Observatório - 04/09/2013

quarta-feira, 04 de setembro de 2013

Hoje é dia

... do Serventuário

 

O dia

No dia 4 de setembro de 1969, Charles Elbrick, embaixador dos Estados Unidos no Brasil, foi sequestrado no Rio de Janeiro. O grupo de ativistas exigia a libertação de 15 presos políticos. O governo militar aceitou as condições dos sequestradores. 

 

Afinal, quantos habitantes Nova Friburgo realmente tem?

A polêmica existe. E apesar de antiga, se intensificou ainda mais após os dados estimados recentemente pelo IBGE. No estudo sobre a projeção da população brasileira, a local teria aumentado em dois mil após a tragédia de 2011. Segundo o Censo 2010, a população friburguense era de 182.082 habitantes. A estimativa agora aponta que este número cresceu para 184.122 habitantes. Pouco mais de 2 mil habitantes em dois anos.

Mas não se tratam de quaisquer dois anos. Oficialmente, o município perdeu cerca de 500 habitantes por conta da tragédia climática. Há quem diga e garanta que foi muito mais, duas ou três vezes mais. Experimentamos uma migração enorme. Famílias inteiras saíram da cidade. Conheço algumas. Não acredito que isso tenha ocorrido só no meu círculo. Admito que, no meu círculo particular, meus amigos jovens estão indo morar em Macaé, Rio de Janeiro e Niterói, por conta dos péssimos salários que aqui são pagos e pela falta de oportunidades no mercado de trabalho. Mas nem estou levando em consideração esse fenômeno, por se tratar de algo que faz parte do meu círculo particular.

Qual é o verdadeiro tamanho da nossa população? E por que ele importa tanto? Importa porque o tamanho populacional influencia no fundo de participação dos municípios, em outros fundos e em diversos repasses. O verdadeiro tamanho é confuso.

Especulo que diminuiu de 2011 para 2013, mas também acredito que em 2010 era maior do que o foi apurado. Isso, claro, sem desmerecer ou colocar em dúvida técnica o trabalho realizado pelo IBGE, que é uma das instituições mais consagradas e elogiadas do país.

O que estranha são os pontos de energia elétrica, na casa de 100 mil. O número de carros emplacados: 105 mil. O número de eleitores: 140 mil. Tudo isso para uma população de 184 mil?

Sinceramente, acho até que essa é a população do município hoje, mas não entendo como a de 2010 era 182 mil. Acho que naquela época era de 190 mil e caiu para os reais 184 mil de hoje. Obviamente, tudo isso não passa de uma reflexão especulativa que não se baseia em termos técnicos. O técnico afirma: 184.122. 


Pista de motocross (1)

O Centro Cultural ou Centro de Convenções, após reiterados anúncios desde 2009, tem licitação estimada para acontecer em janeiro e fevereiro do ano que vem. Com a chegada agora mais cristalizada, Nova Friburgo perderá a sua pista de motocross. Isso porque o espaço a ser construído está previsto exatamente para onde hoje fica a pista de motocross da cidade, em Conquista.        

  

Pista de motocross (2)

Os aficionados pelo esporte, especialmente os que treinam no local, reconhecem a importância do Centro de Convenções, mas cobram das autoridades uma nova pista. O Centro de Convenções tem previsão de obras de um ano. O projeto arquitetônico será escolhido após um concurso nacional.


Downhill

O ciclista friburguense Bruno Baeta continua tendo uma excelente temporada. Sua mais nova façanha foi a conquista do Downhill da Independência categoria máster A, realizado em Campos. Como foi válida para o ranking carioca e nacional, contou com alguns dos melhores ciclistas do país.


Pacto da reciclagem (1)

Segundo o governo do estado, 92% do lixo produzido no Estado do Rio são dispostos adequadamente em aterros sanitários. A meta é chegar a 100% até o fim de 2014. Estará lançado também o desafio do Pacto da Reciclagem. A meta é alcançar 10% nos índices de reciclagem de lixo também até o fim do ano que vem. Atualmente, esse percentual é de apenas 3%.

 

Pacto da reciclagem (2)

 No Pacto da Reciclagem estão previstos: a Fábrica Verde, que transforma lixo eletrônico em inclusão digital, a EcoModa, que capacita moradores para a moda sustentável a partir da reutilização de retalhos, banners e sobras de tecidos, e o Prove, de incentivo à reciclagem de óleo de cozinha usado.

 

Pré-vestibular gratuito

O Centro Educacional São José realiza a partir do dia 10 de setembro o projeto "Intensivão Enem”. O curso preparatório terá duração de dois meses e será destinado aos alunos da rede pública de ensino que estejam cursando o 3º ano ou já tenham concluído o Ensino Médio. O curso, bem como material didático, são gratuitos. Outras informações: 2580-3424.


Palavreando

A responsabilidade conscientemente esquecida é tão ruim quanto a irresponsabilidade proposital.

 

O chafariz da Praça Getúlio Vargas foi reformado e já está funcionando. Já o tradicional chafariz da Praça Dermeval Barbosa Moreira, não. Símbolo acoplado ao Centro de Turismo que recentemente foi reformado, o chafariz não vê água e nem embeleza a Praça há tempos   

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.