A agricultura tem se tornado um dos principais eixos da economia friburguense.
Palavreando
O risco de perder nos faz ver realmente o quanto há de lindo nas nossas escolhas.

Quem não se lembra do sabor docinho do Guaraná Caledônia? Todo friburguense tem uma história para contar
com esse típico guaraná da região, que já não é fabricado há quase duas décadas. Essas garrafas
ainda fechadas são relíquias guardadas pelo Machado, dono de uma famosa peixaria no Perissê

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário